Como calcular o rendimento da poupança

Por Redação Onze

rendimento da poupança

A caderneta de poupança é o investimento preferido dos brasileiros. Do total de pessoas que guardam dinheiro, 65% utilizam a poupança, segundo pesquisa de 2019 da Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). A segunda forma mais comum de guardar dinheiro é deixá-lo em casa. Apenas 8% investem em Tesouro Direto e outros 8% em Previdência Privada. Mas será que o rendimento da poupança vale a pena?

De cara, sem rodeios, a resposta é não! Como veremos a seguir, o rendimento da poupança é baixíssimo e, muitas vezes, perde para a própria inflação. Ou seja, investir na poupança pode fazer você perder dinheiro!

Qual é o real rendimento da poupança?

O rendimento da poupança acontece com base em duas taxas: a Selic, que é a taxa de juros básica, e a TR, taxa referencial. Neste ano de 2019, a Selic tem se mantido a 6,5% ao ano, aproximadamente. Já a TR fica próximo a 0%.

Calcula-se então assim:

Quando a taxa da Selic estiver menor ou igual a 8,5% ao ano, a poupança irá render 70% da Selic mais a TR.

Quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a sua rentabilidade é fixa: 0,5% ao mês e mais a TR.

Com os números atuais, a poupança está rendendo basicamente 4,5% ao ano, ou 0,3% ao mês – quanto mais baixa a Selic, menor o rendimento da poupança. Se pensarmos que a inflação de 2019 tem atingido cerca de 4% ao ano, quanto de fato rende a poupança? Pois é, pouquíssimo. Sendo que a tendência da Selic é baixar ainda mais, o rendimento da poupança pode ficar abaixo da inflação. Assim, você perderá poder de compra, que nada mais é do que perder dinheiro.

Mas por que tanta gente investe na poupança?

O motivo principal é: facilidade. Hoje, basta ter uma conta corrente para abrir uma poupança em qualquer banco, sem inclusive ir à agência, por meio de aplicativos. Pode-se também resgatar e investir a qualquer momento, também por meio de apps ou caixas automáticos. Também há a isenção de imposto de renda e a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Esse motivo, no entanto, já não faz mais sentido. Hoje, investir em qualquer outro título é muito fácil, você nem precisa sair de casa, basta entrar em contato com corretoras como a Onze. E qualquer CDB que renda pelo menos 100% da Selic já ultrapassa os rendimentos da poupança. Sem contar em outros títulos de renda fixa, como os do Tesouro Direto. Ou seja, via de regra, é preciso mudar o pensamento de que investir é muito difícil. Não é.

Outra ideia errônea é de que a poupança é o único investimento que você pode resgatar a qualquer momento. Primeiramente, existem muitos investimentos que rendem diariamente, e por isso não há perda no resgate, seja ele feito em qualquer momento. Segundo, a poupança não é um deles. Há uma data de aniversário para a poupança, uma vez ao mês. Se o resgate for feito antes, você perde todo o rendimento do mês.

Entendeu por que a poupança não vale a pena? Quer conhecer outros investimentos muito mais vantajosos? Então, acesse a Onze Investimentos, temos  conteúdos e soluções exclusivas para o seu perfil.