Cotação da bolsa de valores: o que é e como acompanhar

Por Redação Onze

A cotação da bolsa de valores deve ser acompanhada de perto pelos investidores que possuem ações na carteira. Afinal, é a variação de preços diária dos papéis que determina seu ganho de capital e mostra quais ativos estão se valorizando ou desvalorizando no mercado.

Felizmente, é muito fácil monitorar os preços das ações, seu volume de negócios e tendências: basta acessar os gráficos e dados online. Neste artigo, você vai conhecer as principais opções de sites, aplicativos e plataformas para seguir a cotação da bolsa de valores.

Leia até o fim e fique de olho nas suas ações.

O que é a cotação da bolsa de valores

A cotação da bolsa de valores é o preço vigente das ações definido pela oferta e procura no mercado. Ao longo do dia, esse valor sobe e desce inúmeras vezes, de acordo com as expectativas e transações realizadas pelos investidores — daí a volatilidade típica da renda variável.

Além disso, a cotação também pode se referir ao Ibovespa, o índice oficial de desempenho médio das cotações de todas as ações negociadas na B3. Hoje, é possível acompanhar a cotação da bolsa de valores em tempo real e 100% online, por meio dos sistemas home broker, do próprio site da B3 e outros sites de corretoras e jornais que reproduzem as informações.

O valor que aparece em destaque na cotação de cada ação é o chamado “último”, que mostra o último preço pelo qual o papel foi negociado na bolsa. Basta um olhar rápido para verificar se o preço da ação subiu ou desceu no pregão, pois a variação positiva é representada pela cor verde, e a negativa pela cor vermelha.

Além disso, há vários outros dados importantes como o valor máximo e mínimo negociados no dia, média, variação do preço em porcentagem, quantidade e volume de papéis negociados. Durante o horário do pregão, das 10h às 17h, as cotações das ações variam o tempo todo.

No dia seguinte, o preço da ação antes da abertura da bolsa é o valor de fechamento do dia anterior (ou seja, do último negócio realizado com o papel), e a precificação começa 15 minutos antes, no chamado leilão pré-abertura.

Como funciona a cotação da bolsa de valores

A cotação da bolsa de valores começa quando uma empresa abre seu capital, na operação chamada IPO (Oferta Pública Inicial, do inglês Initial Public Offering). Nesse momento, a organização determina o preço de suas ações e passa a ser listada na bolsa de valores, e os investidores podem comprar os primeiros papéis durante o período de reserva.

Daí para frente, são as negociações dos investidores que definem a cotação das ações, no chamado mercado secundário. Ao acessar a cotação diária de uma ação, por exemplo, você tem as seguintes informações:

  • Ticker da ação (código de referência formado por quatro letras e um número, como MGLU3, PETR4 e BRAS3)
  • Data e hora da última atualização
  • Variação percentual do preço atual em relação ao valor de abertura (positivo ou negativo)
  • Último valor negociado (preço no momento da consulta)
  • Preço na abertura do pregão
  • Preços mínimo e máximo negociados no dia
  • Valor de fechamento da ação no dia anterior
  • Volume de dinheiro negociado em ações no dia (em reais)
  • Quantidade de ações negociadas (em número de títulos)
  • Variação na última semana, mês e outros períodos.

Se quiser analisar mais a fundo o histórico da ação e os dados da empresa, há várias opções para ir além da cotação da bolsa, como veremos a seguir.

Como acompanhar a cotação da bolsa de valores

Não faltam opções de sites, plataformas e apps para acompanhar a cotação da bolsa de valores.

Confira os mais utilizados.

Site da B3

No Site da B3, você tem acesso a um gráfico completo com cotações da bolsa de valores em tempo real na seção “Acompanhe as cotações”. Basta selecionar “Ações” e digitar o ticker ou nome da empresa onde consta “IBOV” (Ibovespa).

No gráfico, você pode conferir todo o histórico de preços da empresa desde que entrou na bolsa, e ainda tem acesso a dados exclusivos como o intervalo do dia, variação de 52 semanas, ofertas de compra e venda, valor de mercado da empresa, dividendos pagos e muito mais.

Google

Para uma consulta rápida das cotações da bolsa de valores, basta digitar o ticker da ação ou Ibovespa no Google. Por exemplo, ao digitar “PETR4”, você visualiza a cotação atualizada da ação preferencial da Petrobrás com o resumo das informações mencionadas acima.

Apps de consolidação de investimentos

Outra opção para monitorar a cotação da bolsa de valores são os aplicativos de consolidação de investimentos, que concentram todas as suas ações e aplicações no mesmo sistema. Alguns exemplos são o Fliper, Kinvo e Gorila Invest — todos com atualização automática da cotação dos seus papéis e outros ativos.

App da corretora

Também é possível acompanhar a cotação das ações pelo próprio app ou home broker da corretora. Assim, você visualiza o preço dos papéis e já pode emitir ordens de compra e venda no mesmo sistema.

Portais de notícias

Por fim, se preferir, você ainda pode acessar a cotação da bolsa em portais de notícias como o Valor Investe e Uol, que replicam os dados da B3 com uma interface diferente.

Viu como é fácil acompanhar a cotação da bolsa de valores em poucos cliques? Para se manter atualizado sobre investimentos de longo prazo e construir seu patrimônio com segurança, veja o que a Onze tem a oferecer.