Plano de Previdência do Bradesco: Vale a pena para você?

Por Redação Onze

Plano de Previdência do Bradesco

A previdência privada é uma opção para a aposentadoria. Não somente para quem não terá a aposentadoria do INSS, como para quem quer complementá-la. Também abordamos que é preciso, antes de mais nada, definir um objetivo para o investimento, e aí ir atrás de opções. Falamos das particularidades dos planos de previdência oferecidos pelo Banco do Brasil e, neste artigo, abordaremos as características da previdência privada do Bradesco.

Começando pelas similaridades entre qualquer plano de previdência privada, é preciso escolher entre o PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre – e o VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre. A principal diferença entre ambos é que no PGBL o valor das contribuições é dedutível do imposto de renda, o que o torna ideal para quem faz a declaração completa. Já quem é isento ou faz a declaração simplificada, o VGBL é recomendado.

Saiba mais no artigo VGBL: entenda tudo sobre e veja se vale mais a pena que o PGBL

Fundos da previdência privada do Bradesco

Renda Fixa Bradesco

Na previdência privada do Bradesco, o plano Renda Fixa conta com a garantia de rentabilidade do IPCA e mais juros de 2,5% ao ano. Além disso, 50% da rentabilidade líquida do fundo que exercer a garantia é revertida para o plano a cada cinco anos. O valor mínimo para a contratação é de R$ 79,00, e você pode optar pelas modalidades PGBL e VGBL.

SobMedida Previdência

Nesse plano, a cada faixa de saldo atingida, o investimento migra automaticamente para um fundo com menor taxa de administração. A taxa de carregamento é de 0% e também é possível optar por PGBL ou VGBL.

Bradesco Prime

Especialmente para clientes Prime do banco, esse plano de previdência privada do Bradesco agrega benefícios complementares de Assistência Pessoal 24h e Segunda Opinião Médica Internacional.

Bradesco FAPI

O Fundo de Aposentadoria Programada Individual (FAPI) permite o resgate do saldo na hora que o cliente quiser, e também não necessita que o cliente deposite uma quantia determinada todos os meses, como outros planos de previdência.

Portfólio Multiestratégia

O Portfólio Multiestratégia é indicado para pessoas que buscam uma previdência com um risco um pouco maior. O plano balanceia automaticamente as classes de ativos, com rendas fixas e variáveis.

Vantagens e desvantagens da previdência privada do Bradesco

Como todos os bancos, o Bradesco busca a lucratividade em seus negócios, não sendo diferente com a previdência privada. Portanto, essa seria uma desvantagem de negociar com o Bradesco, já que as taxas cobradas podem superar a rentabilidade da previdência, que, por si só, já é baixa em geral.

Quando já se tem um relacionamento com o Bradesco, as vantagens podem se sobrepor, já que é possível negociar as taxas a valores menores. Sendo correntista, é possível também programar os aportes mensais, para não correr o risco de esquecer, por exemplo, o que contaria como outra vantagem.

Há também a possibilidade de simular todos os planos de previdência privada do Bradesco neste link. Muitos especialistas, no entanto, alertam que esses simuladores podem apresentar números muito otimistas de rentabilidade.

Assim como em todo plano de previdência privada, ou qualquer investimento no geral, existem prós e contras. É importante contar com a ajuda de um especialista para auxiliá-lo na busca do melhor investimento para você. Cada investidor tem um perfil que depende de muitas variáveis, como idade, valor a ser investido, possibilidade de correr riscos, entre outras. Cada plano também possui taxas, encargos, seguros agregados e outros que podem comprometer sua rentabilidade. Busque conselhos, pesquise e só depois feche um plano de previdência.

Gostou do nosso conteúdo? Então confira outros artigos sobre o assunto no site da Onze.