Plano instituído é mais uma opção de previdência privada

Por Redação Onze

Você já ouviu falar do chamado plano instituído? Ele mostra, mais uma vez, como a previdência privada é um investimento diversificado, que pode se ajustar para atender a diferentes perfis.

Nessa modalidade, o usuário pode conseguir taxas mais atrativas e, ainda, tem a possibilidade de inserir os familiares no programa de aposentadoria complementar.

Parece interessante para você? Então, não deixe de acompanhar este artigo até o final.

Vamos trazer as informações mais relevantes sobre o plano instituído na previdência privada e ensinar como escolher o melhor modelo para você e sua família.

O que é plano instituído?

Uma pessoa interessada em ter um plano de previdência privada conta, basicamente, com dois caminhos possíveis:

  • Contratar planos de corretoras e outras instituições financeiras
  • Aderir a programas oferecidos pela empresa onde ela trabalha.

Enquanto corretoras fazem da previdência privada um negócio, as organizações que oferecem programas empresariais de aposentadoria não podem obter lucro com a atividade.

Na primeira opção, qualquer pessoa pode fazer a adesão aos planos

Já no caso das empresas, somente os funcionários podem participar da contribuição à aposentadoria complementar.

Então, esse é o cenário geral. Ou era, já que uma nova modalidade vem ganhando força recentemente: o plano instituído

Por ele, qualquer profissional ligado a órgãos de classe, como sindicatos, conselhos de profissionais ou cooperativas pode contribuir para sua aposentadoria privada.

Também conhecida como previdência associativa, a modalidade foi criada em 2001, a partir da Lei Complementar 109. Em 2018, a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) publicou a Instrução nº 9, com atualizações sobre o licenciamento e funcionamento de planos de benefícios instituídos.

A partir de então, as associações profissionais podem oferecer a seus associados os planos instituídos de previdência complementar. 

As organizações atuam sem fins lucrativos sobre os benefícios e, assim, se tornam intermediárias entre a poupança acumulada e os aplicadores.

De modo geral, o contratante do plano de benefícios instituídos escolhe entre as opções disponíveis. 

Ao fim do prazo, ele recebe 100% do valor acumulado em “conta particular” durante os anos de contribuição.

Plano instituído x Plano patrocinado

Para a gente entender um pouquinho mais sobre o plano instituído, modalidade ofertada pelas entidades de classe, é interessante fazer a comparação com outra forma de previdência complementar, certo?

Assim, além do instituído, existe o plano patrocinado. Esse último é oferecido, principalmente, por empresas a seus colaboradores. 

Dessa forma, as organizações ficam responsáveis pelo gerenciamento dos programas de contribuição. Além disso, elas colaboram para a aposentadoria dos funcionários juntamente com eles. 

Ou seja, pelo plano patrocinado de previdência privada, a empresa contratante e o funcionário contratado pagam juntos, pela aposentadoria complementar.

Por outro lado, as associações profissionais que oferecem planos de benefícios instituídos não participam, de maneira obrigatória, das colaborações previdenciárias de seus associados.

Assim, os contratantes dessa modalidade de aposentadoria são integralmente responsáveis pelo saldo acumulado ao longo dos anos de contribuição.

O papel das entidades de classe é, basicamente, fazer a intermediação nesse processo, zelando pela gestão do plano. No entanto, como já dito, ela não tem obrigação de contribuir conjuntamente com o associado no plano instituído.

Prós e contras do plano instituído

Para ter acesso ao plano instituído, é necessário estar associado a alguma organização que o ofereça. 

Desse modo, a principal desvantagem desse modelo é a sua restrição quanto a novos contratantes. Em contrapartida, este tipo de previdência complementar tem várias vantagens. 

Uma das mais conhecidas é a possibilidade de incluir membros da família na contratação do programa. Dessa forma, o contratante pode fazer a inclusão de familiares de até terceiro grau, além de inserir pessoas com vínculo afetivo. 

Se, por acaso, eles já estiverem em outras plataformas, poderão aderir ao plano instituído através da portabilidade. Além disso, o programa apresenta benefícios financeiros frente aos demais de aposentadoria complementar. 

Como são planos fechados, eles tendem a ter taxas mais competitivas do que as demais oferecidas no mercado de previdência privada.

Assim, se você é um profissional associado a alguma entidade de classe ou sindicato, pode valer a pena conferir os planos oferecidos pela instituição.

Como fazer um plano instituído

Como vimos, os planos instituídos oferecem algumas boas vantagens para seus contratantes. Além das taxas menores e possibilidade de incluir familiares, eles proporcionam um futuro mais tranquilo para seus aderentes.

Para fazer um plano instituído, basta se dirigir à associação profissional de atuação dos trabalhadores. 

Nela, verifique se existem opções disponíveis e como são ofertadas.

Avalie cuidadosamente os programas oferecidos.

Dessa forma, estude as taxas, analise o tempo de contribuição e confira as possibilidades de resgate antecipado.

Com os dados em mãos, faça o comparativo entre os produtos previdenciários oferecidos no mercado e aqueles ofertados pelas entidades de classe.

Se possível, converse com outros profissionais associados e já contratantes para verificar o andamento do programa de aposentadoria.

Assim, você consegue ver com clareza os prós e contras dos planos de benefícios instituídos, que são oferecidos pela associação profissional da qual você faz parte.

Esse é um conhecimento que faz toda diferença.

Aqui, no blog da Onze, você encontra vários conteúdos sobre as diferentes modalidades de aposentadoria complementar. 

Não por acaso, nascemos como a primeira PrevTech do Brasil, contribuindo decisivamente para transformar a previdência privada corporativa do país.

Garanta uma alocação inteligente de recursos para oferecer maior tranquilidade financeira e satisfação aos seus colaboradores.

Faça contato com a Onze!