Aplicação no Tesouro Direto: vale a pena?

Por Redação Onze

tesouro direto

A aplicação no Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional para vender títulos públicos federais. Basicamente, o investidor empresta dinheiro para o Governo Federal, que pagará o valor investido com os rendimentos acordados na contratação.

Trata-se de uma modalidade de investimento em renda fixa e que oferece diferentes opções de títulos para os interessados.

Neste conteúdo, vamos esclarecer as principais dúvidas para que você decida se vale a pena aplicar no Tesouro Direto. Confira!

Como investir no Tesouro Direto?

Para investir, você precisa se cadastrar no Tesouro Direto por meio de bancos e corretoras habilitadas; basta informar o CPF e ter uma conta corrente ou poupança. Depois é preciso escolher o título para investir, transferir o valor e acompanhar os investimentos.

Porém, caso tenha dúvidas, o suporte da instituição intermediadora ajudará a fazer as melhores escolhas para a sua aplicação no Tesouro Direto.

Quais são os títulos disponíveis?

Existem diferentes tipos de títulos disponíveis pelo Tesouro Direto. Veja quais são!

LFT (Letra Financeira do Tesouro)

Chamada de Tesouro Direto Selic, esse título tem rentabilidade pós-fixada baseada na taxa Selic, que é padrão para os juros na economia. Por isso, apesar de ter rendimentos variados, é considerado conservador.

LTN (Letra do Tesouro Nacional)

Também conhecida como Tesouro Prefixado, o investidor saberá a rentabilidade anual no momento da compra, então não fica suscetível às variações do mercado financeiro.

NTN-B Principal (Nota do Tesouro Nacional série B Principal)

Esse título é mais conhecido como Tesouro IPCA  e é um investimento híbrido. Parte do rendimento é prefixado, enquanto outra parte segue atrelada ao IPCA, que mede a inflação. Apesar de variável, o benefício é que ele acompanhará a inflação e trará ganhos adicionais.

NTN-B (Nota do Tesouro Nacional série B)

Conhecido como Tesouro IPCA com juros semestrais, segue o mesmo modelo do NTN-B principal: taxa de juros prefixada, mais rentabilidade pelo IPCA. Porém, o investidor pode receber os juros semestralmente.

NTN-F (Nota do Tesouro Nacional série F)

O Tesouro Prefixado Com Juros Semestrais funciona de forma parecida com o LTN: você saberá qual a rentabilidade antes de investir, mas receberá os juros semestralmente.

Quais são os prós e contras da aplicação no Tesouro Direto?

Aplicar no Tesouro Direto é um investimento que oferece vantagens e desvantagens. Veja quais são!

Contras

Venda do Título

Ao vender o título, o preço considerará o valor de mercado. Desse modo, a rentabilidade indicada no momento da contratação só é garantida para quem permanecer com o investimento até o vencimento.

Instabilidade de cenário econômico

O título sofre variações com as condições da economia, então a rentabilidade das opções ofertadas pode diminuir com o tempo.

Prós

Maior segurança no investimento

O investimento é garantido pelo próprio Tesouro Nacional. Assim, mesmo sem a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), ele tem um baixo risco.

Baixo valor de investimento inicial

Os investimentos no Tesouro Direto podem ser feitos a partir de R$ 30. Além disso, existem instituições financeiras, especialmente fintechs, que aplicam automaticamente o dinheiro dos clientes, garantindo uma rentabilidade acima da poupança, independentemente do valor.

Aplicação facilitada

As aplicações podem ser feitas online por meio de corretoras e bancos habilitados. O acompanhamento do investimento pode ser feito pelo próprio aplicativo do tesouro direto, além dos sites do intermediador utilizado para a aplicação.

Rentabilidade

Com as diferentes opções de títulos, a rentabilidade é variada, costuma ser vantajosa e fica acima dos rendimentos garantidos pela poupança.

Resgate do investimento

A aplicação no Tesouro Direto é um investimento com liquidez diária, então você pode fazer o resgate do valor a qualquer momento. No entanto, os resgates feitos em menos de 30 dias devem pagar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)

Então, quando vale a pena a aplicação no Tesouro Direto?

De modo geral, essa é uma excelente aplicação para qualquer momento, principalmente quando segue taxas como IPCA e SELIC. Além disso, por ser considerada segura, é uma ótima opção para quem ainda está começando a investir.

Depois de entender como funciona a aplicação no Tesouro Direto, os prós e os contras desse investimento, ficará mais fácil buscar as melhores opções para fazer o seu dinheiro render.

Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre investimentos, confira as melhores opções de longo prazo!