Entenda, de uma vez por todas, o que é especulação financeira

Por Redação Onze

especulação financeira

Especulação financeira ainda é um conceito um tanto quanto nebuloso para muitas pessoas, mas não precisa ser assim. Simplificando, especular no mercado financeiro é exercer a prática de arriscar altos ganhos em um curto espaço de tempo. A atividade tem como ambiente a bolsa de valores e aposta na valorização ou desvalorização de um ativo com o intuito de obter lucros acima da média no mercado com certa agilidade. Há três ingredientes fundamentais para se ter sucesso nesta empreitada. Ser rápido e atento, ter experiência neste universo, além de disponibilizar – e estar disposto a perder – um bom capital.

Por ter um papel fundamental no funcionamento do mercado financeiro e da bolsa de valores – uma vez que participam ativamente do processo de oscilação e volatilidade dos preços – quem atua na especulação financeira costuma ser mencionado em textos voltados à economia como um dos principais agentes deste ambiente financeiro, assim como os investidores.

Tipos de operação na especulação financeira

Day trade

Aqui o objetivo do operador é abrir e fechar operações na bolsa de valores em um único dia com o intuito de obter ganhos a partir da movimentação dos preços de um determinado ativo durante um único pregão. Estas operações costumam durar minutos ou até mesmo horas, mas são encerradas sempre no mesmo dia. Os riscos destas operações são bastante elevados, enquanto as chances de altos ganhos também são maiores na comparação com especulações de prazo maior.

Swing trade

Quem faz swing trades espera manter uma determinada posição em um ativo por dias ou mais tempo, podendo chegar a semanas, para obter boas rentabilidades a partir das movimentações dos preços dos ativos, caso das ações. Na comparação com o day trade, os riscos são um pouco menores nas operações nesta modalidade na bolsa de valores.

Especulação financeira com robôs traders

Aqui entra a utilização de robôs que executam estratégias e estão o tempo todo antenados no mercado. São configurados em servidores na nuvem e dotados de mecanismos avançados de investimentos. Ao optar por utilizar essas plataformas, o especulador precisa escolher bons robôs do mercado que estejam afinados aos seus objetivos dentro da especulação financeira. Ele também deve saber configurar corretamente a margem de ganho e risco tolerados.

IPOs

Aqui, compra-se ações de empresas que estão se lançando na bolsa de valores e vende-se em um momento padronizado, logo na estreia dela no mercado geral.

Especulação financeira e investimentos

O mercado de capitais é um sistema que distribui valores mobiliários com o intuito de prover liquidez aos diversos títulos existentes, de forma a potencializar o fluxo de capitais entre os diversos agentes econômicos. É formado por células como bolsas de valores, sociedades corretoras, bancos e outras instituições financeiras.

Na bolsa de valores se negociam ações de empresas com capital aberto (sociedades anônimas públicas ou privadas), entre outros valores mobiliários. Como já sabemos, uma ação equivale à menor fração do capital social de uma empresa. E, ao comprar uma ou mais ações, você está comprando parte da empresa, tornando-se sócio dela.

O fundo imobiliário nada mais é que um fundo que tem um ou mais empreendimentos imobiliários e conta com investidores pulverizados. Então, pessoas físicas com menor disponibilidade de aplicação podem obter renda através desse empreendimento e ter mais liquidez do que em um imóvel comum, caso do aluguel clássico, por exemplo. No investimento em Tesouro Direto, a operação consiste em um empréstimo que o governo faz com o mercado, que é composto de pessoas físicas, jurídicas e até mesmo de outros governos.

Sobre a Onze

A Onze é uma casa de investimentos que tem o propósito de gerir o patrimônio financeiro de longo prazo dos investidores. Para isso, oferece planos de previdência privada que investem em ativos diversos da economia brasileira. A Onze também oferece uma experiência digital personalizada e simples, de modo que o investidor tenha acesso a produtos financeiros exclusivos a taxas justas.