Planejamento estratégico de RH: como ele ajuda a empresa

Por Redação Onze

rh

Como vai o andamento do planejamento estratégico de RH da sua empresa? Em muitos negócios, o assunto ainda é uma novidade que pouco tem a ver com o dia a dia.

No entanto, especialmente em momentos de crise, nos quais os problemas só parecem aumentar, é comum lembrar-se do conceito e pensar em como ele pode ser útil para seus resultados.

Para quem deseja parar de atuar apagando incêndios e começar a agir de maneira proativa, vale seguir na leitura. Acompanhe!

Planejamento estratégico de RH: o que é?

O planejamento estratégico de RH pode ser definido como necessidades da empresa em relação ao seu capital humano e, a partir disso, o setor deve traçar metas e estratégias. Ele tem tudo a ver, inclusive, com o novo papel desempenhado pela área de recursos humanos nas organizações.

De forma simplificada, isso significa a transição de uma postura reativa para outra que antecipa as mudanças e aproveita as oportunidades que elas trazem consigo.

Assim, não se trata mais apenas de uma alternativa para melhorar a gestão mas, sim, de uma necessidade para empresas que desejam crescer de modo organizado e sustentado.

Para que serve um planejamento estratégico de RH?

Para crescer, toda empresa precisa ter metas muito bem definidas. O sucesso de cada uma delas depende do trabalho realizado diariamente pelos gestores e colaboradores.

A função do planejamento estratégico de RH é justamente funcionar como uma parte desse todo. Ele vai ser o responsável por definir e permitir que sejam colocadas em prática as ações específicas do setor que vão impactar no sucesso dos objetivos projetados pela empresa.

Um ponto essencial de contar com um planejamento é não deixar que os processos burocráticos do dia a dia tirem o foco por completo das questões estratégicas do negócio.

Quais são os benefícios do plano estratégico de RH?

Para entender melhor do que estamos falando, basta olhar para a lista de razões positivas para apostar no desenvolvimento de um plano estratégico de RH:

  • Facilita a atuação da equipe de RH, que trabalha mais focada
  • Aumenta a satisfação dos colaboradores, que percebem a existência de um modelo organizado de ação
  • Permite desenvolver soluções para os principais problemas vividos pelo RH
  • Alavanca o desenvolvimento organizacional
  • Cria estratégias e metodologias para avaliação de desempenho
  • Melhora a eficiência do uso dos recursos.

Como fazer um planejamento estratégico de RH?

Um planejamento estratégico na área de RH não é diferente, em termos de etapas, daquele realizado por qualquer outra área.  O importante é fazer as adaptações necessárias para a realidade da sua empresa e do próprio setor.

Confira as dicas e etapas desse processo:

Identifique necessidades

Tudo começa por identificar quais são as necessidades do negócio. Se a empresa já tiver esses itens mapeados, o trabalho fica mais fácil. O próximo passo é entender quais delas estão direta ou indiretamente ligadas ao RH e como poderiam ser supridas.

Faça um monitoramento do mercado

Entender os movimentos e previsões do mercado, assim como as ações adotadas pela concorrência, é outra etapa importante do processo de construção do planejamento. Você não vai definir como meta uma ampliação de 30% no número de colaboradores se o mercado econômico indicar sinais de quebra, por exemplo.

Conheça seus pontos fortes e fracos

Um processo de autoconhecimento é fundamental para ser assertivo na estratégia. E você pode se valer de ferramentas, como a matriz SWOT, que ajuda a definir forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. É uma ótima forma de mapear o cenário e entender melhor as possibilidades disponíveis.

Defina metas

Feito tudo isso, é hora de definir quais são as metas. Elas vão representar o norte a ser seguido em todas as ações e devem estar intimamente ligadas aos objetivos da própria empresa.

Construa um plano de ação

Com as metas definidas, é hora de construir o plano de ação que vai permitir que o planejamento estratégico tenha andamento.

É fundamental que toda a equipe ajude nesse processo e esteja comprometida em propor soluções criativas, que não necessariamente repitam as mesmas ações já realizadas anteriormente.

Durante todo o processo, também é importante não deixar de monitorar os passos e resultados alcançados. Isso vai permitir que a rota seja recalculada, caso necessário.

Bem-estar do funcionário no plano de RH

Não há como uma empresa alcançar as suas metas sem a colaboração dos funcionários. E é papel do RH garantir que eles se sintam valorizados e motivados para encontrar sempre as melhores soluções.

Ou seja, planejamento estratégico de RH e bem-estar do colaborador são dois pontos que devem andar juntos.

É preciso prever ações que ajudem a evidenciar o quanto a empresa se preocupa e pensa no futuro daqueles que ajudam a construir a sua história diariamente.

Oferecer benefícios que reflitam essa ideia é uma forma de reter talentos, melhorar a produtividade e atingir as metas sem sufoco. E é exatamente dessa percepção que nasceu a Onze, gestora de investimentos especializada em soluções de previdência privada para o público corporativo.

Mensalmente, parte do salário do funcionário é deduzida da folha de pagamento e aplicada em seu nome.  Para cada R$1,00 descontado, a empresa pode optar por depositar mais R$1,00 no fundo – são os chamados planos patrocinados.