Qual o melhor investimento para juntar dinheiro?

Por Redação Onze

melhor investimento

Casamento, filhos, gastos mensais, prestações, roupas, supermercado…. Ufa! É tanto boleto que você não sabe se vai dar conta no fim do mês, não é mesmo? Pensar em juntar dinheiro para aquele projeto então… parece um sonho distante. Pois vamos trazer esse sonho mais para perto e começar agora a tornar seu desejo realidade. Leia este artigo até o fim e pare para pensar. Nada é impossível para quem tem planejamento e foco.

Não importa qual seja o seu grande projeto de vida… comprar aquele apartamento para a sua família? Viajar? Tirar um ano sabático? O importante é que, seja ele qual for, você vai precisar de dinheiro. E, para isso, é preciso determinação, mudar algumas atitudes e obter algum conhecimento sobre investimentos. E, claro, investir. Abaixo, apresentaremos algumas dicas de como juntar dinheiro e algumas possibilidades de investimento.

Dicas para juntar dinheiro

Defina seu objetivo

É muito importante ter um objetivo bem definido, como, por exemplo: “quero fazer uma viagem para a Europa com a minha família daqui a cinco anos”, ou “quero comprar um apartamento de 4 quartos no bairro tal”. Escreva esse objetivo. Não o perca de vista. É isso que o dará força para abdicar de determinados gastos extras no meio do caminho.

 

Coloque seus gastos na ponta do lápis

Antes de mais nada, faça um raio-x da sua vida financeira. Quanto, como e no que você gasta? Faça uma planilha com todos os seus gastos fixos: luz, água, gás, condomínio, aluguel, internet, escola dos filhos, etc. Não se esqueça de nada. Essa etapa é muito importante.

 

Identifique no que você pode economizar

Não se prenda a supérfluos. Se você tiver filhos, esposa, marido, junte todos e tenha uma conversa franca. Afinal, o ganho futuro será para todos, assim como os cortes no presente. Deixe tudo muito claro, principalmente para você. Lembre-se: pequenos sacrifícios agora trarão uma grande recompensa daqui a um tempo.

 

Aumente sua renda

Quanto mais dinheiro investido, mais rentabilidade você terá e mais cedo atingirá o seu objetivo. Portanto, pense em uma troca de emprego, um pedido de aumento, um trabalho extra nas horas vagas… O importante é ter a possibilidade de conseguir mais dinheiro para investir.

 

Livre-se do cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das grandes dívidas do brasileiro. A facilidade de parcelamento de compras leva as pessoas a gastarem muito mais do que deveriam e se endividarem. Vale lembrar que os juros do cartão de crédito são uns dos mais altos do mercado. Compras, somente à vista!

 

Faça cursos de educação financeira

Para que você aprenda cada vez mais como juntar dinheiro, aposte em cursos (gratuitos!) de educação financeira. A própria CVM – Comissão de Valores Mobiliários – oferece vários. É só acessar, cadastrar-se e aprender.

 

Não perca o foco

Juntar dinheiro é como fazer dieta. Pequenos deslizes podem impactar todo o projeto. No entanto, se em um mês você não conseguiu juntar o que prometeu, não desista! Continue no próximo mês e não recaia no erro.

 

Economizei. E agora, onde investir?

Primeira dica: esqueça a poupança. O rendimento da poupança é tão baixo que você pode inclusive perder poder de compra. É um investimento muito simples e disponível, mas não vai lhe ajudar a conquistar seu projeto. O ideal é procurar um consultor de investimentos, em uma corretora, como a Onze. Bancos também são uma opção, mas essas instituições geralmente contam com taxas mais altas e profissionais que irão lhe oferecer opções mais rentáveis para os bancos, e não para você.

Como você tem um objetivo bem definido, converse com seu consultor, e ele irá indicar um leque de opções para você, explicando taxas, risco e retorno. O mais indicado é montar uma carteira de investimentos bem diversificada, com alguns títulos de renda variável e outros de renda fixa. Combinar Tesouro Direto, por exemplo, o investimento considerado hoje o mais seguro no Brasil, com algum CDB que pague acima de 100% do CDI, e ações pode ser interessante.

Outra opção é investir em previdência privada, se o seu objetivo puder esperar um pouco mais, e retirar o dinheiro de uma vez só. A previdência privada oferece também a possibilidade de diversificação, sendo basicamente um fundo de investimentos.

Se quiser entender melhor como cada investimento funciona, leia o post “Saiba onde investir o seu dinheiro”.

 

A Onze pode ajudar!

Na Onze, nós contamos com profissionais qualificados para ajudá-lo nessa empreitada. Avaliamos o seu perfil de investidor e sugerimos algumas opções, além de tomar conta dos seus investimentos (e inclusive realocar sua carteira) ao longo do tempo. Entre em contato conosco e comece já a juntar dinheiro para realizar o seu sonho!