Como descobrir o Score do Serasa: passo a passo

Por Redação Onze

como descobrir o score do serasa

Solicitar crédito no mercado é algo que costuma ser rotineiro na vida da maioria de nós. Seja para solicitar um novo cartão de crédito, pedir um aumento no limite disponível ou mesmo fazer uma compra parcelada por meio de um financiamento, são muitos os motivos que nos levam a isso.

Em toda a solicitação de crédito, é normal que seja feita uma análise de diversos aspectos do perfil do consumidor, tentando dimensionar o risco de ele não pagar o compromisso a ser assumido.

Entre esses fatores, um dos que mais pesa é o score de crédito. Se você não sabe o que isso significa e quer aprender a descobrir o score do Serasa, prossiga com a leitura deste texto, que traz um passo a passo sem segredos. Boa leitura.

Por que descobrir o Score do Serasa?

Para entender o porquê de descobrir qual o seu score no Serasa, nada melhor do que saber, afinal de contas, o que ele significa, não é mesmo? A resposta para isso é, de certa forma, simples: o score é uma nota que estima qual a chance de um consumidor deixar de pagar suas contas em um determinado período.

O score de crédito é calculado pelos serviços de proteção ao crédito (também chamados de birôs de crédito), e é disponibilizado às empresas, comércios, bancos e demais instituições financeiras que desejem incluir esse dado em suas análises, de modo similar ao que é feito com a lista de consumidores inadimplentes (aquelas com o famoso nome sujo na praça).

Entre as empresas mais conhecidas que disponibilizam bases de dado com score, estão a Boa Vista SCPC e o Serasa. Cada uma delas conta com metodologias próprias de cálculo, embora a nota sempre seja refletida por um número de 0 a 1000, sendo o 0 o maior nível de risco de calote e 1000 o menor. Ainda assim, essas diferenças metodológicas podem levar notas diferentes.

Para compor esse número, os birôs de crédito combinam inúmeras informações sobre a maneira como o consumidor se comporta e se relaciona com o mercado de crédito. Está com o nome limpo e paga as contas sempre em dia? Isso certamente pode aumentar seu score. Teve um cheque devolvido e vive pendurado no limite do cheque especial? Tal comportamento pode indicar que as chances de um calote são maiores, o que derruba o score.

Logo, isso reforça a necessidade de saber qual é o seu score, principalmente se você teve uma solicitação de crédito de qualquer natureza recusada recentemente, ainda mais estando com o nome limpo na praça.

A maioria das empresas conta com diretrizes próprias na hora de conceder crédito, e isso envolve priorizar clientes com essa nota superior a determinado patamar. Portanto, quem está buscando crédito ou teve um pedido rejeitado, deve se manter atento sobre qual o seu score.

Como descobrir o Score do Serasa?

Como mostramos mais cedo, vários birôs de crédito mantêm base de dados com o score. Felizmente, de uns tempos para cá, a maioria deles disponibilizou canais para que a consulta possa ser feita de forma gratuita e pela internet. Neste texto, vamos indicar o caminho para consultar o score do Serasa, que é bem simples.

O primeiro passo é acessar o site do Serasa Consumidor. Na página principal do site, estarão disponíveis diversas opções, incluindo o “Serasa Score”, que é a que deve ser clicada. Outra opção é clicar no link que leva direto para a página da consulta do Score.

Nessa nova página, estará disponível a opção de consulta gratuita. Se esse for o seu primeiro acesso, será necessário informar seu CPF e outros dados pessoais, como nome completo, endereço e telefones.

Além disso, é preciso criar um login e uma senha, para consultas futuras. O ideal é que a senha seja segura, combinando letras, números e algarismos especiais, mas fácil de lembrar. Outra opção é fazer o login utilizando o Facebook ou o Google.

Com isso feito, a próxima página já indicará qual o seu score, de forma bastante clara. Além de saber a sua nota, o site do Serasa permite que seja feita a comparação com a nota média das pessoas da mesma faixa etária e da mesma região, para saber se o seu score está acima ou abaixo de pessoas com o perfil similar ao seu.

A consulta ainda pode ser feita por meio dos aplicativos para smartphone do Serasa, disponíveis tanto para aparelhos com sistema operacional Android quanto iOS. Por fim, quem preferir, pode, ainda, dirigir-se a um dos pontos de atendimento da empresa e saber qual o seu score.

O que fazer depois de descobrir o Score do Serasa?

Mas o que fazer depois de descobrir o seu score do Serasa? O ideal é que, com esse número em mãos, você melhore seu planejamento financeiro para que a sua nota cresça, ou se mantenha alta, caso ela já esteja boa. É possível melhorar o seu score, embora isso seja um processo lento e gradual, que envolve disciplina e organização das suas finanças.

Algumas atitudes simples já ajudam a melhorar a nota aos poucos. As principais delas envolvem manter o seu nome fora da lista de inadimplentes, pagar suas contas em dia, manter seus dados atualizados e aderir ao cadastro positivo, que reúne informações sobre qual a pontualidade dos pagamentos de cada consumidor.

Nessa jornada para cuidar melhor das suas finanças e, com isso, elevar seu crédito, você pode também contar com a companhia de uma empresa especializada, que irá ajudá-lo a gerenciar seu patrimônio, principalmente no longo prazo, como é o caso da Onze Investimentos.

Como você viu, descobrir seu score no Serasa não é complicado. Em poucos minutos, você fica sabendo qual a sua nota e, a partir disso, pode tomar algumas atitudes que contribuirão com sua manutenção ou mesmo melhoria, o que é muito importante diante do peso dele na hora de contratar crédito.