Swing Trade: o que é e como funciona essa operação

Por Redação Onze

Swing Trade

O que acha de fazer seu investimento de forma tranquila e fundamentada, alcançando boa rentabilidade e utilizando apenas alguns minutos do seu dia para as operações? Se gosta da ideia, não deixe de aprender mais sobre esse método para investir seu dinheiro.

Acompanhe o artigo até o final e saiba tudo sobre Swing Trade.

O que é Swing Trade?

Swing Trade é uma estratégia de investimento em ações, cuja principal característica está relacionada ao intervalo de tempo no qual as operações são realizadas.

Nela, o investidor (ou Swing Trader) compra e vende ações na bolsa de valores em períodos que variam entre dias a semanas.

É diferente do Day Trade, portanto, no qual as operações podem acontecer no mesmo dia, com um intervalo muito pequeno entre a compra e venda.

Portanto, no Swing Trade, o investidor tem mais tempo para racionalizar a decisão e isso o habilita a realizar transações com maior embasamento.

A principal vantagem na comparação entre as estratégias é que, no Swing Trade, o investidor não precisa acompanhar o mercado tão intensamente. Sim, ele deve realizar estudos e análises para a operação, mas toma decisões com um maior prazo. Outro aspecto importante a destacar é que o Swing Trader passa menos tempo operando e, desse modo, consegue fazer investimentos enquanto realiza outras funções no seu dia a dia. Basta lembrar que toda operação na bolsa de valores exige do investidor analisar bem os papéis antes da compra e, já de posse deles, avaliar as informações disponíveis em ferramentas como gráfico diário, 60 minutos e intraday.

Como operar no Swing Trade?

Para operar no Swing Trade, o investidor precisa acessar seu Home Broker. Ele é como um painel de controle, no qual constam as suas movimentações realizadas na bolsa de valores, além de trazer indicadores e dados relevantes sobre o mercado. Por lá, o Swing Trader estuda as opções e analisa se deve ou não realizar operações naquele dia. Além disso, ele precisa fazer uma análise geral dos mercados. Dessa forma, se habilita a avaliar a confiança geral na bolsa de valores, no setor específico dos papéis em questão e, por fim, em suas posições atuais.

Através desse método, não é necessário antecipar os movimentos do mercado para ganhar dinheiro. Basta ter uma boa base sobre análise de dados e informações para, então, optar por uma determinada decisão.

É fundamental que o investidor mantenha-se muito bem informado e tenha um olhar crítico sobre os dados prestados. Mais do que isso, ele precisa saber como utilizá-los para tomar boas e lucrativas decisões.

Importante também no Swing Trade é não alterar os stops de entrada e de saída. Ou seja, ao criar limitações para os ganhos e as perdas, deve-se respeitá-las mesmo frente ao calor do momento.

Swing Trade é para qual perfil?

Quem é totalmente avesso ao risco passa longe do mercado de ações, não é verdade? Então, investidores de perfil mais conservador não costumam adotar essa estratégia. Mas isso não significa que apenas os arrojados se interessam por ela.

Mesmo para os mais moderados, o Swing Trade vale a pena, pois permite comprar e vender papéis de maneira menos afobada. Se você aceita correr um maior risco em troca de boas rentabilidades, esteja seguro de que tem aí uma boa oportunidade.

Além disso, o Swing Trade é recomendado para os novos investidores, que dão seus primeiros passos no mercado de ações, uma vez que permite operações bem pensadas e com certo tempo para isso.

Conheça e lide com os riscos no Swing Trade

Toda operação de compra e venda de ações tem seu risco, pois o valor dos papéis pode oscilar bastante de um dia para o outro. Quem não tem “estômago” para lidar com tamanha volatilidade tende a estranhar e se sentir pressionado nesse ambiente. O risco é de ver o preço das ações que comprou despencar, já que fatores diversos incidem sobre ele.

Pode ser uma crise internacional ou mesmo um anúncio específico da empresa na qual investe que não foi bem digerido pelo mercado.

É claro que esse risco também faz parte do Swing Trade, mas com uma diferença importante — que já destacamos, mas vale repetir: a pressão é menor, pois há mais tempo para a análise ser realizada e a operação concretizada, sem atropelos.

Assim, a oscilação nas ações tende a gerar preocupações no curtíssimo prazo, o que oferece maior tranquilidade para operar no mercado. Conforme se aprofunda no estudo sobre ele, o investidor se qualifica para lidar melhor com os riscos e minimizar as chances de perder dinheiro. Aos poucos, também adquire confiança para correr mais riscos de forma calculada, sempre em benefício de uma rentabilidade maior.

Observe que tudo começa com informação, que é justamente o que você fez agora, chegando ao final deste artigo. Mas não pare por aqui. Nessa jornada para se tornar um investidor melhor, conte com a Onze Investimentos e tenha acesso aos melhores produtos financeiros sem pagar taxas abusivas. Quer saber mais? Acesse o site e conheça os nossos produtos.