8 hábitos saudáveis para melhorar de vida e cuidar do bolso

Por Redação Onze

hábitos-saudáveis

Adotar hábitos saudáveis na vida financeira é fundamental para alcançar metas e melhorar a relação com o dinheiro. No entanto, não é fácil ter disciplina e seguir regras de planejamento, controle e investimentos, principalmente em um mundo que nos estimula a consumir e viver o presente acima de tudo.

No Brasil, 58% das pessoas não se dedica às próprias finanças, segundo pesquisa do SPC Brasil. Ou seja: ainda colocamos a saúde financeira em segundo plano, mesmo cientes de que as dívidas podem acabar com o bem-estar e comprometer nosso futuro.

Por isso, é preciso ir além das normas financeiras tradicionais e buscar hábitos que realmente consigamos aplicar a nossa rotina, melhorando a saúde financeira. É o que vamos ver nos seguintes tópicos:

  • Como ter hábitos saudáveis para a vida e para o bolso
  • 8 hábitos saudáveis para adotar na vida financeira
  • Importância de poupar para o futuro

Após a leitura, você terá ideias criativas para melhorar seus hábitos e conquistar a saúde financeira.

Como ter hábitos saudáveis para a vida e para o bolso

Quando pensamos em hábitos saudáveis na vida financeira, vêm à mente conselhos clássicos como reduzir os gastos, poupar dinheiro e evitar as dívidas. Na verdade, todos sabemos que essas ações são fundamentais para manter o controle do orçamento e ter uma boa relação com o dinheiro, mas nem sempre é fácil colocá-las em prática.

Afinal, somos seres complexos com vários desejos, anseios e aspirações. Se fosse tão simples seguir as regras da gestão financeira, ninguém estaria endividado ou teria problemas para conter os impulsos consumistas.

Por isso, temos que ir além da cartilha padrão e incorporar hábitos saudáveis que fazem sentido no dia a dia, nos motivam e nos inspiram a seguir em frente com as medidas de controle e planejamento financeiro. Assim, alcançar a saúde financeira deixa de ser uma meta burocrática e se torna parte essencial do nosso bem-estar.

8 hábitos saudáveis para adotar na sua vida financeira

Para adotar hábitos saudáveis na sua vida financeira, é importante mudar sua mentalidade e buscar formas motivadoras de cuidar do seu dinheiro. Confira algumas táticas criativas para isso.

1. Adote o “minuto do dinheiro”

Se você é do tipo que evita conferir o extrato bancário com medo da situação, está na hora de adotar hábitos saudáveis como o “minuto do dinheiro”: 60 segundos ao dia dedicados à conferência de seus saldos, últimas transações e progressos em direção às metas financeiras. A estratégia é recomendada por Alexa von Tobel, planejadora financeira e CEO do blog de finanças pessoais LearnVest.

Você pode fixar o minuto do dinheiro pela manhã, durante o almoço ou no fim do dia — o importante é seguir a agenda rigorosamente e adaptar o momento à sua rotina. Assim, você estará sempre atualizado sobre sua situação financeira e nunca mais será surpreendido, além de manter o controle sobre o orçamento e acompanhar os investimentos.

2. Crie um quadro visual com seus sonhos e metas

Um dos maiores problemas financeiros é não conseguir enxergar em longo prazo e acabar comprometendo sua renda com gastos imediatistas. Por isso é tão importante fazer planos de curto, médio e longo prazo, traçar suas metas e perseguir seus sonhos na vida financeira.

Melhor ainda é encontrar uma forma de visualizar esses planos e metas para se manter motivado. É aí que entra o quadro visual: uma representação dos seus objetivos de vida, prioridades, sonhos, ideias e quaisquer informações que você precise fixar diariamente. De acordo com a coach de bem-estar Elizabeth Rider, em contribuição ao Huffington Post, a visualização é um dos exercícios mentais mais poderosos.

Para ela, o quadro visual (físico ou digital) deve ser preenchido com imagens e conteúdos inspiradores que representam quem você quer se tornar, onde quer estar e o que deseja conquistar, por exemplo. Então, se você tem o sonho de fazer uma grande viagem, comprar um imóvel ou pagar uma pós-graduação, por exemplo, deve reunir imagens sobre esses objetivos e olhar para elas todos os dias — com certeza, você se sentirá mais motivado para seguir firme com o planejamento financeiro.

3. Prefira experiências a bens de consumo

Em relação aos hábitos saudáveis de consumo, a dica do educador financeiro Rafael Seabra, do blog Quero Ficar Rico, é gastar dinheiro com experiências em vez de bens de consumo. Ou seja: ao invés de focar os desejos de consumo em carros, roupas, jóias e outros itens tangíveis, vale mais a pena gastar com viagens, entretenimento e passeios ao ar livre, por exemplo.

Isso porque as experiências ficam na memória e proporcionam uma sensação de prazer e satisfação muito mais prolongada, enquanto os produtos são mais efêmeros. Logo, transferir os gastos de lazer para vivências — mantendo o limite do orçamento, é claro —  é mais recompensador para a mente e ajuda a controlar impulsos consumistas.

4. Compartilhe suas metas financeiras

Segundo uma pesquisa do professor de psicologia Dr. Gail Mathews, publicada em 2013 e usada como referência por vários especialistas em finanças, compartilhar suas metas financeiras e progresso semanal com um amigo ou parente aumenta em 33% as chances de sucesso.

A explicação é que nos sentimos mais engajados e comprometidos ao dividir uma meta financeira com uma pessoa de confiança, que passa a nos incentivar e, de certa forma, supervisionar nosso empenho. Então, vale a pena acrescentar essa tática aos seus hábitos saudáveis, que também serve para estreitar relacionamentos e melhorar a cumplicidade.

5. Leia um livro de finanças por ano

Investir em educação financeira é parte essencial dos hábitos saudáveis, pois o conhecimento é o melhor caminho para gerenciar suas finanças. Mas, com tantas demandas de aprendizagem na vida profissional e pessoal, nem sempre é fácil reservar algum tempo para estudar sobre gestão financeira.

Para avançar na sua formação sobre finanças, você pode se comprometer a ler pelo menos um livro sobre o assunto todo ano. Para começar, aposte nos clássicos, como Pai Rico, Pai Pobre (Editora Campus, 2000), Segredos da Mente Milionária (Sextante, 2013)  e Seu Futuro Financeiro (Gulf Professional, 1999).

6.  Pague suas contas sempre em dia

Pagar as contas em dia é um dos hábitos mais saudáveis que você pode adotar para  a sua vida financeira. Além de evitar multas e encargos desnecessários, você ainda constrói uma boa reputação no mercado e facilita seu acesso ao crédito — fora a paz de espírito de estar sempre honrando seus compromissos.

Uma motivação para isso é adotar o Cadastro Positivo, que tem inclusão automática no Brasil desde julho de 2019. Ele funciona como um banco de dados que reconhece os bons pagadores, ao contrário dos cadastros negativos do Serasa, SPC e Boa Vista.

Logo, se você mantiver suas contas em dia, receberá um bom score (nota de crédito) e terá mais facilidade em conseguir crédito no mercado, ser aprovado em contratos, conseguir financiamentos, etc. Por isso, vale a pena acompanhar seu Cadastro Positivo e se motivar com o aumento da pontuação — um ótimo estímulo para não perder nenhum prazo de vencimento.

7. Pague-se antes de tudo

“Pay yourself first”, ou pague-se primeiro, é um dos princípios essenciais dos hábitos saudáveis nas finanças. Esse tipo de mentalidade prioriza os investimentos em você mesmo antes de pagar qualquer outra conta.

Na prática, isso significa pagar a si mesmo assim que recebe seu salário, reservando um valor fixo para a previdência privada, reserva de emergência e outros investimentos. Só depois de separar essa quantia é que você pode pagar suas despesas do mês e pensar em outros gastos necessários.

O importante é fixar o “pague-se primeiro” para a vida e segui-lo com absoluta disciplina, mesmo que isso signifique passar por alguns períodos difíceis e resistir fortemente à tentação de recorrer às suas economias.

8. Mude sua relação com o dinheiro

A base dos hábitos saudáveis é ter uma boa relação com o dinheiro, que é tão importante quanto uma alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e um sono adequado. Na opinião do psicólogo financeiro Dr. Brad Klontz, em entrevista à PsychCentral, “saúde financeira significa ter uma relação consciente e positiva com o dinheiro, que traga satisfação em vez de estresse”.

O que determina se essa relação será saudável ou não são nossas escolhas e crenças sobre dinheiro, que são construídas desde a infância. Por exemplo, crescer com ideias negativas em relação ao dinheiro (“dinheiro não traz felicidade” ou “ganância é ruim”) pode levar à falta de planejamento e endividamento na vida adulta.

Por outro lado, uma educação financeira de qualidade estimula o uso consciente do dinheiro, o planejamento orçamentário e o hábito de investir.

No fim das contas, o importante é ver o dinheiro como um meio para alcançar objetivos, realizar sonhos e conquistar a liberdade, que também exige trabalho e dedicação para cumprir sua função. Do contrário, você pode acabar aprisionado em dívidas pela falta de controle e responsabilidade sobre um recurso tão essencial à vida.

Poupar para o futuro: um dos hábitos saudáveis mais importantes

Como vimos, boa parte dos hábitos saudáveis da vida financeira estão relacionados à poupança de recursos para o futuro. Basicamente, o objetivo de gastar sempre menos do que se ganha é ter dinheiro para investir e construir um patrimônio, pensando nos objetivos de longo prazo.

Uma das formas mais seguras e vantajosas de fazer isso é contratar um plano de previdência privada, que é o melhor investimento para garantir uma aposentadoria tranquila e realizar sonhos lá na frente. Diferentemente de outros fundos e produtos financeiros, a previdência privada é pensada para aplicações acima de 6 anos e possui carteiras diversificadas para cada perfil de investidor, buscando sempre a melhor rentabilidade em longo prazo com o menor risco possível.

Assim, um dos hábitos mais saudáveis para a vida financeira é ter seu plano de previdência privada sob medida e realizar aportes mensais. Dessa forma, você verá seu patrimônio crescer continuamente e terá uma renda garantida no futuro.