Análise Fundamentalista: você precisa saber tudo sobre esse assunto!

Por Redação Onze

Todo investidor aplica seu dinheiro com um objetivo, que pode ser de curto, médio ou longo prazo. Para os que têm metas mais conservadoras, a análise fundamentalista vem a ser a melhor forma de antecipar resultados antes de investir.

Como  a análise técnica, ela serve para justificar a tomada de decisão a respeito de um ativo financeiro que, no caso, são as ações. Em outras palavras, antes de investir, é preciso analisar o cenário para decidir  se vale a pena ou não.

Conheça melhor essa ferramenta utilizada por investidores e potencialize seus lucros ao negociar papéis de empresas.

O que é análise fundamentalista de ações?

A análise fundamentalista toma como base os fundamentos de uma empresa, ou seja, sua performance de acordo com dados contábeis, gerenciais e de mercado. 

Isso porque o preço de uma ação é sempre estipulado com base nesses  fatores, afinal ações são parte do patrimônio de uma empresa vendidas a terceiros.

Portanto, ao avaliar o preço de uma ação a partir dos fundamentos, é possível detectar oportunidades e, dessa forma, prever  se ela pode se valorizar ou não ao longo do tempo.

Para que serve a análise fundamentalista?

Por ser uma ferramenta que demanda cálculos mais aprofundados e dados nem sempre disponíveis, a análise fundamentalista é indicada para quem quer investir a longo prazo.

Com ela, o investidor busca resultados para confirmar se uma tendência de alta ou de baixa, de fato, vai se confirmar, para decidir se compra ou vende um papel. Essa é a forma de análise preferida do célebre Warren Buffett, o investidor que fez fama e fortuna realizando prognósticos acertados sobre ações.

Análise fundamentalista x técnica

Existe ainda a análise técnica que, por levar em conta apenas a performance de uma ação no mercado financeiro, é mais indicada para quem negocia no day trade.

Desse modo, a diferença  entre esses dois tipos de análise está nos objetivos a que elas atendem. A fundamentalista é ideal para quem tem em vista resultados mais consistentes ao longo do tempo, enquanto a técnica é ideal  para quem opera no intraday ou deseja obter  lucro com mais rapidez. 

Como fazer a análise fundamentalista de ações?

Não seria possível esgotar o assunto em apenas um artigo, já que existem inúmeras maneiras para fazer uma análise fundamentalista. Por isso, destacamos a seguir as formas mais simples para compreender o processo, porém não menos eficazes. Veja quais são:

Índices

A análise por índices (ou múltiplos) serve para apontar as oportunidades nos casos em que o preço de uma ação possa estar subvalorizado.

Da mesma maneira, apontam riscos em papéis que estejam supervalorizados e, por isso, potencialmente sujeitos à perda de valor no decorrer do tempo. Destacamos, então, três ferramentas para levantar  esses índices.

Índice Preço/Lucro

O múltiplo Preço/Lucro é obtido dividindo o preço atual da ação pelo lucro projetado resultante da performance nos últimos 12 meses. Esse lucro, por sua vez, deve ser calculado tomando como base o ganho da empresa em um ano, dividido pelo número de ações. A fórmula fica assim:

 

  • P/L = preço da ação / lucro por ação projetada.

 

Lembre-se de comparar o resultado da ação analisada com o de empresas do mesmo setor. Quanto mais baixo o P/L obtido, mais vantajosa será a compra.

Return on Equity

O ROE  dividir o lucro líquido pelo patrimônio líquido declarado no Balanço Patrimonial do período contábil anterior ao atual. Não se esqueça de que toda empresa de capital aberto deve divulgar seu balanço  ao público, conforme a Lei nº 4.320/64.

Dividend Yield

Outro múltiplo usado na análise fundamentalista é o que avalia o quanto a ação rende em dividendos. Para calculá-lo, deve-se tomar o dividendo pago por ação e dividi-lo pelo preço da ação. O resultado apontará  os rendimentos obtidos e, em geral, são considerados os valores dos últimos 12 meses.

Balanço Patrimonial

Toda empresa deve divulgar  seus dados contábeis aos acionistas e, na lista de informações, o Balanço Patrimonial é uma das mais importantes. Por meio desse indicador, a companhia mostra ao mercado a sua evolução e o motivo da variação de preços de  suas ações.

Sendo assim, um balanço  que mostre déficit em relação ao saldo anterior aponta para perda de valor dos papéis, enquanto um balanço superavitário indica que eles deverão se valorizar.

Fluxo de Caixa Descontado

Não menos importante, o Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é outra maneira de projetar o futuro da empresa e, assim, analisar se suas ações vão se valorizar. Para conhecê-lo, é preciso coletar os dados contábeis relativos às projeções para os próximos quatro anos da companhia, por exemplo. 

Para cada uma dessas projeções, deve ser acrescida a respectiva taxa básica de juros que, no caso brasileiro, é a Selic. Em seguida, some os resultados dos quatro anos e desconte a dívida líquida declarada contabilmente.

Essa subtração indicará o valor de mercado da empresa, que deverá ser dividido pela quantidade de ações distribuídas para que o resultado informe seu preço real.  Se o valor estiver abaixo do que é praticado, a ação está mais barata do que deveria e, então, tende a se valorizar. E se estiver acima, há risco de perda de valor.

Esperamos que tenha ficado claro para você o significado da análise fundamentalista para orientar investimentos em ações. Como vimos, não é nada tão complicado chegar a um indicador seguro antes de investir.

Fique sempre muito bem informado ao acessar  os conteúdos do blog da Onze Investimentos.