Plano da previdência 2019: a reforma altera os planos privados?

Por Redação Onze

Plano da previdência 2019

A reforma da previdência, aprovada em outubro de 2019, mudou os planos de aposentadoria dos trabalhadores brasileiros. Assim, quem tem uma previdência privada complementar ou estava se preparando para contratar um plano, deve ficar atento a essas alterações.

As novas regras do plano da previdência 2019 vão atingir tanto os funcionários da iniciativa privada quanto os servidores públicos federais, até mesmo aqueles que estão na ativa há anos. No entanto, haverá um período de transição para que todas as categorias se ajustem.

Nesse sentido, o planejamento da previdência privada também deverá se adequar ao plano da previdência 2019 dos funcionários das empresas.

Confira abaixo os principais pontos da nova previdência e as adaptações necessárias para a previdência privada.

O que mudou no plano da previdência 2019?

Antes de ser promulgada pelo presidente da República Jair Bolsonaro a reforma da previdência foi discutida durante anos no Congresso Nacional porque os cálculos tiveram que ser refeitos diversas vezes.

As especificidades de algumas categorias também foram consideradas, como: professores do ensino básico, trabalhadores rurais, policiais e agentes penitenciários. Servidores públicos estaduais e municipais foram excluídos dessas regras federais e seguirão a nova previdência local.

Sendo assim, as mudanças estipuladas pelo novo plano da previdência foram inúmeras. Neste artigo, porém, vamos elencar apenas as impactaram  a maioria das categorias de trabalhadores. As regras de transição não serão detalhadas.

Idade mínima e tempo de contribuição

Uma das alterações mais importantes diz respeito à idade mínima para se aposentar. No modelo anterior, essa obrigatoriedade não existia.

A partir de agora, o tempo de contribuição não será o único fator preponderante. A idade mínima estabelecida para as mulheres é de 62 anos e a dos homens,  de 65.

As mulheres da iniciativa privada urbana terão que contribuir, ao menos, por 15 anos, enquanto os homens, por 20 anos.

Entre os trabalhadores rurais, a idade mínima de trabalho para as mulheres é de 55 anos e para os homens, 60 anos. O tempo de contribuição para ambos, contudo, não varia: é de, no mínimo, 15 anos.

Os professores do ensino básico terão a seguinte regra: 57 anos para as mulheres e 60, para os homens. Ambos deverão contribuir por, no mínimo, 25 anos.

Policiais federais e agentes penitenciários só poderão se aposentar aos 55 anos tanto os homens quanto as mulheres. Na contribuição, são 25 anos para ambos no exercício da função ou um total de 30 anos de contribuição caso tenham trabalhado em outras áreas durante a carreira. Cálculo do benefício

O cálculo do benefício do novo plano da previdência 2019 também ficou mais rígido. Isso porque será considerado o histórico de contribuições do trabalhador e haverá um desconto considerável.

Como vimos anteriormente, as mulheres deverão contribuir por, ao menos, 15 anos e os homens, por 20 anos. Porém, o valor do benefício não será integral. A nova legislação prevê apenas 60% do valor para esses casos.

Conforme o número de anos de contribuição cresce ao longo da carreira, esse benefício será igualmente aumentado. Para cada ano extra, são dois pontos percentuais a mais.

Portanto, as mulheres só receberão 100% do benefício se tiverem 35 anos de contribuição. Os homens, por sua vez, deverão contribuir durante 40 anos para conseguir o valor completo.

Quais as consequências no seu plano de previdência privada?

O plano da previdência 2019, por conseguinte, exige muito mais do trabalhador. Para ter direito ao benefício total, as mulheres têm de trabalhar até os 62 anos e contribuir por 35. Os homens têm que contribuir por, pelo menoss, 40 anos e trabalhar ao menos até os 65 anos. Em outras palavras, ficará muito mais demorado receber o benefício integral e atingir o teto pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Nesse cenário, fica ainda mais evidente a necessidade de um plano de previdência privada.

Se você já tem um plano de previdência privada ou pretende contratar um novo, deve contribuir com um valor maior para manter a renda e o padrão de vida atual.

Contribuir com uma previdência privada o mais cedo possível também ajudará a diminuir os impactos do novo plano da previdência 2019.

Aqui na Onze,  preparamos um guia completo para ajudá -lo a entender melhor como funciona a previdência privada. Acesse aqui e saiba mais!