7 pilares da gestão de pessoas que toda empresa deve implementar

Por Redação Onze

pilares da gestão de pessoas

Não há dúvida de que os colaboradores são os ativos mais valiosos das empresas. “As pessoas são fonte verdadeira de vantagem competitiva”, escrevem Eduardo Davel e Sylvia Constant Vergara em Gestão com pessoas e subjetividade (Editora Atlas, 2001).

Uma boa gestão de pessoas tem o poder de humanizar as relações nas empresas e mobilizar os colaboradores em prol do seu pleno potencial. Muito além das rotinas do antigo departamento pessoal, essa área é responsável por selecionar, engajar, inspirar e desenvolver talentos essenciais para o sucesso da empresa.

Para ajudar na sua missão de gerenciar essa vantagem competitiva, preparamos um guia com os principais pilares da gestão estratégica de pessoas.

A seguir, vamos revelar a diferença entre RH, gestão de talentos e gestão de pessoas, explicar com números a importância da organização orientada aos colaboradores e mostrar o tipo de recompensa que você pode oferecer para quem dedica tempo, esforço e conhecimento aos propósitos da sua empresa.

O que é gestão de pessoas

Gestão de pessoas é um conjunto de práticas e estratégias que permite mobilizar talentos e competências na empresa a fim de impulsionar a produtividade e o desenvolvimento profissional. Em outras palavras: é a ciência de gerenciar pessoas para que alcancem seu potencial máximo, atinjam suas metas e permaneçam engajadas no trabalho.

Para isso, a área de gestão de pessoas atua nas frentes de aquisição de talentos, treinamento e desenvolvimento (T&D), retenção de talentos, recompensas e avaliação de desempenho. Logo, sua função é cuidar de todos os aspectos que integram os colaboradores à empresa e determinam sua contribuição com o negócio, buscando as melhores soluções em capacitação, engajamento e participação.

São objetivos da gestão de pessoas:

  • Garantir que os talentos certos estejam na posição adequada e possam desenvolver todo o seu potencial
  • Proporcionar mobilidade e flexibilidade para os colaboradores
  • Desenvolver lideranças
  • Alinhar as metas profissionais dos colaboradores com os objetivos do negócio
  • Mapear necessidades das equipes e orientar o treinamento e desenvolvimento de acordo com as competências-chave da organização
  • Acompanhar os níveis de engajamento e motivação
  • Tornar o ambiente de trabalho mais humano e cuidar de aspectos comportamentais e emocionais dos colaboradores
  • Cuidar para que os feedbacks sejam produtivos e a avaliação de desempenho eficiente
  • Garantir compensações justas e incentivos adequados
  • Construir uma cultura organizacional sólida e priorizar o fit cultural na aquisição de talentos
  • Melhorar a comunicação interna, mediar conflitos e promover a escuta ativa na empresa.

Qual a diferença entre RH, gestão de pessoas e gestão de talentos?

A gestão de pessoas é uma subárea do RH que foca nos aspectos humanos e comportamentais, enquanto o departamento de recursos humanos abrange as funções mais técnicas de recrutamento e seleção, políticas de compensação, plano de cargos e salários, segurança no trabalho, entre outras. Há ainda o departamento pessoal, que cuida das rotinas burocráticas como folha de pagamento, banco de horas e controle de ponto.

Para o consultor e influenciador global de RH Josh Bersin, a gestão de pessoas substituiu a gestão de talentos por ser um conceito mais holístico e abrangente. Em suas palavras: “Na gestão de talentos, nós focamos na integração das práticas de RH durante o ciclo de vida do colaborador. Na gestão de pessoas, nós focamos em fazer os colaboradores felizes, proporcionando uma experiência altamente engajante e prazerosa, e dando a eles ferramentas que facilitam seu trabalho (e não apenas o trabalho do RH).”

Gestão de pessoas como competência da liderança

É importante ressaltar que a gestão de pessoas não é apenas uma parte do RH ou responsabilidade exclusiva do gestor de pessoas, mas também uma competência essencial aos líderes modernos. Afinal, é uma das atividades principais do gestor, que deve ser capaz de guiar, orientar, motivar e influenciar os colaboradores para alcançar os objetivos da empresa.

Hoje, especialmente, o líder alinhado às tendências precisa agir como um coach da equipe e possuir as seguintes habilidades de gestão de pessoas, segundo um relatório da Gallup:

  • Motivar cada colaborador e engajar a equipe com uma visão e missão estimulantes
  • Criar uma cultura de responsabilização mútua
  • Tomar decisões baseadas em performance e potencial
  • Estreitar relacionamentos e construir confiança por meio do diálogo aberto e transparência
  • Superar resistências e mediar conflitos.

Por que a gestão de pessoas é essencial

A gestão de pessoas funciona como uma ponte entre a empresa e o colaborador, colocando seus objetivos e valores em sintonia para promover o crescimento mútuo. Seu papel é garantir profissionais bem treinados, equipados e engajados, dispostos a se dedicar à empresa e motivados para avançar na carreira.

Com as profundas mudanças nas relações de trabalho, a gestão de pessoas vem ganhando protagonismo nas empresas, pois nunca foi tão urgente cuidar do capital humano para garantir vantagem competitiva. Definitivamente, as pessoas se tornaram os ativos mais valiosos das organizações — e não mais simples funcionários que podem ser substituídos.

Prova disso é que as empresas com colaboradores engajados alcançam níveis 21% maiores de lucratividade, conforme dados de 2018 da Gallup. No entanto, a situação é preocupante: 85% dos profissionais ao redor do mundo não se sentem motivados no trabalho ou estão insatisfeitos, segundo o relatório Global Human Capital Trends 2019, publicado pela Deloitte.

Na pesquisa realizada pela consultoria com empresas do mundo todo, 50% dos respondentes afirmaram que a principal causa do turnover é a “dificuldade em aprender e crescer na empresa”, e que é mais fácil para seus colaboradores procurar um novo emprego do que tentar progredir na organização. Além disso, há outros dados que confirmam a necessidade da gestão de pessoas:

  • 84% das empresas consideram a experiência do colaborador primordial
  • Apenas 11% acreditam que as recompensas dos colaboradores estão alinhadas aos objetivos do negócio
  • 86% afirmam que a empresa precisa mudar seus métodos de treinamento e desenvolvimento para se adaptar às novas demandas
  • 80% acreditam que os novos líderes precisam de habilidades inéditas para lidar com os talentos atuais.

Ou seja: há muito trabalho pela frente para a gestão de pessoas, e as empresas que quiserem permanecer competitivas precisam dar atenção especial ao seu capital humano.

7 pilares da gestão de pessoas que toda empresa deve implementar

Depois de contextualizar a gestão de pessoas, podemos prosseguir para os principais pilares que sustentam essa disciplina organizacional. Veja como implementá-los na sua empresa:

1. Engajamento

Ficou claro que o engajamento é um dos pilares mais importantes da gestão de pessoas, pois a motivação é o combustível que move os talentos para alcançar resultados extraordinários. Para manter os colaboradores engajados, a empresa deve:

  • Entender as necessidades de seus colaboradores, usando ferramentas como pesquisas de satisfação e entrevistas, e adaptar os incentivos e recompensas a essas preferências
  • Deixar claras as metas de cada profissional e o impacto de seu trabalho no sucesso da organização
  • Promover a diversidade e inclusão, reconhecendo a importância de equipes plurais e oportunidades iguais.

2. Comunicação

A comunicação é outro pilar que sustenta a gestão de pessoas, pois garante o acesso à informação e a colaboração contínua entre as equipes. Além de criar uma cultura de diálogo aberto, é importante que a empresa adote tecnologias como redes sociais corporativas, softwares colaborativos, aplicativos de mensagens e outras ferramentas que facilitam a integração entre pessoas.

De acordo com uma pesquisa da McKinsey, de 2019, as empresas que conseguem manter seus colaboradores conectados e em diálogo constante têm um aumento de produtividade entre 20% e 25%.

3. Desenvolvimento de talentos

O treinamento e desenvolvimento de talentos é fundamental para promover o aprendizado dos colaboradores, ampliar competências e oferecer oportunidades de crescimento na empresa. Segundo um estudo da ClearCompany, publicada na HR Exchange Network, 68% dos colaboradores consideram o T&D a política mais importante da gestão de pessoas.

4. Aquisição e retenção de talentos

As estratégias de aquisição e retenção de talentos também estão no escopo da gestão de pessoas, que tem a responsabilidade de selecionar os profissionais mais compatíveis com  cultura e objetivos da organização — além de garantir que eles permaneçam na empresa. No cenário atual de guerra por talentos no mercado, é ainda mais importante garantir a atratividade da empresa para o profissional e reduzir o índice de turnover.

5. Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é um pilar crítico da gestão de pessoas, pois conecta as estratégias de mensuração de performance, desenvolvimento, promoções e recompensas. Além de garantir o feedback produtivo e contínuo aos colaboradores, a empresa deve vincular as recompensas e planos de carreira à performance e potencial de cada um, com total transparência.

6. Recompensa e Reconhecimento

A recompensa e reconhecimento estão diretamente ligados ao engajamento e abrangem políticas de RH, salários, benefícios, programas de incentivo e outras formas de retribuir e motivar os colaboradores. Muito além de um salário justo, os profissionais de hoje querem trabalhar com propósito, ser reconhecidos por seus gestores e ter oportunidades de crescer.

Segundo o estudo 2018 Global Talent Trends, da Mercer, estas são algumas das prioridades dos colaboradores atuais:

  • Horários flexíveis e possibilidades de home office para facilitar a conciliação entre vida pessoal e profissional
  • Compromisso da empresa com a saúde (física, mental, emocional e financeira) do colaborador e programas de bem-estar
  • Propósito e valores inspiradores que dão significado ao trabalho diário.

7. Liderança

Por fim, desenvolver lideranças capazes de inspirar pessoas é o pilar que garante os planos sucessórios da empresa e a torna atrativa para os profissionais. De acordo com uma pesquisa da Gartner, de 2020, uma das três prioridades atuais dos líderes de gestão de pessoas é “fortalecer as lideranças atuais e futuras da organização”.

Onze: previdência privada como recompensa

No pilar de recompensas da gestão de pessoas, poucas soluções são tão efetivas para motivar seus colaboradores do que mostrar o compromisso da empresa com sua saúde financeira e construção de futuros.

Com os planos de previdência corporativa da Onze, você inclui um investimento de longo prazo nos benefícios da organização e ajuda seus funcionários a poupar para uma aposentadoria tranquila, além de contribuir com sua educação financeira.

Assim, você eleva sua gestão de pessoas a um novo patamar e constrói relacionamentos duradouros com seus talentos — recebendo em troca sua produtividade e lealdade.