RH estratégico: como integrar o setor e gerar melhores resultados

Por Redação Onze

RH-estrategico

Um dos maiores ativos de empresas bem-sucedidas são os profissionais que trabalham nela. Por isso, o setor de recursos humanos tem se tornado cada vez mais importante dentro dos negócios. O chamado RH estratégico segue a premissa de que as companhias dependem dos trabalhadores para alcançar metas, obter resultados e crescer.

Ao mesmo tempo, as organizações ajudam os indivíduos a se desenvolverem e conquistarem objetivos pessoais, pois entende-se que o bem-estar e satisfação dos colaboradores são fundamentais para o melhor desempenho e produtividade das equipes.

O que é o RH estratégico?

O conceito se refere ao movimento de gestão de empresas em que o setor de recursos humanos passa a adotar estratégias e ações que apoiem os objetivos de longo prazo das companhias. A definição pode parecer um pouco óbvia, mas nem sempre a área de gestão de pessoas esteve tão interligada com diferentes departamentos das organizações como é possível observar nos dias de hoje.

Em outras palavras, enquanto a abordagem tradicional de recursos humanos é focada na operação e tarefas diárias, a estratégica auxilia a empresa a cumprir suas metas por meio de estratégias que envolvam o capital humano, desde a seleção de pessoal até a avaliação e o desenvolvimento dos colaboradores.

O objetivo final é sempre encontrar uma forma de aproveitar ao máximo a capacidade dos colaboradores para alcançar os objetivos da empresa, mas sem perder de vista o bem-estar e a satisfação dos funcionários.

Atribuições do RH estratégico

A instabilidade que o mercado trouxe para as corporações nos últimos anos e o sentimento de insegurança que isso causou nos colaboradores fez com que as empresas buscassem alicerces. Nesse contexto, o setor de recursos humanos se apresentou como um parceiro importante, que poderia ajudar as organizações a melhorarem seus resultados para além do processo de recrutamento e seleção.

Gestora e consultora em gestão de pessoas há mais de dez anos, Rafaella Andrade analisa que o setor de recursos humanos está em um momento de oportunidades.

“Quem aproveita essa oportunidade e consegue consolidar um RH estratégico pode fazer parte de grandes decisões e planos importantes da empresa. Antigamente, a área tinha que praticamente implorar para ser incluída nessas questões”, afirma.

A especialista explica que o RH estratégico pode:

  • Comunicar oficialmente aos colaboradores mudanças de impacto na empresa
  • Sugerir os próximos passos a serem tomados pelos gestores
  • Encontrar formas de lidar com dificuldades no percurso
  • Aumentar o engajamento e senso de propósito dos colaboradores
  • Consolidar e analisar dados para utilizar nos processos de tomada de decisão do negócio
  • Recompensar os funcionários pelo bom desempenho, de forma a manter a motivação na organização
  • Conhecer profundamente o trabalho de todos os departamentos da empresa e procurar meios de melhorá-los
  • Esclarecer qual é o papel de cada colaborador dentro da organização e o que será esperado dele
  • Olhar para tendências do mercado externo
  • Treinar e preparar a força de trabalho

Impacto o RH estratégico nos negócios

Um levantamento de 2016, realizado pela empresa de certificação em excelência de gestão de pessoas Top Employers Institute, descobriu que empresas que integram boas práticas de recursos humanos em suas estratégias empresariais tiveram um valor de mercado 51% maior do que aquelas que não, considerando a cotação das ações das empresas na bolsa de valores.

Além disso, as empresas que fizeram uso do modelo tiveram receitas 14% superiores à média do segmento em que atuam. Os dados também mostram que essa integração tem um impacto positivo na forma como os colaboradores avaliam as companhias. A pesquisa foi realizada com 53 empresas que possuem operações na Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Holanda, Itália, Polônia e Reino Unido, analisando os resultados das organizações entre 2011 e 2016.

De forma complementar, um estudo de 2015 da consultoria The Boston Consulting Group (BCG) revelou que organizações que trabalham com o RH estratégico podem ter um desempenho financeiro até duas vezes melhor do que aquelas que não o adotam. O levantamento escutou 3.500 profissionais de recursos humanos espalhados entre 101 países.

A evolução do RH

Para entender como o setor de recursos humanos evoluiu em seu papel até chegar ao RH estratégico, é preciso compreender como ele se desenvolveu ao longo do tempo. Se no início o foco do departamento era quase exclusivo na folha de pagamento, hoje já se fala em um RH 4.0 que se adeque ao novo contexto mercadológico. Conheça as diferentes fases:

RH 1.0: o primeiro momento da área de recursos humanos, logo quando foi criada, era concentrado na parte burocrática das relações trabalhistas e em cumprir as leis existentes. Sua forte atuação na contratação e demissão explica o porquê do setor ainda ser associado a essas tarefas, ainda que já tenha se expandido com outras vertentes.

RH 2.0: o capital humano começou a ser um pouco mais valorizado dentro das organizações. Ao contrário do RH 1.0, que trabalhava mais para extrair o máximo possível do força de trabalho, a onda 2.0 começava a enxergar os colaboradores como parte importante da estratégia das organizações e como fatores que impactam o desempenho e o sucesso dos negócios. A partir daí o RH deu início ao desenvolvimento de estratégias de recrutamento e seleção em busca de talentos que pudessem alavancar as companhias.

RH 3.0: no terceiro ciclo são introduzidas as ferramentas digitais, inicialmente utilizadas para facilitar o processo de recrutamento e seleção e o cumprimento das tarefas acumuladas do RH 2.0 e 1.0. O que muda são as formas como o trabalho é realizado, ainda que ele se mantenha o mesmo. A automação entra como um acelerador de resultados que visa otimizar processos, o que consequentemente melhora a competitividade, os ganhos financeiros e a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

RH 4.0: na fase atual, o setor de recursos humanos entra ainda mais na era digital, fazendo uso de análise de dados e inteligência artificial em seus processos. Com as informações levantadas pela área, o RH consegue usar a tecnologia também para avaliação, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, além do recrutamento de talentos.

A tecnologia encontrada no RH 4.0 auxilia bastante no RH estratégico porque é capaz de fornecer métricas e informações importantes para a gestão e elaboração de estratégias assertivas, ainda que mantenha o foco no capital humano da organização.

Um exemplo disso são os testes de personalidade aplicados durante os processo seletivos. Com as informações encontradas ali, os profissionais de recursos humanos conseguem descobrir como melhor aproveitar as habilidades e preferências de cada profissional para potencializar seu desempenho, o que gera resultados ainda melhores para a companhia e satisfação para os colaboradores.

Como implementar o RH estratégico na empresa?

A estratégia adotada pelo setor de recursos humanos vai depender das necessidades e objetivos de cada organização, o que deve ser avaliado em conjunto com a liderança. Contudo, algumas ações afirmativas são universais às companhias e podem dar início a esse processo.

  • Integração com os líderes

O primeiro passo é realizar uma integração do setor de recursos humanos com os líderes de outras áreas, caso ela ainda não exista.

  • Definição de metas e objetivos

Tanto os gestores da empresa como os profissionais de recursos humanos precisam traçar metas e objetivos claros. Caso contrário, eles não saberão como direcionar os dados obtidos, onde concentrar esforços e em que medida estão conseguindo se aproximar do resultado desejado.

Sem essa clareza, o setor de gestão de pessoas também terá dificuldades em motivar os profissionais rumo ao objetivo comum e em esclarecer quais devem ser os caminhos. Essa visão também auxilia no processo de recrutamento e seleção, que é beneficiado quando a empresa tem claro que perfil de profissional deseja e necessita tendo em mente as metas traçadas.

  • Avaliação de indicadores

O RH estratégico também deve avaliar periodicamente diversos indicadores da empresa. Esses dados são importantes para embasar o processo de tomada de decisões da companhia, identificar problemas e buscar soluções. Alguns deles são:

  • Satisfação dos colaboradores
  • Clima organizacional
  • Desempenho dos profissionais
  • Taxa de turnover
  • Taxa de absenteísmo e presenteísmo
  • Boa comunicação

Por fim, os profissionais de recursos humanos precisam ter uma comunicação aberta e clara, tanto com colaboradores como com a liderança. Alinhando todos esses fatores, o RH estratégico conseguirá atuar com precisão, eficiência e transparência em processos bem definidos que irão melhorar o desempenho dos colaboradores e potencializar o impacto nas organizações.