Entenda o que são bens intangíveis e qual a sua importância

Por Redação Onze

Na hora de avaliar o patrimônio de uma empresa, nem tudo pode ser “tocado”, como o imóvel, o maquinário, entre outros itens. Existem os bens intangíveis, que são propriedades imateriais extremamente importantes na hora de delimitar o valor de um negócio.

Entre tantos exemplos desses ativos, está a marca, que é um atributo relevante para a reputação e operação, mas que não está materializada na sua frente. Neste artigo, entenda sobre o conceito dos bens intangíveis, sua importância no contexto do balanço patrimonial e aspectos sobre sua classificação. Acompanhe!

O que são bens intangíveis?

O entendimento dos bens intangíveis se faz necessário do ponto de vista analítico. Afinal, esses aspectos estarão descritos, por exemplo, nos balanços patrimoniais – e, por isso, a importância de se saber identificar e elaborar esses detalhes.

Os ativos intangíveis costumam ser relacionados nesses documentos e balanços e, muitas vezes, podemos ter a falsa impressão que se trata de um índice relacionado ao capital especulativo. O caminho não é esse.

Os bens intangíveis são propriedades imateriais e, para identificar de maneira correta o que corresponde esse tipo de classificação, se faz necessário visualizar outros pontos do patrimônio de uma empresa. Sua marca, por exemplo.

Imagine o peso de um nome como a Apple no mercado e o valor agregado à história revolucionária da informática, além do design e da tecnologia como um todo. Esse tipo de classificação pode (e deve) ser relacionado aos bens intangíveis.

Não se trata de um imóvel, uma estrutura de depósitos ou, mesmo, um maquinário que pode ser elencado. É um bem intangível – e, ainda assim, muito valioso.

O mesmo pode ser dito também de questões como direitos autorais de conteúdos e produções de influenciadores digitais ao redor do planeta. Como estabelecer valores para marcas milionárias de carreiras de youtubers? Como classificar seus produtos?

A mesma classificação pode ser aplicada em licenciamentos – imagine uma franquia como a Adobe, que é uma das principais produtoras de ferramentas para edição de vídeo e imagem ao redor do planeta.

Para fazer uso dos softwares, uma infinidade de profissionais e empresas efetuam o pagamento de suas licenças de uso. Esse também pode ser classificado como um exemplo de propriedade imaterial ou bem intangível.

Qual a importância desses ativos no balanço patrimonial?

A identificação dos bens intangíveis de uma companhia é muito mais do que uma boa prática – é um dever. Trata-se de um tipo de delimitação de ativos que fará parte do campo dos direitos e deveres de uma empresa (no que compete aos seus bens).

Todas as atividades que podem definir o futuro de uma companhia têm uma forte relação com as informações presentes no balanço patrimonial – como, por exemplo, uma eventual criação de franquias, mudanças no quadro de sócios (chegada de novos ou dissolução da sociedade) e, até mesmo, a sua compra e venda.

Sendo assim, esse panorama deve ser o mais sólido possível, para que as negociações e processos internos sejam feitos de maneira concreta e justa.

Para se ter uma ideia, em um comparativo realizado entre as décadas de 1970 e os tempos atuais, é possível notar que as empresas dos dias de hoje têm sua base mais focada nos bens intangíveis – ao contrário do passado, em que o eixo central do negócio estava nos bens materiais.

Um raio-X completo de uma empresa pode ser decisivo também para definir os riscos reais de investimento nessa proposta.

Como classificar ativos intangíveis?

Essa classificação não está sugerida apenas como procedimento na elaboração do balanço patrimonial, trata-se de uma obrigação, formalizada pela legislação – mais especificamente pela Lei nº 11.638/2007.

De acordo com a determinação legal, essa natureza de ativo deve fazer parte do balanço quando for possível fazer a mensuração do bem intangível e se sua existência for comprovadamente benéfica à existência da empresa.

Outra exigência é a de que esse ativo possa ser negociado de forma separada do patrimônio da companhia, por exemplo, que possa ser vendido, alugado etc.

Quem é o profissional responsável pela avaliação e a correta mensuração dos bens intangíveis? A resposta não é tão simples – além de agentes intimamente ligados à atividade que esses ativos proporcionam ao dia a dia do negócio, é preciso também pilares independentes.

Nesse setor, estão os profissionais de contabilidade, responsáveis pela análise correta e minuciosa tanto das propriedades materiais quanto dos bens intangíveis.

Acesse o site da Onze agora mesmo para conferir novos conteúdos sobre finanças e economia nos mais diversos segmentos.