Calculadora financeira online: descubra 5 opções

Por Redação Onze

calculadora

A calculadora financeira online merece um lugar na sua barra de favoritos do navegador, pois torna a matemática financeira acessível em poucos cliques. Se você precisa calcular juros compostos, conferir a rentabilidade de um investimento ou decidir se um financiamento vale a pena, essa ferramenta é indispensável.

E o melhor é que existem várias versões de calculadoras e simuladores online para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes. Neste artigo, apresentamos algumas opções de calculadora financeira online para você nunca mais ter dúvidas na hora de calcular juros, amortizações e rendimentos. 

Continue lendo e escolha sua preferida.  

O que é uma calculadora financeira online 

A calculadora financeira online é uma ferramenta útil para fazer cálculos de matemática financeira pela internet. Basicamente, ela serve para realizar operações ligadas à questão do valor do dinheiro no tempo (juro e inflação), como cálculo de juros de empréstimos e investimentos, precificação de ações e amortizações, por exemplo.

Ao contrário da calculadora científica, que é mais utilizada no meio acadêmico para resolução de funções logarítmicas, regressões e partes exponenciais, a calculadora financeira é voltada às necessidades de empresas, analistas financeiros e investidores.

Existem os modelos físicos, que são mais indicados para profissionais e estudantes das áreas de finanças, e as opções online, que são acessíveis para qualquer consumidor e investidor que precisa fazer cálculos com múltiplos dados financeiros. 

Por que usar calculadora financeira online

A calculadora financeira online é indispensável em várias situações que envolvem decisões sobre dinheiro. Confira as mais comuns: 

Calcular juros de financiamento ou empréstimo

Antes de contratar um financiamento ou empréstimo, é fundamental utilizar uma calculadora financeira online para conferir quanto você vai pagar de juros e qual será o Custo Efetivo Total (CET) da operação. Há opções de ferramentas online que calculam rapidamente os juros compostos, valor das parcelas pelos diferentes sistemas de amortização (Tabela Price e SAC, por exemplo) e valor final a pagar. 

Descobrir rentabilidade de investimento

Da mesma forma que o cálculo de juros revela o preço dos financiamentos, também serve para descobrir a rentabilidade dos seus investimentos. Só que, nesse caso, é você quem recebe a remuneração em forma de juros conforme as condições da aplicação. 

Com a calculadora financeira online, basta informar o número de meses da aplicação, taxa de juros, capital investido e valor dos aportes (se houver) para verificar quanto você vai ganhar com o investimento. 

Conferir desempenho de um índice no passado

A calculadora financeira online também é útil para conferir o desempenho de índices no passado. Ela permite, por exemplo, calcular a correção monetária de uma certa quantia pela inflação ou Selic em qualquer período, fornecendo uma base de comparação para investimentos e empréstimos atuais. 

Projetar investimentos para o longo prazo

Por fim, as calculadoras financeiras são essenciais para simular o valor futuro de um capital a partir dos juros. Assim, você consegue projetar investimentos para o longo prazo e decidir se a aplicação vale a pena.

5 opções de calculadora financeira online

Não faltam opções de calculadoras financeiras online para ajudar você a comparar investimentos e financiamentos. 

Veja qual atende melhor às suas necessidades.

1. Calculadora do Cidadão

Uma das calculadoras financeiras online mais populares é a Calculadora do Cidadão, oferecida pelo Banco Central do Brasil. Com ela, você consegue calcular a rentabilidade de aplicações com depósitos regulares, valor futuro de investimentos, correção de valores pelos principais índices da economia (IPCA, TR, Selic e CDI) e juros/parcelas/prazos de financiamentos. 

2. Simulador Habitacional Caixa

Outra calculadora financeira online útil é o Simulador Habitacional Caixa, que permite calcular financiamentos imobiliários em poucos passos. Basta informar o valor do imóvel, local, dados pessoais e valor a ser financiado para conferir as opções de juros, prazos e condições específicas. 

3. Calculadora de Juros Compostos Mobills

O aplicativo de gestão financeira Mobills oferece uma calculadora de juros compostos gratuita e muito fácil de usar. Basta inserir os valores inicial e mensal, taxa de juros e período para descobrir quanto saem os “juros sobre juros” no seu empréstimo ou investimento. 

4. Simulador de Investimentos Me Poupe

O site de finanças Me Poupe possui um simulador de investimentos que facilita o cálculo de rentabilidade das aplicações. Assim como a ferramenta da Mobills, é uma calculadora baseada em juros compostos que oferece opções de taxas anuais ou mensais, para que você não tenha dúvidas sobre o retorno dos investimentos. 

5. Calculadora Financeira Online

Para cálculos mais complexos, o site Calculadora Online oferece uma versão completa e gratuita de calculadora financeira com as mesmas funções do equipamento físico. Entre as funções, estão cálculo de inflação, depreciação, juros, descontos, financiamentos por todas as tabelas de amortização, correção por mais de 18 mil índices, taxas de retorno e desconto, etc.

Viu como a calculadora financeira online é importante para entender a rentabilidade dos seus investimentos e o custo dos seus empréstimos? Agora você pode usar uma das ferramentas sugeridas para comprovar as vantagens das soluções da Onze.