Venture Capital: o que é essa modalidade de investimento?

Por Redação Onze

Venture Capital

O empreendedorismo certamente ganhou força entre os brasileiros. Tanto é que, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria McKinsey em abril de 2019, 39% da população economicamente ativa do país gerencia a própria empresa. O destaque é a criação de mais de 8 mil Startups brasileiras.

Para garantir a sustentabilidade dessas pequenas e médias empresas, foram investidos por meio dos fundos de Venture Capital cerca de US$546 milhões no primeiro semestre de 2018.

Mas, você sabe exatamente o que é esse tipo de investimento e como ele funciona? Confira o artigo a seguir e entenda:

Venture Capital: o que é?

O Venture Capital, conhecido também como Capital de Risco, é um modelo de investimento voltado a dar suporte a startups e empresas de pequeno e médio porte que já possuem uma boa carteira de clientes.

O investimento é feito por meio da compra de uma participação da sociedade da empresa com o objetivo de valorizar as suas ações. Geralmente, essa participação é uma minoria, pois o foco é o crescimento desse modelo de negócios.

Originado de um termo em inglês, o Venture Capital significa um fundo de investimento de risco. Todavia, este modelo é feito por sociedades especialistas neste tipo de negócio, as Sociedade de Capital de Risco (SCR).

Na prática, os investidores, conhecido como Venture Capitalis, destinam um aporte financeiro para o desenvolvimento de determinadas empresas. Mas além disso, também trabalham com a gestão e aconselhamento profissional para melhor desenvolvimento e decisões acertadas.

Este investimento, que geralmente tem prazo de dois a dez anos, é feito com o objetivo de valorizar a empresa e,  então, ela possa ser vendida, total ou parcialmente. Ou então, que ela faça oferta de ação no mercado.

Aproveite e entenda quais são as opções de investimento de longo prazo e como fazer seu dinheiro render mais.

Brasil e o desenvolvimento de pequenos negócios

O Brasil vem destacando nos últimos anos com esse modelo de investimento, sendo, inclusive, o maior mercado da América Latina. Este potencial atrai investidores de outros países, que enxergam o crescimento entre as empresas brasileiras.

Este modelo ajudou a desenvolver os conhecidos unicórnios no Brasil, como as startups NuBank, GymPass e 99, por exemplo. Atualmente, elas e outras empresas estão avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.

Aliás, dados da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) apontam que o total de investimentos em Venture Capital e Private Equity ultrapassam os R$ 153 bilhões. Ou seja, tem um aumento médio de 28% por ano, simbolizando um grande crescimento dessa indústria.

Venture Capital e Private Equity: como diferenciar?

Apesar de ambos serem modelos de investimentos,  Venture Capital e Private Equity apresentam características próprias. Confira algumas diferenças principais entre eles:

Private Equity

O investimento Private Equity, diferente do Venture Capital, é voltado para empresas de grande porte, com faturamento de dezenas ou centenas de milhões de reais.

Os investidores injetam recursos com o objetivo de preparar a companhia para abrir capital na bolsa de valores, observando as principais métricas financeiras. As empresas de capital aberto também podem receber investimento Private Equity.

Assim, o recurso é destinado para alterações financeiras que darão uma nova posição no mercado aberto. O negócio também inclui a análise de fluxo de caixa e eventuais dívidas da empresa.

Venture Capital

Como já foi explicado, a diferença é que o investimento Venture Capital é voltado para empresas de pequeno e médio porte ou startups, mas que já possuem sua carteira de clientes. Assim, elas apresentam um grande potencial de crescimento.

Além disso, o recurso é voltado para empresas inovadoras no mercado, especialmente no setor da tecnologia. Desta forma, os recursos são convertidos nas primeiras ações, que projetam o crescimento e desenvolvimento desta empresa no mercado.

Venture Capital: quais as principais vantagens?

Todavia, os investidores realizam etapas de seleção antes de injetar o capital. Pois essa modalidade é relacionada a um negócio de risco, cujas chances de sucesso ou fracasso são imprevisíveis. Tudo dependerá da forma como os recursos serão usados.

Por isso, os investimentos passam pelas seguintes etapas:

  • Preparar o investimento para a empresa selecionada
  • Negociação
  • Auditoria contábil/fiscal e legal
  • Aprovação do investimento
  • Investimento
  • Desinvestimento

Assim, após realizar o Venture Capital, o investidor passa a fazer parte do quadro de sócios da empresa, ainda que em menor porcentagem. Mas sua colaboração não é apenas financeira.

A vantagem para as empresas é que o investidor pode agregar conhecimento e orientação para que ocorra o crescimento no mercado. Assim, aliado ao bom uso dos recursos investidos, os ganhos tendem a ser crescentes.

Portanto, se uma empresa começa a usar o investimento Venture Capital, poderá ter uma série de vantagens, como:

  1. Crescimento financeiro e aceleração

Obviamente, a injeção de capital é um ganho positivo para a empresa, pois vai possibilitar a aceleração de investimentos para o crescimento do negócio. A iniciativa do Venture Capital também facilita na evolução, que seria mais lenta se dependesse apenas da própria empresa. Com a aceleração do processo, há maiores chances do retorno no investimento ser mais rápido.

  1. Conhecimento

Não apenas o investimento financeiro, mas a experiência do investidor é um ganho importante para a empresa escolhida. Eles podem auxiliar na tomada correta de decisões que ajudarão na evolução e expansão dos negócios.

Por se tratar de grupos atuantes no mercado financeiro, podem auxiliar no caminho que as empresas devem tomar para serem bem sucedidas.

  1. Resultados

Com o investimento venture capital, a cobrança de resultados surge naturalmente e de forma positiva. Assim a empresa evita ficar na acomodação e busca a evolução. Como os investidores colocaram seu capital em um negócio de risco, os empreendedores entendem a importância de buscar expandir os negócios e novas alternativas para isso.

  1. Estrutura

Com o investimento Venture Capital, as empresas podem expandir-se e melhorar a sua estrutura, com novas aquisições de material e mão de obra.  Assim, há mais chances de sucesso nos negócios.

Apesar da possibilidade de crescimento, o Venture Capital ainda representa um risco para o investidor, pois necessariamente não é garantia de sucesso. Tudo depende da forma como a empresa escolhida atuará no mercado e o comprometimento que terá com o valor investido.

Por isso, é importante entender o momento do mercado para decidir fazer esse tipo de investimento. Empreendedores e fundos experientes podem auxiliar neste processo para o sucesso do negócio.

Quer se tornar um investidor qualificado? Confira outros artigos da Onze e saiba como fazer seu dinheiro render mais.