Banco do Brasil: ações a avaliar para a sua carteira

Por Redação Onze

Banco do Brasil

As ações do Banco do Brasil podem ser uma alternativa interessante para quem busca pela solidez de uma instituição financeira estatal.

São, ainda, uma forma de diversificar os investimentos com objetivos de longo prazo, já que se trata de uma empresa de grande credibilidade. Por isso, vale a pena considerar investir em ações do BB, como é mais conhecido o banco.

Veja nos próximos tópicos como fazer para aproveitar as oportunidades de lucrar com esses papéis. Acompanhe!

Quais são as ações do Banco do Brasil?

Toda ação é identificada pelo chamado ticker, uma espécie de código pelo qual se reconhece a que empresa ela pertence e se é ordinária (ON) ou preferencial (PN). No caso do Banco do Brasil, temos três códigos, o BBAS11, BBAS12 e o BBAS3, que vem a ser o que efetivamente é negociado.

Trata-se de uma ação ordinária, portanto, ao adquiri-la, o investidor passa a ter direito de votar nas assembleias da empresa, podendo ajudar a definir seu destino.

Nesse sentido, você estaria apto a influenciar nas decisões do Banco do Brasil, instituição fundada em 1808, tendo, hoje, um total de 5.429 agências e valor de mercado estimado em R$135 bilhões.

Note que não há ações preferenciais, por isso, não tem como receber dividendos ao se tornar acionista do BB.

Vale a pena investir em ações do Banco do Brasil?

Ainda que não pague dividendos, comprar ações do BB é sempre uma boa alternativa a se considerar.

Primeiramente porque, como vimos, trata-se de uma companhia consolidada e de reconhecida relevância. Isso torna o investimento em ações do Banco do Brasil relativamente mais seguro, se comparado com papéis de small caps ou de pequenas empresas, por exemplo.

Em contrapartida, é sempre válido considerar os riscos envolvidos ao se negociar ações. Nesse aspecto, uma ação do BB é igual a todas as outras, logo, seu preço pode tanto subir quanto descer.

Como analisar a ação do Banco do Brasil?

Existem dois tipos de análise possíveis para saber se vale a pena ou não comprar uma ação: a técnica e a fundamentalista.  Por ambas, as ações do BB apresentam perspectivas favoráveis em curto e longo prazo.

Cabe frisar que o banco é o principal fomentador do agronegócio, segmento que é o principal responsável pelas exportações brasileiras. Por outro lado, ainda é controlado pelo governo, o que, de certa forma, limita sua capacidade para reagir às oscilações do mercado.

Espera-se também que, daqui para a frente, as ações ganhem valor em função das modificações na previdência social. Além disso, o agronegócio brasileiro é sempre um setor forte e, em virtude da sua ligação com o Banco do Brasil, isso tende a gerar valor para acionistas e clientes.

Como comprar ações do Banco do Brasil?

Ok, parece que não resta dúvidas de que investir em papéis do BB é um bom negócio. Falta agora saber como colocar isso em prática, certo? Mas, antes disso, não deixe de elaborar uma estratégia de investimentos que seja pautada por objetivos claros.

Digamos, por exemplo, que você queira investir em ações pensando na sua aposentadoria. Sendo assim, o ideal é aplicar em ativos de empresas como o Banco do Brasil, já que oferecem boas perspectivas em longo prazo. Dito isso, veja, a seguir, o que fazer para começar a transacionar ações do BB.

1. Abra conta em uma corretora

A primeira das etapas a ser cumprida é a abertura de conta em uma corretora. Isso porque, como toda ação negociada na B3, a bolsa brasileira, a BBAS3 não pode ser comprada diretamente por investidores pessoa física.

Nesse sentido, não deixe de observar as taxas de administração e de custódia praticadas pela sua corretora, já que elas podem consumir uma fatia dos seus lucros.

2. Acesse o Home Broker

Tendo uma conta aberta, o próximo passo é acessar a ferramenta chamada Home Broker, que consiste em uma espécie de aplicativo, no qual o investidor visualiza o gráfico que mostra a evolução do preço da ação em um dado período de tempo.

Será a partir dele que você emitirá ordens de compra ou liquidará suas ações quando entender que é chegada a hora de fazê-lo.

3. Estude o gráfico e o mercado

A propósito, jamais compre uma ação sem fazer as já destacadas análises técnica e fundamentalista, além de avaliar o seu gráfico. Ainda, procure se informar sobre o mercado e verificar se ele apresenta sinais de que uma ação vai perder ou ganhar valor.

Somente após isso decida pela compra ou venda de um papel.

4. Entre com uma solicitação de compra

Cumpridas as etapas anteriores, é hora de finalmente dar entrada na solicitação de compra no seu Home Broker. Normalmente, há um espaço destacado em que você poderá buscar pela ação BBAS3 no app ou no painel acessado pelo site da corretora.

Localizada a ação, basta apenas selecionar a quantidade, o preço e confirmar a compra.  Não deixe de acompanhar a evolução do preço depois de realizar a compra, já que, como vimos, o mercado financeiro é volátil.

Esperamos que, daqui para a frente, você tenha ótimos resultados negociando ações do Banco do Brasil. Não se esqueça, também, de ler os conteúdos publicados no blog da Onze para aplicar melhor o seu dinheiro.