Carteira de investimento: como montar uma perfeita para seu perfil

Por Redação Onze

Carteira de investimento

Você já deve ter ouvido falar em carteira de investimento, mas você sabe o que ela representa? A carteira de investimento se refere a todos os investimentos (sejam ações, títulos, entre outros) que você possua no momento. Ao procurar uma corretora, bancos ou outras instituições financeiras, é comum ouvir falar na “carteira de investimento perfeita”, porém, como ela funciona?

Bom, a primeira coisa que você deve saber é que a carteira perfeita varia de pessoa para pessoa. Assim como os recursos e os objetivos de cada um são diferentes, também deverão ser as suas respectivas carteiras. Então, antes de elaborar uma carteira de investimentos, você deve saber qual é o seu perfil.

Continue lendo esse artigo para obter mais informações a respeito da carteira de investimento e veja dicas de como montar a sua a partir do seu perfil.

 

Carteira de investimentos: o que é?

Como dito acima, a carteira de investimentos é a reunião de todas as suas aplicações. Ela também pode ser chamada de cesta ou, então, de portfólio de investimentos. A carteira pode ser composta por ações e títulos de renda fixa, além de outros ativos.

 

Objetivos de uma carteira de investimento

O principal objetivo de uma carteira de investimento é garantir que seu saldo seja sempre positivo, mesmo se uma ou outra aplicação não apresentarem resultados favoráveis.

A carteira representa, portanto, a sua estratégia no mercado financeiro. Assim, é importante que ela esteja alinhada ao seu perfil, como também aos seus objetivos.

Não adianta, por exemplo, investir todo seu dinheiro em um financiamento de longo prazo se seu objetivo é trocar de carro nos próximos meses. Nesse caso, seria mais interessante se você procurasse aplicações com retorno de curto e médio prazo.

 

Dicas para montar uma carteira de investimento

Aqui vão algumas coisas que você precisa ter em mente ao elaborar a sua carteira:

  1. Descubra seu perfil de investimento

Saber o seu perfil é definitivamente o primeiro passo para traçar uma estratégia de investimento que seja a sua cara. A grosso modo, o perfil de investimento é definido pelo quanto de risco você está disposto a correr. Sendo assim, os três perfis de investimentos básicos conhecidos são:

Investidor conservador: Aquele que quer correr o menor risco possível. Esse tipo de investidor costuma optar por operações seguras e com retorno previsível.

Investidor moderado: Estes investidores já estão dispostos a correr alguns riscos, desde que estes apresentem um retorno no curto e médio prazo.

Investidor agressivo: Esse tipo de investidor procura um retorno bem maior, de preferência no curto prazo. Para tanto, ele não se incomoda com os riscos.

Outros fatores que devem ser levados em consideração ao traçar o seu perfil são a sua renda, o seu domínio sobre o mercado financeiro e a quantia de dinheiro que você está disposto a investir.

  1. Defina seus objetivos

O próximo passo para montar a sua carteira de investimento ideal é definir quais são os seus objetivos e meta, e em que prazo você pretende atingi-los. Em relação aos prazos de retorno, via de regra, os investimentos são divididos em três tipos:

  • Investimentos de curto prazo: investimentos que apresentam duração de até seis dias.
  • Investimentos de médio prazo: investimentos que apresentam duração de 5 a 90 dias.
  • Investimentos de longo prazo: investimentos que apresentam duração de 3 meses a 3 anos.
  1. Diversifique

A diversificação é uma das melhores garantias de que a sua carteira irá obter bons resultados. Se você investe todo o seu dinheiro em ações, por exemplo, em meio a uma crise que cause a desvalorização das empresas, você pode perder tudo o que investiu.

A diversificação confere uma salvaguarda para quando um dos seus investimentos apresenta resultado negativo. Sendo assim, a boa carteira de crédito é aquela que, mesmo quando algumas das suas aplicações apresentam retorno negativo, o seu saldo geral continua no azul.

Para garantir isso, é importante também acompanhar os seus rendimentos e reavaliá-los de seis em seis meses. Mude de estratégia quantas vezes precisar! O mais importante é garantir que você não fique perdendo dinheiro.

Investimentos ideais para cada perfil:

Abaixo, nós listamos alguns dos investimentos indicados para cada um dos perfis de risco apresentados:

  • Perfil conservador

Opte por investimentos de renda fixa, especialmente os de baixo risco, como títulos públicos. Títulos do Tesouro pré-fixado e CDBs são excelentes opções, já que você consegue saber que retorno esperar de forma antecipada.

Além disso, é importante priorizar investimentos que mostrem uma baixa volatilidade, como o Tesouro Selic. Um fundo de renda fixa também é uma boa opção para diversificar a sua carteira.

  • Perfil Moderado

Existe uma maior diversidade de investimentos que podem ser feitos por esse perfil, todos os títulos do Tesouro Direto, por exemplo, podem oferecer boas opções de ganho para esse investidor.

Além disso CDBs, LCI e LCA, títulos bancários com rendimentos acima da inflação e do CDI são boas opções. Os dois últimos têm a vantagem de ser isentos de tributação.

Quem se identifica com esse perfil também pode optar por investimentos com renda variável. Um bom começo são os ETFs, que funcionam como um pacote de ações e derivativos.

  • Perfil Agressivo

As possibilidades para esse perfil são as mais diversas, começando pelo mercado de ações. Nesse caso, você pode optar por ações com maior volatibilidade, como as da Vale, da Petrobrás e de empresas em ascensão.

Minicontratos, especialmente os de dólar, e cripto moedas também são investimentos recomendados para os perfis mais agressivos, assim como Fundos Multimercado.

Também existem algumas opções de renda fixa para esse perfil, como títulos do Tesouro de Longo Prazo, CRI e CRAs. Estas últimas não possuem cobertura do FGC, o que aumenta o seu risco, mas também o seu retorno.

Quer conhecer mais sobre as opções de investimentos disponíveis para o seu perfil? Então fique por dentro dos artigos da Onze Investimentos. Nele trazemos todas as informações mais relevantes e explicamos conceitos para você, que pretende começar a investir ou diversificar a sua carteira.