Entenda de uma vez por todas o que é Alfa e Beta nos investimentos

Por Redação Onze

Existem alguns termos e conceitos bastante utilizados no mercado financeiro que todo investidor deve conhecer para começar a se aventurar no mundo dos investimentos. Continue a leitura deste artigo e entenda de uma vez por todas o que é Alfa e Beta nos investimentos.

Alfa e Beta são dois importantes indicadores financeiros usados para avaliar o desempenho de um fundo de investimento. Esses indicadores auxiliam o investidor na tomada de decisão da compra e venda de ativos da sua carteira de investimentos. Calcular os índices Alfa e Beta nos investimentos é essencial para conseguir estimar a capacidade de retorno sobre um investimento e os riscos envolvidos.

Alfa é o termo usado nos investimentos para descrever a capacidade de um investimento render lucros acima do esperado no mercado. Se um fundo de investimento tiver um Alfa positivo, por exemplo, significa que um ativo ou carteira de ativos superou a expectativa de rendimento prevista.

Já o índice Beta é usado para medir o risco sistemático de um ativo usando como comparação o comportamento do mercado. O cálculo deste índice permite analisar a volatilidade de um ativo em relação ao mercado para ajudar o investidor a mensurar o risco que está disposto a assumir para alcançar o retorno por assumir esse risco.

Por isso é tão importante entender o que é Alfa e Beta nos investimentos e saber como calcular esses índices. Confira a seguir como calcular Alfa e Beta nos investimentos.



Saiba como calcular o índice Alfa

Para descobrir o Alfa de um ativo ou fundo de investimento é preciso adotar o modelo chamado CAPM (Capital Asset Pricing Model). Saiba como calcular o índice Alfa utilizando a seguinte equação:

 E(ri) = Rf + Bi(E(rm) – Rf)

Sendo que:

  • E(ri) representa a expectativa de retorno do ativo;
  • Rf representa o retorno da taxa livre de risco;
  • Bi representa o beta do ativo;
  • E(rm) representa o retorno esperado da carteira de mercado.

De acordo com o CAPM, se o alfa de qualquer ativo ou fundo for maior que zero, significa que obteve um retorno acima do esperado. Do contrário, o ativo teve uma performance abaixo das expectativas.



Como calcular o índice Beta

O índice Beta pode ser calculado utilizando a seguinte fórmula:

Beta = Covariância entre o Retorno do Ativo e do Mercado / Variância do Retorno do Mercado

O resultado dessa equação é conhecido como coeficiente Beta, e tem por objetivo avaliar o retorno de uma carteira de acordo como ela reage às variações do índice de mercado.

Investidores mais conservadores tendem a escolher fundos de investimento com um beta de menos de 1, pois representa um pequeno risco não-sistemático. Por outro lado, investidores mais agressivos tendem a escolher fundos de investimento com um beta maior que 1.

Leia também