Desenvolvimento de talentos 2.0: como planejar essa gestão

Por Redação Onze

Desenvolvimento-de-talentos

O desenvolvimento de talentos 2.0 é a estratégia perfeita para investir nos seus colaboradores e ter um retorno superior para o negócio. Essa nova abordagem de treinamentos e capacitação utiliza a tecnologia e personaliza o aprendizado de acordo com as necessidades da equipe.

Em vez de utilizar os antigos treinamentos presenciais com alto custo e engajamento baixo, hoje é possível desenvolver pessoas com métodos mais dinâmicos e eficazes. É essa nova abordagem de desenvolvimento de talentos 2.0 que vamos explorar a seguir.

Acompanhe os tópicos e entenda como planejar sua gestão de talentos.

Importância do desenvolvimento de talentos para o negócio

O desenvolvimento de talentos 2.0 representa um investimento no ativo mais importante da empresa: seus colaboradores. Com as pessoas e competências certas, o negócio consegue avançar na direção de seus objetivos e ganhar vantagem competitiva — daí a importância de extrair o potencial máximo dessa força de trabalho.

Por isso, as empresas que desenvolvem seus talentos com novas estratégias e tecnologias se destacam na performance e produtividade. Além de ampliar as competências das equipes e corrigir falhas, os treinamentos aumentam a motivação dos colaboradores, alinham objetivos, fortalecem a cultura e promovem oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Logo, o desenvolvimento de talentos é importante para a retenção de talentos, crescimento do negócio e engajamento. Para você ter uma ideia, as empresas brasileiras investiram R$ 652,00 por colaborador na área de T&D em 2019, segundo uma pesquisa da Integração Escola de Negócios publicada na ABRH Brasil.

Desafios do desenvolvimento de talentos

São vários os desafios enfrentados para promover o desenvolvimento de talentos nas empresas.

Confira alguns dos mais comuns.

Personalizar o desenvolvimento de talentos

Um dos maiores desafios para o RH é personalizar o treinamento e desenvolvimento de talentos na empresa, considerando que os colaboradores possuem diferentes necessidades, aspirações e ritmos de aprendizagem. Se antes eram utilizadas abordagens com metodologia única para todos, hoje esse modelo se provou ineficaz para dar conta da diversidade e do dinamismo da nova economia e força de trabalho.

Por isso, cada vez mais as empresas buscam formas de individualizar seus treinamentos e programas de capacitação, principalmente por meio da tecnologia, como veremos adiante.

Lidar com a diversidade

A diversidade e inclusão se tornaram prioridades na gestão de talentos das empresas, mas também aumentaram a complexidade do T&D. Nas palavras do especialista Josh Bersin, referência global no assunto, “empresas que abraçam a diversidade e inclusão são estatisticamente mais produtivas que suas concorrentes”.

Embora os resultados sejam superiores, é mais difícil adaptar treinamentos e traçar planos de carreira para equipes diversas, reforçando o desafio da personalização para o RH. Afinal, é preciso alcançar o potencial máximo de cada colaborador considerando origens, bagagens, necessidades e ideias totalmente diferentes.

Manter o engajamento

O engajamento é outro ponto essencial no desenvolvimento de talentos, que se torna um desafio em tempos de mudanças rápidas e demandas em constante evolução. Mais do que oferecer bons conteúdos e métodos, o RH precisa atingir a maior taxa de adesão possível aos treinamentos e garantir o aproveitamento dos colaboradores.

Para isso, as iniciativas de T&D precisam ser atrativas, engajantes e flexíveis, permitindo que os colaboradores se desenvolvam no seu tempo e se mantenham motivados.

Demonstrar o ROI

Por fim, demonstrar o ROI do treinamento e desenvolvimento de talentos pode ser desafiador para o RH. O objetivo é quantificar o retorno do dinheiro investido na área, levando em conta indicadores como produtividade, avaliação dos treinamentos ministrados, número de colaboradores alcançados, avaliação média do aprendizado etc.

Como implementar o desenvolvimento de talentos 2.0

Implementar o desenvolvimento de talentos 2.0 pode ser um processo longo, mas vale a pena pelos seus resultados.

Confira os passos essenciais para atualizar seu T&D.

1. Conheça seus talentos

O primeiro passo para implementar o desenvolvimento de talentos 2.0 é conhecer muito bem seus colaboradores. Para isso, vale a pena aplicar a pesquisa de clima, medir o engajamento e procurar entender como sua equipe prefere aprender e quais caminhos quer trilhar na empresa.

2. Implemente a avaliação de desempenho

Uma avaliação de desempenho consistente é o ponto de partida para traçar estratégias de T&D. Com avaliações e feedbacks contínuos, você consegue identificar os pontos fortes e fracos de cada colaborador, além de mapear as competências que precisam de mais ênfase nos treinamentos.

3. Fortaleça a liderança

Os líderes têm um papel essencial no desenvolvimento de talentos 2.0, pois são os responsáveis por motivar, engajar e orientar os colaboradores no dia a dia. O perfil de “líder coach” é o mais indicado para fortalecer o T&D, alinhando as práticas dos gestores às necessidades de desenvolvimento da empresa.

4. Crie treinamentos personalizados

Depois de avaliar os colaboradores e entender quais competências são estratégicas para o negócio, você deve usar esses dados para criar treinamentos e programas personalizados para cada área e equipe. Um método útil nesse processo é o levantamento de necessidades de treinamento (LNT), que permite focar nos conteúdos e formatos certos para cada colaborador.

5. Invista em tecnologia

Para alcançar o nível de personalização necessário e engajar os colaboradores, a solução é investir em tecnologia para o T&D. Hoje, as tendências são plataformas e apps de treinamentos digitais que utilizam e-learning, microlearning e mobile learning para facilitar o aprendizado a qualquer hora e lugar.

Além disso, há várias soluções de desenvolvimento que utilizam a gamificação para engajar os colaboradores nas lições, e permitem personalizar a jornada de acordo com as necessidades de cada equipe. Para completar, você terá mais controle do desempenho dos colaboradores e do retorno sobre o investimento em treinamentos, graças às análises de dados e relatórios em tempo real.

Gostou do conceito de desenvolvimento de talentos 2.0? Então siga as dicas e procure novas formas de maximizar o potencial dos seus colaboradores.