Retenção de funcionários: evite os prejuízos da rotatividade

Por Redação Onze

Retenção-de-funcionários

A retenção de funcionários é o ato de evitar que funcionários saiam das empresas por não estarem satisfeitos ou outros motivos, evitando a rotatividade, também chamada de turnover, e que causa paradas na rotina normal da empresa para que novos colaboradores sejam treinados. Isso ocasiona perdas de produtividade e de dinheiro, faz com que se leve mais tempo para que novos funcionários se alinhem ao modus operandi da organização, e também custa dinheiro treiná-los e capacitá-los.

Como a rotatividade de funcionários prejudica as empresas

A rotatividade de funcionários pode trazer muitos prejuízos às empresas, como:

Gastos com desligamentos

Desligar funcionários custa caro para uma empresa, já que é preciso arcar com despesas de documentação, indenizações e antecipações de pagamentos relacionados às férias e 13º salário.

Gastos com novos treinamentos

Treinar novos colaboradores exige tempo e dinheiro. Pelo menos um profissional da empresa precisa ambientar o novo funcionário, e essa pessoa precisará ficar fora de seus afazeres por um tempo.

Perda de produtividade

O tempo estimado para que um novo colaborador alcance sua melhor performance pode ser de até dois anos. Ele precisa passar por diversas fases, como aprendizagem, absorção e experimentação. Assim, a produtividade da empresa fica prejudicada se há um alto turnover.

Perda de competitividade

Uma empresa com alta rotatividade se torna uma empresa não confiável, passando a imagem de instabilidade e perdendo espaço no mercado.

Como aumentar a retenção de funcionários

Para aumentar a retenção de funcionários, é preciso que as empresas conquistem seus colaboradores e o mantenham satisfeitos e engajados no trabalho. Algumas ações para isso são:

Salários

Salários em dia e de acordo com a função dos profissionais é uma forma de reter funcionários.

Benefícios

Além da remuneração, benefícios como convênios com universidades, plano de saúde, vale-transporte e vale-alimentação são sempre bem-vindos.

Flexibilidade de horários

A autonomia de poder decidir, junto a seus superiores, sobre o horário a ser cumprido dentro da organização é um motivo de satisfação para muitos funcionários.

Diálogo

Uma empresa aberta ao diálogo entre colaboradores e lideranças é uma empresa na qual muitas pessoas sonham em trabalhar. Os profissionais precisam se sentir importantes para as empresas e que suas opiniões sejam válidas e aceitas.

Plano de carreira

Vislumbrar um futuro dentro da empresa é bastante importante para os profissionais. Assim, um plano de carreira bem planejado, junto aos colaboradores, é um motivo para que os funcionários trabalhem com satisfação, propiciando a sua retenção.

Qualidade de vida

O incentivo à prática de exercícios, à realização de exames frequentes e a uma boa alimentação faz com que os funcionários tenham uma boa qualidade de vida e sejam mais felizes em todos os aspectos, inclusive com o trabalho.

Previdência privada empresarial

Muitas empresas oferecem a seus colaboradores planos de previdência privada empresarial, também chamados de fundos de pensão, nos quais o colaborador investe uma parte e a empresa outra, mensalmente.

O que aprender com a concorrência?

Para melhorar a retenção de funcionários em uma empresa, é preciso que essa organização faça um bom benchmarking, principalmente entre empresas do seu segmento. Isso porque os funcionários compartilham experiências e comparam empresas entre si, almejando sempre trabalhar para uma organização com mais benefícios. Assim, é importante ficar de olho sempre na concorrência e entender o que pode ser mudado dentro da sua empresa.