Sete motivos para aplicar no Tesouro Direto já!

Por Redação Onze

tesouro

Quando se fala em investimentos, aplicar no Tesouro Direto costuma ser uma das opções mais frequentes para quem deseja começar a investir devido às vantagens que ele oferece aos investidores.

Contudo, se você ainda tem dúvidas sobre porque investir no Tesouro Direto ou como fazer isso, acompanhe este conteúdo e aprenda!

O que é o Tesouro Direto?

Ao aplicar no Tesouro Direto, você investe em títulos públicos do governo, tendo como objetivo fortalecer as finanças da União. Desde 2002, os cidadãos que têm CPF podem investir nessa modalidade.

Além de ser uma oportunidade para investir e obter rendimentos, ele também pretende ser uma alternativa de investimento conhecida e promover a educação financeira dos brasileiros.

Quais as vantagens de investir na Renda Fixa?

O investimento em renda fixa traz maior estabilidade, além de permitir uma previsibilidade e, mesmo que ele seja baseado em indicadores que variam com o tempo, é possível acompanhar as mudanças do mercado e a evolução da aplicação. Assim, ele é a opção ideal para os investidores iniciantes ou que tenham um perfil conservador/moderado.

Sete motivos para investir no Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma das principais opções de investimento em renda fixa e é bastante procurada devido aos benefícios que proporciona. Veja os principais motivos para investir!

1. Segurança do investimento

Essa é uma opção de baixo risco. Ao aplicar no Tesouro Direto, ele é garantido pelo próprio Tesouro Nacional. Por isso, é bastante seguro.

2. Praticidade para investir

O investimento pode ser feito pela internet, por intermédio de bancos e corretoras habilitados.

3. Variedade

É possível aplicar em três tipos de títulos diferentes no Tesouro Direto.

Títulos pós-fixados

O rendimento fica atrelado à taxa Selic, então acompanhará a variação desse indexador.

Títulos prefixados 

O investimento seguirá uma taxa fixada antes do contrato, sem acompanhar variações de índices financeiros.

Híbridos

O título fica atrelado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), junto a uma taxa fixa.

4. Bom desempenho a longo prazo

Com a variedade de títulos, é possível encontrar alternativas com ótimo desempenho a longo prazo. Os híbridos, por exemplo, acompanham a inflação por estarem atrelados a ela e contam com uma taxa adicional. Quem tem condições de se comprometer com períodos maiores consegue ótimos resultados.

5. Possibilidade de ganhos acima do acordado

Apesar de os títulos contarem com um prazo de encerramento, eles também são negociados todos os dias e sofrem variações de mercado. Assim, podem surgir oportunidades para vendê-los antes do vencimento e conseguir retornos maiores do que se aguardasse o fim do prazo.

6. Valor mínimo de aplicação baixo

Como o investimento tem o objetivo de proporcionar essa oportunidade para grande parte da população, o valor mínimo de aplicação é de apenas R$ 30.

7. Liquidez

O Tesouro Direto oferece liquidez diária e você pode resgatar o valor quando desejar. No entanto, se isso acontecer nos primeiros 30 dias após a aplicação, o valor receberá os descontos do IOF.

Passo a passo para aplicar no Tesouro Direto

Se você se convenceu dos benefícios de aplicar no Tesouro Direto, basta seguir esses passos para começar:

  • faça o cadastro em uma corretora;
  • determine o seu perfil de investidor;
  • avalie a rentabilidade de cada aplicação;
  • verifique as regras e os prazos aplicáveis;
  • invista e acompanhe os rendimentos.

Com todos esses motivos para aplicar no Tesouro Direto, sem dúvidas essa é uma modalidade que pode ser aproveitada pelos diferentes tipos de investidores.

Achou o conteúdo interessante? Se você quer saber mais sobre investimentos, aprenda agora o que são os índices de rentabilidade!