Como conseguir um investimento anjo para seu negócio?

Por Redação Onze

investimento anjo

Ter um investimento anjo para o seu negócio pode fazer toda a diferença. Isso porque eles permitem a capitalização e desenvolvimento da empresa, colaborando na aquisição de novos equipamentos, investimento em treinamentos e novas tecnologias. Além disso, há também a aquisição de experiência na gestão de empresas e ao nicho ao qual ela pertence.

Confira o artigo a seguir e entenda o que é um investimento anjo, como ele pode contribuir para a melhoria da sua empresa e quais as principais vantagens. Vamos lá?

O que é um investimento anjo?

Os primeiros investidores anjos apareceram nos Estados Unidos durante a década de 1920. No entanto, inicialmente eles estavam envolvidos exclusivamente com a produção de peças teatrais. Atualmente, por outro lado, um investidor anjo é aquele que, além de trazer dinheiro para a empresa, ainda contribui com conhecimento, experiência e construção de networking.

Como funciona um investimento anjo?

O investimento anjo é aquele feito por pessoas físicas, geralmente um ex-empresário bem sucedido, com muita experiência na área. Esses investidores anjo aplicam entre 5 e 10% do seu patrimônio nas empresas que eles consideram que terão um grande potencial de crescimento e de retorno financeiro.

Dito isso, fica mais fácil de entender porque as empresas que conseguem se beneficiar com o investimento anjo são as que estão começando, por isso eles são tão comuns no mundo das startups. Não apenas pelo capital que eles trazem, mas também porque podem auxiliar na gestão e ainda contribuir para a formação de uma boa rede de contatos.

De forma geral, a participação do investidor anjo dentro da empresa chega a ser muito semelhante a uma mentoria. Entretanto, é importante lembrar que quando um investimento anjo é feito, um dos objetivos finais é ter lucro. E esse lucro é obtido com o crescimento e o aumento do valor de mercado da empresa.

Vale também mencionar que a partir do momento em que as pequenas empresas começam a crescer, a economia também é movimentada, com geração de emprego e de renda.

Como está o mercado de investimento?

Por mais que o investimento anjo seja muito conhecido e praticado no cenário internacional, no Brasil ele ainda é considerado um processo relativamente novo. Entretanto, aos poucos a mudança de conceitos está acontecendo e entre os anos de 2017 e 2018, houve um aumento de 9% nesse tipo de investimento. O que é muito positivo, dada a situação econômica em que o país se encontrava durante o período.

E agora, com a queda das taxas de juros, a tendência é que o investimento anjo cresça ainda mais. Isso porque, quem tem dinheiro aplicado em renda fixa passará a procurar soluções mais rentáveis de investimento, migrando para os ativos de renda variável. E uma das opções para conseguir fazer a diversificação da carteira é através do investimento anjo.

Outra forma de incentivo veio em 2016, através da publicação da lei complementar 155/2016. Ela afirma que o investidor anjo não pode ser considerado como um sócio, portanto ele não teria responsabilidade sobre as dívidas da empresa.

Além disso, o aporte feito nas organizações não é considerado como capital social e, portanto, não é contabilizado na hora de fazer o enquadramento da empresa.

Com essas mudanças, o crescimento de investimento anjo deve aumentar nos próximos anos.

Como um investidor anjo pode contribuir com uma empresa?

Conforme dissemos, a contribuição do investidor anjo em uma empresa vai além do simples aporte de capital. Ele também irá participar ativamente da gestão da empresa.

Por isso, é fundamental que o investidor tenha uma boa experiência na área de atuação do negócio em que pretende fazer a injeção de dinheiro. Afinal de contas, o intuito desse investimento é justamente alavancar e desenvolver um negócio.

Mas não é apenas a empresa ou startup que recebe o dinheiro que apresenta usufrui das vantagens e benefícios desse tipo de investimento. Ou seja, os empresários que optam por colocar o seu capital em investimentos anjo também se beneficiam. Veja a seguir quais são as principais vantagens de realizar esse tipo de aporte financeiro:

Diversificação dos investimentos

Quem é investidor sabe que diversificar a carteira de investimento é primordial. Ou seja, o seu capital deve estar aplicado em diferentes ativos, divididos entre renda fixa e títulos de renda variável.

A distribuição dos investimentos deve ser feita conforme o seu perfil de investidor e as suas metas de rentabilidade. Aliás, para quem busca por alternativas em renda variável, se tornar um investidor anjo pode ser um bom negócio.

Por mais arriscado que esse investimento possa ser – já que as empresas são novas e ainda sem nome no mercado -, uma vez que a empresa comece a crescer e a valorizar, a lucratividade poderá ser bastante alta, podendo chegar a até 50 vezes do que foi investido. Claro que esse retorno deve ser sempre esperado a médio e longo prazo, já que não há rentabilidade tão alta em curto prazo.

Fazer parte de projeto inovadores

A possibilidade de participar ativamente de empresas que estão iniciando projetos totalmente novos e com ideias inovadoras, é o que atrai muitos investidores anjos. Isso porque, nesse tipo de investimento, há a participação ativa do investidor, dando conselhos e auxiliando a traçar estratégias de negócios.

É por este motivo que as startups recebem uma atenção especial dos empresários interessados em investimento anjo.

Alinhar investimento e propósito

Por mais que as chances de ter uma excelente lucratividade sejam altas, esse não é o único motivo que atrai os investidores experientes. Além da busca por bons retornos financeiros, os investidores anjos também  procuram alinhar um propósito pessoal, ou até mesmo algum sonho, com a possibilidade de ganhos.

Isso quer dizer que eles também estão em busca de realização pessoal. Principalmente pelo fato de que, em um investimento anjo, o investidor irá participar ativamente da gestão da empresa. Portanto, essa pode ser uma excelente forma de começar a atuar em um mercado diferente daquele que ele já atua.

Continue acompanhando o blog da Onze Investimento para mais dicas de como investir melhor o seu dinheiro e como diversificar a sua carteira.