Índices de Liquidez: entenda o que é e como calcular

Por Redação Onze

índices de liquidez

Conhecemos bem o termo liquidez. Ele faz parte do dia a dia de todos, principalmente quando analisamos os salários, divididos entre bruto e líquido. Para o salário, o pagamento líquido é o valor efetivamente recebido, após o desconto de impostos, INSS e outras contribuições.

O mesmo processo ocorre dentro de empresas em relação a seus patrimônios. A liquidez de uma empresa é observada com base no valor em dinheiro que ela pode ter no seu patrimônio após os descontos. Assim, é o valor que considera o que seria conseguido se todos os imóveis, patentes, marca, equipamentos, móveis e dívidas fossem vendidos ou pagos.

Para investidores, conhecer a liquidez de uma empresa é uma forma de saber seu valor real. Muitas vezes, se utiliza métodos de valuation. No entanto, essa pode não ser a forma mais prática para o cálculo. Existe uma outra opção: acompanhar os índices de liquidez.

Entenda melhor esses índices, aprenda os cálculos e saiba como utilizá-los para escolher os melhores investimentos para aplicar seu capital.

O que são os índices de liquidez?

O índice de liquidez é responsável por realizar o balanço patrimonial objetivo e subjetivo de uma empresa. Mais do que entender o valor do negócio no mercado, é uma forma de entender a saúde financeira no intervalo de tempo analisado.

Parte da análise fundamentalista, com esses índices é possível fazer predições futuras e otimizar o planejamento financeiro tanto a curto quanto a médio prazo. Assim, compreender e comprovar a capacidade do negócio em oferecer retornos financeiros para seus investidores se torna mais simples, melhorando o resultado da venda de ações.

Além disso, é uma maneira de determinar as estratégias de abertura de capital para os próximos anos, deixando claro se existe ou não a necessidade de investimentos de terceiros.

Existem quatro tipos de índices a serem analisados em uma empresa. No entanto, apenas dois são os principais para tomar decisões sobre a presença ou não de investidores: o de liquidez corrente e seca, que veremos a seguir.

Índices de liquidez corrente: um cálculo simples para o curto prazo

A liquidez corrente permite identificar o dinheiro que certa empresa possui em comparação com as dívidas que deve pagar no curto prazo. Entre os indicadores que existem, esse é o mais importante para se ter uma noção mais objetiva da situação do negócio no momento presente.

Ele considera os ativos e passivos dentro de um prazo máximo de 12 meses, ou seja, é um índice anual de medição e seu cálculo é bastante simples. É obtido dividindo o ativo circulante pelo passivo circulante.

São ativos circulantes o estoque, dívidas pagas antecipadamente, dinheiro a ser recebido dentro desse período e outros bens. Já os os passivos circulantes são as dívidas e obrigações que devem ser pagas dentro do período observado.

Existem três situações possíveis para os resultados desse índice: valores menores que zero, iguais a zero e maiores que zero. Cada uma delas representa uma situação do negócio.

Quando o índice é menor que zero

Se a liquidez é menor que zero, a empresa está em uma situação em que o dinheiro disponível e a ser recebido não será suficiente para pagar tudo que é preciso no curto prazo.

Quando o índice é igual a zero

Alcançar uma liquidez corrente igual a zero significa equilíbrio. A empresa não tem uma margem de lucratividade no curto prazo, mas é capaz de honrar com todas as suas obrigações. É importante destacar que a falta de lucratividade não é uma verdade absoluta, já que o índice considera apenas os ativos circulantes, não todos os ativos.

Quando o índice é maior que zero

Aqui vemos uma empresa com lucratividade, já que ela é capaz de pagar todas as obrigações de curto prazo e ter ativos circulantes em dinheiro disponível para investir ou se preparar para os passivos do próximo período.

Conheça os índices de liquidez seca

Não é um índice muito diferente do corrente, a diferença está no fato de desconsiderar os estoques no cálculo. Esse pode ser um ponto essencial para algumas empresas, já que existem casos em que os estoques são significativos no valor dos ativos, mas essenciais para o funcionamento. Nesses casos, considerá-lo no cálculo pode dar uma falsa noção da saúde financeira do negócio.

Empresas que precisam sempre ter um estoque e constante reposição sempre que uma venda ocorre, cometem um erro utilizando seu valor na conta. Para esses negócios terem uma noção melhor de seu patrimônio e capacidade de arcar com as obrigações, o índice de liquidez seca é o mais recomendado para uma análise de curto prazo.

Uma observação importante é que o resultado do cálculo nesse índice será sempre igual ou menor ao de liquidez corrente. Por isso, a empresa deve ter cautela ao contar com o estoque – tanto o de matéria-prima como o de produtos acabados, como liquidação de obrigações, pois depende da concretização de sua venda.

O cálculo aqui deve ser feito identificando os ativos correntes, subtraindo o valor do estoque e dividindo pelo passivo circulante. O resultado, então, é mais autêntico e objetivo e sempre é menor do que o índice de liquidez corrente, garantindo que a empresa tenha certeza de sua capacidade em pagar as dívidas no curto prazo.

Liquidez geral para previsões de longo prazo

Entender o momento atual de uma empresa é importante. Mas mais do que saber se ela pode cumprir com as obrigações do próximo ano, é essencial saber se ela vai se manter assim no longo prazo. É essa a informação que o índice de liquidez geral oferece.

Ele observa os resultados em períodos de tempo superiores a 12 meses, permitindo realizar predições futuras para os negócios. Para isso, soma o ativo corrente com o ativo realizável a longo prazo. Ou seja, os ativos com os quais se pode contar após o período de 12 meses, como parcelas de pagamentos estabelecidas em contrato, e divide esse valor pelo passivo circulante somado com o passivo não circulante, as dívidas e obrigações que devem ser pagas no longo prazo.

É importante destacar que essa liquidez não observa os ativos totais, desconsiderando investimentos feitos. Assim, ela analisa apenas aquilo que o próprio funcionamento do negócio garante, suas compras e vendas, incluindo valores restituídos de Imposto de Renda.

Com isso, a visão do negócio não é apenas do próximo ano, mas uma predição do que se pode esperar, por exemplo, para os próximos cinco ou dez anos.

A importância do índice de liquidez para investidores

Num primeiro momento, esses índices parecem ser interessantes apenas para as empresas, permitindo que elas ajustem as estratégias para garantir a sobrevivência e lucratividade dos negócios. No entanto, a liquidez é uma informação essencial também para investidores.

Conhecer a situação da saúde financeira da empresa em que se pretende investir é estratégico. Aplicar capital ou outros recursos em um negócio sempre é feito pensando nos retornos que ele pode oferecer.

A liquidez, então, é apenas um dos fatores a ser considerado, mas não deve ser deixada de lado. Na verdade, deve estar no grupo dos indicadores mais importantes na hora de decidir.

Apenas observando os índices de liquidez é possível ter certeza de que se está investindo em uma empresa que pode gerar renda e retorno. Um negócio incapaz de pagar suas dívidas no curto prazo, raramente apresentará lucratividade para investimentos de longo prazo.

Para investidores, o índice de liquidez mais importante é o geral. Isso por que  é o único capaz de mostrar não só a situação atual da empresa, mas sua capacidade de cumprir com obrigações futuras.

Acompanhe os índices de liquidez antes de decidir onde investir seu capital e tenha sempre a ajuda dos conteúdos da Onze Investimento para aproveitar as melhores oportunidades. Acesse o blog e saiba tudo o que precisa sobre rentabilidade nos investimentos.