B3: ações da bolsa de valores valem a compra?

Por Redação Onze

lista de ações b3

As ações da B3 são vinculadas à Bolsa Brasil Balcão, empresa de capital aberto e única em seu segmento em território nacional.

Negociar papéis da bolsa brasileira pode ser uma forma de diversificar sua carteira de investimentos. Essa é a melhor estratégia para amenizar perdas em períodos de baixa no mercado ou de instabilidade na economia.

Confira nas próximas linhas como e por que você deve considerar aplicar seus recursos em ações dessa grande instituição financeira.

Ações da B3: conheça

O ticker usado para designar as ações da B3 é o B3SA3 que, por sua vez, trata-se de uma ação do tipo ordinária (ON). Ações desse tipo dão direito ao acionista de participar das assembleias da empresa, podendo, assim, intervir nas decisões tomadas.

Dessa forma, ao investir na B3, você se torna parte do corpo administrativo da organização, cuja influência vai depender da fatia de capital que venha a ter.

Não é pouca coisa, afinal, estamos falando da B3, a nova bolsa de valores brasileira, que surgiu em 2008 após a fusão da antiga Bovespa com a CETIP. Ela também englobou a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, incorporada pela BM&F em 2002.

Ela é a 20ª maior bolsa do mundo, sendo a única de toda a América Latina na lista, de acordo com a Stocks to Trade.

Investir em ações da B3 vale a pena?

As ações da B3 apresentam uma peculiaridade em relação às outras. Provavelmente, ela é uma das únicas que, para serem avaliadas, dependem quase que exclusivamente da análise técnica, ou seja, baseada apenas no mercado financeiro.

Embora a B3 até atue em outros segmentos, como o de financiamento de veículos, é nas transações acionárias que se encontra a maior parcela dos seus lucros. Logo, se o mercado vai mal, as ações dela também vão e vice-versa.

Esse vínculo tem seus prós e contras, afinal, se o mercado financeiro estiver mal das pernas, as ações da B3 vão cair. Por outro lado, em um cenário aquecido, ela será provavelmente a maior beneficiada e, em consequência, seus acionistas também lucram mais.

Analise a ação da B3

Como todo ativo negociado em bolsa, as ações da B3 precisam ser avaliadas criteriosamente antes de serem compradas ou vendidas. Essa análise, como vimos, deve começar pela técnica, que envolve os fatores relacionados ao mercado financeiro.

É onde entra, por exemplo, o estudo do gráfico para esse papel especificamente. Ele é a principal referência na hora de conhecer a performance de uma ação, e com as da B3 não seria diferente.

Você pode, ainda, buscar fontes para fazer uma análise fundamentalista, na qual o desempenho das ações é projetado com base nos resultados contábeis.

Como comprar ações da B3?

Já vai longe o tempo em que negociar ações na bolsa era coisa de pessoas altamente qualificadas ou com muito dinheiro. Hoje, é possível comprar e vender papéis até pelo celular, bastando, para tal, o acesso a um app de Home Broker.

Saiba como fazer isso em um passo a passo sem complicação.

1. Abra conta em uma corretora

A primeira das etapas a se observar é abrir a conta em uma corretora. Afinal, nem mesmo as ações da bolsa brasileira podem ser compradas diretamente por investidores pessoa física.

Por isso, é muito importante conhecer as taxas de administração e de custódia praticadas pela sua corretora, já que elas podem reduzir seus lucros e comprometer sua rentabilidade.

2. Acesse o Home Broker

Com a nova conta aberta, a próxima etapa é acessar o Home Broker, a plataforma de negociação online. Também disponível na maior parte das corretoras em forma de aplicativo, nela você visualizará o gráfico que mostra a evolução do preço da ação ao longo do tempo.

Será a partir dele que você emitirá ordens de compra ou liquidará suas ações no momento que julgar mais adequado.

3. Estude o gráfico e o mercado

Por falar em gráfico, evite a todo custo comprar uma ação sem fazer uma leitura atenta do que ele mostra. Não deixe, ainda, de fazer uma análise técnica da ação a ser comprada, no caso, as ações da B3.

Além disso, procure se informar sobre o mercado e se ele apresenta sinais de que uma ação vai perder ou ganhar valor. Uma maneira de se antecipar é acompanhar o noticiário de política, já que decisões do governo sempre provocam oscilações na bolsa.

4. Entre com uma solicitação de compra

Depois de todos esses passos realizados, é hora de dar entrada na solicitação de compra no seu Home Broker. Em geral, há um espaço destacado em que você poderá buscar pela ação B3SA3 no app ou no painel acessado pelo site da corretora. Depois de localizá-la, basta selecionar a quantidade, o preço e confirmar a compra.

Não deixe de acompanhar a evolução do valor depois da transação, já que o mercado financeiro é volátil e sujeito a oscilações diárias.

Outra maneira de se manter sempre ligado é acompanhar as publicações no blog da Onze. Aqui, você sempre tem à disposição conteúdos que fazem a diferença.