Saiba o que é FIC – Fundo de Investimento em Cotas

Por Redação Onze

FIC

O FIC é um tipo de investimento bem popular entre investidores que prezam por rentabilidade e diversificação. Por meio do FIC, é possível investir em vários produtos sem ter que comprar cada um separadamente.

Como funciona o FIC

Sempre há a burocracias envolvidas na criação de um fundo de cotas, em que o criador do fundo, a pessoa responsável por administrar e realizar sua manutenção, deverá respeitar algumas variáveis, como auditoria, gestão e investidores.

Quais são os tipos de Fundos e suas siglas

Além do FIC propriamente dito, existe também outros fundos de investimentos, cada qual com seu perfil. Antes de investir, é preciso conhecer cada sigla e ver qual se encaixa melhor em seus objetivos. Acompanhe:

FIA:

Fundos de Investimento em Ações. A carteira deve possuir, no mínimo, 67% desses ativos.

FIM:

Fundo de Investimento em Multimercado. Se trata de fundos que investem em diversas classes de ativos, e por isso são os mais flexíveis. Exemplos: investir em renda fixa e renda variável.

RF:

Fundos de Renda Fixa. A carteira deve contar com, no mínimo, 80% de ativos em renda fixa, enquanto os outros 20%, podem ser usados para ativos de alavancagem.

FI:

Fundo de Investimentos. Aqui, as organizações geralmente acrescentam o foco da aplicação. Por exemplo: FI DI é usado para fundo de investimentos que conta com o CDI como indexador.

CP:

Fundo de Investimentos de Curto Prazo, possui como principal objetivo os títulos públicos e de organizações com risco de crédito baixo. A carteira conta com prazo em torno de 60 dias.

REF:

Fundo Referenciado, sempre tem um índice econômico como referência. Exemplo: REF IPCA, quando tem o objetivo de render igual ou mais do que o IPCA. Nesse fundo, o gestor deve manter 95% da carteira atrelados ao indexador.

FC:

Fundos Cambiais, que contam com 80% dos ativos conjugados às moedas de outros países. Os FC atrelados ao Dólar Americano são os mais comuns.

Principal diferença entre Fundo de Investimentos, Fundos de Investimento em Cotas e Fundos de Fundos;

O Fundo de Investimentos investe recursos em ativos,      como títulos públicos, ações e operações cambiais, enquanto que o Fundo de Investimento em Cotas aplica até 95% dos recursos em cotas de outros fundos.

Por outro lado, os Fundos de Fundos investem em cotas de outros fundos de uma forma mais estratégica, levando em consideração o balanceamento da carteira e as metas que o próprio fundo planeja seguir.

Por que contratar um Fundo de Investimentos em Cotas?

Todos os perfis de investidores podem ser contemplados por algum tipo de Fundo de Investimentos em Cotas.

Por outro lado, quem pensa além, em investimentos para aposentadoria, por exemplo, pode optar pelos fundos de perfil mais “agressivo”, como é o caso das aplicações voltadas à renda fixa.

O que é FIC: Acompanhe tudo sobre investimentos e saiba qual o melhor para você

Agora que você sabe o que é FIC, pode acompanhar tudo sobre Fundo de Investimentos em Cotas e outros tipos de investimentos a longo prazo pelo site da Onze.

A Onze oferece conteúdos gratuitos com tudo o que você precisa saber sobre investimentos, vantagens e benefícios, além de contar com as melhores ferramentas para te ajudar a investir de forma assertiva e mais segura. Navegue pelo site para conhecer os conteúdos da Onze.