Coach profissional: como ele atua junto ao RH em uma empresa

Por Redação Onze

Muita gente pensa no coach como um profissional que um indivíduo procura para ajudá-lo a alcançar suas metas, planejar sua carreira e organizar sua vida pessoal e financeira.

É verdade que muitos coaches prestam exatamente esse tipo de serviço. Mas há profissionais do coaching com outras especialidades, inclusive aqueles que têm como clientes pessoas jurídicas, não físicas.

Neste texto, vamos falar sobre as possibilidades de atuação do coach dentro das empresas, sobretudo na gestão de pessoas.

O que é coach?

Coach é um profissional que aplica técnicas e métodos de coaching visando a evolução de seus clientes em direção às suas metas e objetivos.

O nome vem do inglês: coach é alguém que ensina, um substantivo que também é bastante utilizado para se referir a treinadores esportivos e professores de educação física. Geralmente, um coach é um profissional autônomo que divide sua agenda entre vários clientes.

Como ressaltamos antes, seu foco pode ser a vida pessoal, financeira ou profissional, podendo ser contratado por pessoas físicas ou por empresas para aplicar sua metodologia junto aos colaboradores.

O que é coaching?

Coaching é o processo no qual o coach orienta e auxilia o cliente no caminho do desenvolvimento pessoal.

Para isso, utiliza uma metodologia com ferramentas diversas com as quais, no decorrer das sessões, melhora o autoconhecimento do cliente, muda suas crenças e padrões mentais limitantes, orienta a definição de objetivos e metas e ajuda a construir um plano de ação.

Embora use bastante os conhecimentos da psicologia, o coach tem uma abordagem mais prática e não deve ser confundido com um terapeuta, psicanalista e muito menos psiquiatra. O processo de coaching segue uma espécie de roteiro, que compreende as seguintes etapas:

  1. Análise do perfil do cliente
  2. Compreensão das suas dores, objetivos e desejos
  3. Tradução dessas informações em metas realizáveis
  4. Criação de um cronograma e plano de ação
  5. Acompanhamento dos resultados do processo.

Qual o papel do coach em empresas

O coach que atua em empresas costuma ser chamado de coach executivo. Ele tem a função de desenvolver gestores, executivos e equipes de colaboradores. Boa parte deles treina os profissionais quanto à sua capacidade de exercer uma liderança positiva e eficiente sobre uma equipe de trabalho.

Mas há também coaches que auxiliam os gestores no planejamento estratégico da sua área.

Nessa linha, segundo o coach, empreendedor e mentor profissional Dione de Oliveira, o coach auxilia o gestor a tomar decisões. “Quando o gestor procura esse serviço, é porque ele não está conseguindo fazer um bom planejamento, encontrar os caminhos, sair do ponto A para o ponto B”, explica Oliveira.

Esse planejamento engloba tomar decisões como reduzir a jornada de trabalho dos colaboradores e instituir o home office, para citar dois exemplos comuns no momento atual. O coach vai ajudar a construir um plano e também a criar metas dentro da área de atuação do gestor.

“Por exemplo, se a empresa está passando por um momento difícil, é preciso criar uma meta de redução de custos. Mas redução de custos onde? O coach faz essa pergunta e ajuda a formular a resposta, que pode envolver a renegociação de condições de pagamento com fornecedores e diminuição do consumo interno”, exemplifica Oliveira.

Coach e RH: como se complementam

Muita gente pensa que o setor de Recursos Humanos (RH) serve apenas para cumprir certas burocracias que envolvem uma empresa formal, como gerir os contratos de trabalho, demissões e contratações.

Sua importância, no entanto, é bem maior, ou pelo menos deveria ser. É recomendável que o RH seja o condutor das políticas de gestão de pessoas em uma empresa, que devem ser seguidas por gestores de todos os setores.

Afinal, uma empresa é composta por pessoas – e é o seu trabalho que vai levar o administrador aos resultados pretendidos. Ao cuidar com atenção dos recursos humanos, é mais provável que o empregado esteja alinhado e em harmonia com o propósito e objetivos do empregador.

E o coach, onde entra nessa história? Ele apresenta aos gestores de RH ferramentas para melhorar a satisfação e performance, além do entendimento dos colaboradores sobre as metas do negócio.

Um exemplo: as lideranças identificam a necessidade de mudar os rumos estratégicos da companhia de uma maneira que trará impactos para os colaboradores. Com sua experiência na aplicação de ferramentas de gestão de pessoas, o coach pode ser um parceiro do RH na hora de planejar ações para comunicar os funcionários.

E também na coleta de ideias vindas dos colaboradores, que podem ser úteis para os planos futuros da empresa.

3 atividades da gestão de pessoas que ganham com um coach

A partir de agora, vamos falar sobre atividades nas quais um coach executivo pode prestar um auxílio valioso à gestão de pessoas de uma empresa.

“Junto com o gestor de Recursos Humanos, o coach faz um levantamento sobre a satisfação das pessoas, sobre como elas enxergam a empresa e quais são suas ideias. O que ajuda a gerenciar conflitos e melhora o desempenho do setor”, explica Dione de Oliveira.

1. Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional pode ser feita em vários formatos. Seu objetivo é proporcionar aos gestores um diagnóstico da percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho da organização.

São informações valiosas na hora de pensar em ações que visem a manutenção da motivação e engajamento dos profissionais. O coach pode ajudar tanto a desenvolver um bom formato de pesquisa como a interpretar os resultados.

2. Fomento à inovação e criatividade

O coach pode ser parceiro do RH na criação de espaços de diálogo entre gestores e colaboradores de todas as áreas, o que pode ser feito com novos processos ou com a aplicação de ferramentas como a World Café e o método Aquário.

Com esses espaços para compartilhar e trocar ideias livremente, os colaboradores começam a fazer conexões entre eles, o que gera projetos criativos e inovadores que ajudarão a marca a se diferenciar da concorrência.

3. Gestão de conflitos

Um coach com experiência no mundo corporativo, certamente, conhece as práticas que mais funcionam para resolver conflitos internos em uma organização. O que é muito importante não apenas em períodos de crise generalizada, pois toda a empresa tem seus pontos de conflito, seja qual for a conjuntura do mercado.

A importância do coach nas organizações

A empresa terá profissionais mais engajados e motivados, com um maior senso de propósito. A consequência disso não é apenas que eles vão produzir mais – também vão produzir melhor, e é isso que traz os melhores resultados.

Empresas que desejam ser mais inovadoras são as que mais se beneficiam. Desde que, é claro, façam a sua parte, fomentando uma cultura organizacional propícia à criatividade.

Por fim, a companhia que investe no coaching para gestores e colaboradores retém melhor seus talentos e promove-se como uma marca empregadora (aquela que desperta o interesse das pessoas em trabalhar na empresa).

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