Ações Telebras: como analisar e investir em TELB3 e TELB4

Por Redação Onze

As ações da Telebras fazem parte do grupo de papéis considerados mais sólidos, já que essa é uma empresa que atua no setor de infraestrutura. Por isso, é um ativo financeiro indicado para quem pretende operar a longo prazo ou para quem busca diversificação em sua carteira.

Como você verá ao longo deste conteúdo, negociar com ações dessa organização pode trazer bons resultados, desde que isso seja feito com critério.

Acompanhe os próximos tópicos para saber como colocar uma estratégia vencedora em prática.

Ações da Telebras: o que são?

Uma característica a ser ressaltada das ações da Telebras é que elas podem ser ordinárias (ON) ou preferenciais (PN). E o que isso significa?

Quer dizer que, se você se tornar um acionista ao comprar ações ON, como é o caso do ticker TELB3, terá direito a voto nas assembleias da empresa. Mas se a sua meta for  receber dividendos enquanto os papéis estiverem sob sua custódia, prefira o ticker TELB4, que designa ações preferenciais.

Seja qual for a sua escolha, ao se tornar acionista da Telebras, você terá parte da empresa responsável por implementar as políticas de comunicação no Brasil.

Afinal, a Telebras é uma sociedade de economia mista de capital aberto, vinculada ao governo federal, responsável também pela segurança do tráfego de dados no país.

Investir em ações da Telebras é uma boa ideia?

Embora ter direito a voto em assembleias seja algo positivo, existe um consenso que aponta para o investimento em ações preferenciais como prioridade. A não ser que você seja um grande player do mercado disposto a se tornar sócio majoritário para influir nos destinos da Telebras, o melhor a se fazer é focar nas ações TELB4.

Claro que o mercado financeiro oscila e, em algum momento, pode ser mais interessante aplicar nas ações ordinárias TELB3.

No entanto, se o seu objetivo for lucrar com a valorização dos ativos, prefira investir nas ações PN da Telebras para receber dividendos regularmente.

Analise a ação da Telebras

As variações nos preços das ações levam diversos especialistas em finanças a fazer avaliações constantes para apontar quais são as mais rentáveis. Eles lançam mão, basicamente, de análises técnica e fundamentalista para prever o desempenho dos diferentes papéis negociados na bolsa, entre eles os da Telebras.

Na primeira, o gráfico evolutivo dos preços serve como  base para cálculos e conclusões. Já na análise fundamentalista, os dados utilizados nos cálculos têm origem nos registros contábeis, além de informações extraídas do mercado.

Você também pode fazer suas próprias análises. Sinta-se encorajado para isso, lendo e aprendendo sobre o assunto — inclusive, com os diversos conteúdos que publicamos regularmente aqui.

Como comprar ações da Telebras?

Ao investir em papéis, é recomendável ter, pelo menos, um objetivo. Pode ser, por exemplo, especular no day trade ou formar uma reserva financeira para a aposentadoria. 

Independentemente de quais sejam os objetivos, tenha sempre metas quando aplicar em ações, já que você deverá tomar decisões no futuro a partir delas  Veremos, na sequência, como fazer para começar a negociar ações da Telebras.

1. Abra conta em uma corretora

Não há como transacionar papéis de empresas sem uma corretora para intermediar as operações. Sendo assim, a primeira medida a ser tomada é abrir uma conta que permita comprar e vender ações TELB3 ou TELB4.

Cabe sempre ressaltar que, ao abrir uma conta, é importante conhecer as taxas praticadas pela corretora e não deixar de avaliar o peso dos impostos em todos os seus investimentos. 

2. Acesse o Home Broker

Ações são negociadas pela plataforma eletrônica conhecida como Home Broker. Ela pode ser acessada por aplicativo ou por um painel integrado ao site no qual os ativos financeiros são comprados ou vendidos.

Essa será a área na qual você deverá buscar pelas ações da Telebras antes de comprá-las, sempre conferindo se o preço justifica ou não o investimento.

3. Estude o gráfico e o mercado

Nunca é demais lembrar que, ao comprar uma ação, é extremamente recomendável fazer as já destacadas análises técnica e fundamentalista.

Outro ponto essencial é procurar se informar sobre o mercado e se ele apresenta sinais de que uma ação vai perder ou ganhar valor. Somente depois disso você poderá decidir com alguma segurança sobre a compra ou venda de um papel.

4. Entre com uma solicitação de compra

Depois de todos esses cuidados importantes e necessários, é hora de finalmente dar entrada na solicitação de compra no seu Home Broker.

Nele, há um espaço destacado em que você poderá buscar pela TELB3 ou TELB4, seja no app ou  no painel acessado pelo site da corretora. Localizada a ação, basta escolher a quantidade de papéis, o valor e confirmar a negociação.

Não deixe de acompanhar a evolução do preço depois de realizar a compra, já que o mercado financeiro é volátil e sujeito aos humores e decisões do governo.

Esperamos que, daqui para a frente, você tenha ótimos resultados negociando ações da Telebras. Fique sempre bem informado acessando os conteúdos do blog da Onze e invista melhor o seu dinheiro.