Quais os melhores indicadores para investir dinheiro

Por admin

melhores indicadores para investir dinheiro

O crescimento significativo no número de pessoas que investem em renda variável no país deve chegar a 2 milhões de investidores até 2020 —, demonstra que investir tem se tornado uma alternativa cada vez mais acessível para quem deseja alcançar maiores rentabilidades. Para perder de vez o receio e se tornar um expert, é preciso identificar os melhores indicadores para investir.

É importante que todo investidor conheça os principais indicadores para acompanhar seus investimentos e entender como eles interferem diretamente nos lucros e prejuízos. Assim como, identificar que tipos de investimentos deve ou não fazer, levando em consideração seus objetivos financeiros e cenário econômico.

Conhecer e acompanhar os indicadores do mercado para investir minimiza os riscos de prejuízos e aumenta os lucros, gerando maior assertividade para os investimentos a longo prazo. Por meio da análise técnica é possível observar o comportamento do mercado financeiro e a variação dos preços de ativos na Bolsa de Valores através de gráficos que apresentam tendências e padrões, prática essencial para nortear a escolha de ações e direcionar os investimentos.

Saiba quais são os melhores indicadores para investir

Acompanhar os principais indicadores de mercado auxilia investidores a encontrarem as melhores opções de investimentos, assim como avaliarem os riscos, as vantagens, os custos envolvidos e as possibilidades de ganho a curto, médio e longo prazos.

Listamos a seguir os melhores indicadores para investir, bem como vantagens e desvantagens em acompanhar e avaliar cada um deles.

Confira a lista dos melhores indicadores para investir

Valor de mercado

O indicador de valor de mercado determina quanto vale uma empresa. Ao utilizar esse indicador é possível avaliar o valor de mercado de determinada empresa em comparação com empresas do mesmo segmento de atuação.

Para encontrar o valor de mercado da empresa que deseja investir, basta efetuar o seguinte cálculo:

Valor de mercado = Valor de uma ação x Número de ações emitidas

Para conseguir avaliar se o resultado do cálculo é satisfatório, é recomendado fazer um comparativo do Valor de Mercado da empresa que está sendo avaliada com o Valor de Mercado de outras organizações do mesmo setor.

Pelo fato deste indicador não considerar as dívidas da empresa, não é possível avaliar o risco financeiro oferecido por uma organização, se o indicador for avaliado individualmente. No entanto, o indicador é bastante útil para investidores de longo prazo que definem como filtro um tamanho mínimo da empresa em que queiram investir.

Preço sobre o Lucro (P/L)

Preço sobre Lucro é um dos indicadores para investir mais utilizados no mercado de ações. O indicador permite ao investidor avaliar se uma determinada ação está mais cara ou mais barata em comparação com outra empresa do mesmo segmento de atuação. Quanto menor o P/L, mais atrativas estão as ações. Por outro lado, quanto maior o P/L, mais cara estão as ações da empresa.

Para identificar o índice P/L é preciso dividir o preço atual da ação pelo lucro por ação, conforme cálculo abaixo:

Índice P/L = Cotação da Ação / Lucro Por Ação

A vantagem é que através deste indicador é possível avaliar em quantos anos o investidor irá recuperar o valor aplicado por meio dos lucros. A desvantagem é que não é recomendado utilizar este indicador para avaliar empresas de setores diferentes.

Enterprise Value (EV)

O indicador Enterprise Value (EV) possibilita predizer o valor teórico de quanto uma determinada empresa valeria ao ser vendida. Esse índice considera tanto os ativos, quanto os passivos da empresa. Confira como calcular o EV de uma empresa:

Multiplique o preço da ação pelo número total de ações circulantes.

O indicador Enterprise Value possibilita que o investidor tenha uma noção mais completa do valor do negócio. Ainda sim, é recomendado fazer um comparativo do índice Enterprise Value entre empresas do mesmo setor para obter um resultado mais efetivo.

Liquidez Corrente

A liquidez corrente mostra a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações de curto prazo, ou seja, quanto maior for a liquidez corrente de uma empresa, maior a possibilidade de passar por momentos de instabilidade sem deixar de honrar com seus compromissos.

O cálculo para acompanhar este indicador é realizado da seguinte forma:

Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante

O ideal é que o valor do cálculo do indicador de liquidez corrente seja maior que 1. No entanto, esse resultado vai depender do segmento em que a empresa atua. Para obter um resultado seguro, o mais recomendado é comparar o índice de liquidez corrente de determinada empresa com suas principais concorrentes. Assim, o investidor poderá realizar uma análise mais efetiva.

Agora que você já conhece os melhores indicadores para investir dinheiro, acesse o site da Onze Investimentos e confira outros conteúdos do nosso blog para saber como a empresa pode te ajudar a gerir seu patrimônio e encontrar as melhores oportunidades no mercado financeiro.