LinkedIn para empresas: as melhores estratégias e oportunidades da plataforma

Por Redação Onze

LinkedIn-para-empresas

Se cada profissional tem o seu próprio perfil, o LinkedIn para empresas é a forma de conectar as duas pontas e gerar novas oportunidades.

Afinal, a rede social não seria a mesma sem a presença das marcas para compartilhar novidades, anunciar vagas, atrair talentos e produzir conteúdo de qualidade.

A sua empresa já faz parte desse universo? Neste artigo, separamos dicas sobre como aproveitar o melhor da rede social para o seu negócio.

Siga acompanhando!

O que é LinkedIn para empresas?

O LinkedIn é uma rede social de caráter corporativo e mais profissional. Ou seja, o relacionamento entre pessoas e também com marcas se dá mais pelo compartilhamento de conteúdos e notícias relacionados ao mercado do trabalho.

Na versão para acesso das empresas, o perfil é substituído por uma página. A lógica é semelhante à utilizada no Facebook.

Para criar a página de um negócio, não há muito mistério: basta acessar uma conta pessoal e, na aba “Soluções”, escolher a opção “Crie uma LinkedIn Page”. A partir daí, todo o processo é bastante intuitivo e orientado, o que permite a você ter acesso fácil às oportunidades do LinkedIn para empresas.

Para que serve o LinkedIn para empresas?

Depois de criada, a sua página no LinkedIn vai ser um espaço institucional de conexão com o universo corporativo. O principal objetivo é fortalecer a marca e mostrar o que ela oferece de melhor.

Se no Facebook ou no Instagram o foco seria promover o produto em si, no LinkedIn para empresas é possível mostrar o processo criativo e falar sobre estratégias, por exemplo.

Sabe aquelas marcas que você admira e fica sempre de olho? Pois é, estamos falando sobre mostrar a relevância do seu negócio para o mercado e também em uma oportunidade para construir parcerias com outras empresas.

É por isso que uma página bem elaborada pode, ainda, se transformar em oportunidade para atrair novos clientes.

Como usar o LinkedIn para empresas?

Ao longo dos últimos anos, o LinkedIn tem investido em soluções cada vez mais completas para atrair as empresas. Não por acaso, são inúmeras as possibilidades de uso da rede social, que devem ser analisadas de acordo com as estratégias e os objetivos do negócio.

A seguir, veja quais são algumas das principais opções. Vale ressaltar, no entanto, que uma não exclui a outra. O mais comum, inclusive, é que várias delas sejam utilizadas em conjunto.

Divulgar a sua marca

Especialmente para empresas B2B – ainda que não apenas para elas -, o LinkedIn para empresas é uma chance de divulgar e fortalecer a marca. Ou seja, é um espaço para reforçar valores, trabalhar conceitos centrais e destacar o lado institucional.

Compartilhar projetos e cases

Claro, a empresa não vai simplesmente entregar toda a sua estratégia para que qualquer um possa copiar. O intuito aqui é falar sobre cases de sucesso da organização e projetos que estão em andamento ou acabaram de ser lançados.

Em resumo, é uma chance para mostrar aquilo que é construído no dia a dia e que se transforma nos produtos, serviços e ações vistos no mercado.

Recrutar novos talentos

Um uso cada vez mais adotado do LinkedIn para empresas é o recrutamento. Afinal, a rede é voltada para carreiras e reúne profissionais que estão em busca de novas oportunidades.

Há recursos gratuitos e outros pagos, como o LinkedIn Jobs. Com ele, é possível procurar o candidato ideal para uma vaga de forma ativa, sem esperar que ele se apresente para ela.

Produzir conteúdo

Aqui entram artigos produzidos por gestores, gráficos de crescimento, vídeos institucionais, textos sobre a área de atuação da marca e mais.

As possibilidades e os formatos são inúmeros, mas o importante mesmo é entender a relevância do conteúdo preparado para o público que segue a sua página ou que você gostaria de atingir.

Cinco dicas para sua empresa no LinkedIn

A sua marca está pronta para começar a utilizar o LinkedIn para empresas? A seguir, separamos cinco dicas que vão ajudar no processo e tornar a estratégia mais assertiva e alinhada com os seus objetivos.

1. Saiba descrever o seu negócio com precisão

Não precisa ser uma descrição longa, mas pense que ela vai ser uma das primeiras informações visualizadas na página. Pode ser um verdadeiro manifesto sobre quem é a empresa, como ela se posiciona no mercado e quais são os seus diferenciais.

2. Crie ou participe de grupos

Para aumentar o engajamento e se aproximar de profissionais e empresas relevantes para o seu negócio, não deixe de participar de grupos relacionados com a sua área de atuação. Caso tenha alguma ideia específica, pode até mesmo criar um novo grupo.

3. Preencha o maior número de campos possível

Além de garantir uma página mais completa para quem visualiza, essa prática melhora as suas chances de aparecer em buscas internas.

4. Tenha um cronograma de postagens

Sabe aquele cronograma de postagens para o Instagram? Ele também deve ser criado para o LinkedIn. O objetivo é evitar que a rede só seja abastecida de tempos em tempos ou para compartilhar materiais já postados em outras redes.

Lembre-se que cada plataforma é única e deve ser pensada individualmente.

5. Valorize quem ajuda a construir a sua empresa

Ao elaborar a estratégia de uso da rede social, não deixe de pensar nos funcionários. Eles podem escrever conteúdos incríveis sobre as experiências vividas, as soluções criadas ou mesmo sobre porque escolheram a sua empresa para trabalhar.

Tudo isso reforça o lado humano da marca e ajuda a criar uma sensação de pertencimento que gera impactos diretos na produtividade. Além disso, pode ser uma oportunidade para atrair talentos.

Quer ver mais conteúdos sobre gestão e bem-estar dos funcionários? Aproveite para explorar o blog da Onze e conhecer as nossas soluções em previdência privada corporativa.