Calculadora de Renda Fixa: qual o melhor investimento da categoria?

Por Redação Onze

Nas aplicações em renda fixa, o investidor descobre qual será a rentabilidade ou, ao menos, qual será a taxa utilizada para calcular o retorno do seu investimento.

Porém, mesmo que isso facilite a tomada de decisão e traga mais segurança, é fundamental comparar diferentes opções para entender qual será mais lucrativa.

Para isso, é fundamental contar com uma calculadora de renda fixa: uma ferramenta que fará as simulações necessárias para auxiliar na sua decisão.

Se você tem interesse no tema, continue a leitura e entenda como identificar o melhor investimento em renda fixa!

Como calcular a rentabilidade do investimento?

O cálculo da rentabilidade do investimento é feito aplicando a taxa prefixada, pós-fixada ou híbrida indicada no momento da contratação ao montante aplicado. Além disso, é preciso considerar o prazo da aplicação e descontar os tributos e outros custos que podem incidir sobre o valor.

Por ser um cálculo completo, é importante contar com uma calculadora de renda fixa; nela, você preenche os dados do título e recebe os resultados do investimento.

Qual é a diferença entre rendimento e liquidez?

Quando se fala em investimentos, muitas pessoas confundem os conceitos de rendimento e liquidez, mas é necessário saber diferenciá-los.

A liquidez trata da disponibilidade do valor investido para que seja resgatado. Se o investidor consegue converter o título em dinheiro a qualquer momento e sem grandes perdas financeiras, por exemplo, a liquidez será alta.

Já o rendimento trata do retorno que o investimento terá ao término do prazo, ou seja, os ganhos do investidor. De modo geral, os dois fatores estão relacionados; quando há uma alta rentabilidade, a liquidez costuma ser mais baixa e vice-versa.

Fatores a considerar no cálculo

O cálculo da aplicação em renda fixa precisa considerar a taxa de rendimento. Ela pode ser estática em uma porcentagem ou ligada a algum indexador. Conheça os principais!

Taxa Selic

A Selic é a taxa básica de juros da economia e é usada para o controle da inflação, influenciando em diversos setores do mercado. Apesar de, muitas vezes, não trazer rendimentos altos, supera a poupança.

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é o principal indexador usado para medir a inflação. Nos investimentos, muitas vezes a rentabilidade está atrelada ao IPCA acrescido de uma taxa fixa.

CDI

O Certificado de Depósito Interbancário representa a taxa de juros nos empréstimos bancários. Costuma ter um valor próximo ao da SELIC e também é frequentemente vinculado aos investimentos.

Conheça a calculadora de investimentos

Além das taxas, a rentabilidade dos investimentos também considera fatores como prazo do investimento e tributos aplicados. Por isso, o cálculo manual pode ser bastante completo, dificultando a tomada de decisão.

Por isso, é fundamental que os investidores conheçam as calculadoras de investimento e saibam como utilizá-las para planejar as aplicações financeiras.

Calculadora de investimentos em renda fixa

Existem planilhas financeiras e calculadoras de investimento fornecidas em diversos sites, então a internet acaba sendo uma ótima aliada para encontrá-las. Para facilitar, você também pode pedir indicações para a sua corretora de investimento ou o seu banco. Em geral, eles contêm opções, como:

  • Calculadora de CDB;
  • Calculadora de CRA e CRI;
  • Calculadora de Debêntures;
  • Calculadora de LCI e LCA;
  • Calculadora de Tesouro Direto.

Como decidir em qual investimento aplicar?

Depois de conhecer a calculadora de renda fixa, você pode fazer simulações para comparar as previsões de diversas aplicações. Porém, mesmo com esses dados, podem surgir dificuldades para escolher onde investir. A seguir, separamos algumas dicas para ajudar.

Defina seu perfil investidor

Um dos pontos fundamentais é saber qual é o seu perfil de investidor, já que cada tipo de investimento apresenta riscos diferentes. Basicamente, funciona assim:

  • conservador: não deseja correr riscos que possam comprometer o patrimônio, mesmo que isso reduza o rendimento obtido;
  • moderado: aceita correr alguns riscos, mas ainda busca o equilíbrio e a segurança para investir;
  • arrojado ou agressivo: assume riscos mais altos em busca de maior rentabilidade, mas exige um conhecimento maior do mercado.

Diversifique seus investimentos

Outra dica é diversificar. Com as variações de mercado que afetam os rendimentos, contar com uma carteira variada ajudará a manter o equilíbrio entre os seus investimentos.

Isso reduz os riscos gerais, além de proporcionar mais oportunidades para aumentar o seu patrimônio.

Pronto! Agora que você já sabe como usar a calculadora de renda fixa para escolher a alternativa mais vantajosa, pesquise as opções do mercado financeiro e comece a investir.

Gostou do conteúdo? Aproveite a oportunidade para aprender mais sobre como avaliar o risco e o retorno dos investimentos!