O que é IPO? Tire todas as suas dúvidas

Por Redação Onze

IPO

IPO, ou Initial Public Offering, é uma sigla que tem ganhado muito espaço no mercado financeiro e de investimentos. Entenda o que ela significa e veja as vantagens e desvantagens que pode apresentar para empresas e investidores.

O que é IPO?

Traduzindo o termo ao pé da letra, Initial Public Offering é a oferta pública inicial e ela é exatamente o que a sigla sugere, uma abertura de ações de uma empresa para as primeiras negociações. A partir do momento que empresas abrem seu capital, investidores podem comprar parcelas de suas ações e participar de lucros.

Cada um desses investidores se torna, em certa medida, dono da empresa e recebem seus lucros, participam das decisões e podem negociar partes na sociedade da companhia na Bolsa, sempre dentro da proporção das ações que ele possui. A empresa deixa de ser privada para ser uma Sociedade Anônima de capital aberto.

Vantagens e desvantagens do IPO

Empresas que abrem venda de ações, geralmente, o fazem para captar recursos e investir no crescimento do negócio. Esse crescimento acaba significando lucratividade, tanto para a empresa quanto para o investidor.

Investir na Bolsa de Valores não é simples e exige atenção, como mostramos no texto sobre como investir na Bolsa de Valores. Existem diversas vantagens e desvantagens para serem analisadas.

Vantagens e desvantagens para o investidor

Investir é ter chances de novos ganhos com uma empresa que apresente potencial de mercado. Além dessa vantagem, esse investimento pode:

  • Expandir e diversificar seu portfólio;
  • Comprar com preços baixos as ações, com possibilidade de vender com preços mais altos quando o negócio crescer;
  • Rápido aumento no valor dos ativos negociados;
  • Transparência e ética na prestação de contas do seu investimento.

A única desvantagem que se aponta para o investidor é a mesma de qualquer investimento na Bolsa: os riscos. Os preços das ações são imprevisíveis e, com a mesma facilidade que você faz dinheiro, da mesma forma você pode perdê-lo.

Vantagens e desvantagens para empresas

Como já mencionamos, a abertura da venda de ações permite que a empresa capte recursos para investir em seu crescimento. Essa é a maior vantagem para empresas que decidem pelo IPO. O investimento de capital permite:

  • expandir os negócios para outras regiões ou internacionalmente;
  • desenvolver novos produtos e serviços;
  • aumentar a liquidez do patrimônio corporativo;
  • facilitar a obtenção de crédito;
  • contar com a proteção de órgãos reguladores competentes.

Como desvantagens, temos a burocracia enfrentada no momento de abrir seu capital, processo de grande complexidade e altos custos. Além disso, à medida que novos acionistas se unem ao negócio, os donos originais perdem um pouco de sua liberdade, devendo justificar as decisões para um conselho administrativo e demais acionistas.

Investimento é na Onze

Pensando em adquirir ações? Que tal conhecer melhor o mercado de ações e as possibilidades de investimentos que a Onze oferece além da IPO?

A casa de investimentos Onze Invest pode ser o diferencial para aumentar seu patrimônio financeiro com baixas taxas e excelente retorno. Acesse o site e confira!