BMF cotações: como funciona e por que você deve acompanhar

Por Redação Onze

BMF cotações são os preços de ações que variam o dia todo na bolsa de valores. Com certeza, você já viu um desses gráficos com o último preço da ação e sua variação positiva ou negativa.

Com base nessas variações de preços, os investidores decidem quando é hora de comprar ou vender seus papéis. Por isso, é fundamental acompanhar de perto o sobe e desce dos preços e buscar as empresas com maior potencial de valorização para vencer na bolsa de valores. 

A seguir, você vai entender melhor como funcionam as BMF cotações e escolher o melhor canal para monitorar os preços. 

O que são BMF cotações?

BMF cotações são os preços das ações negociadas na bolsa de valores, que variam conforme a oferta e procura dos papéis no mercado. No caso, a sigla BMF se refere à antiga BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo), que se tornou B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) após a fusão com a CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos) em 2017.

Desde então, a B3 é a entidade responsável por intermediar as negociações de ações e garantir liquidez no mercado de capitais. Entre suas funções, estão a criação e administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para ativos como ações, títulos de renda fixa e derivativos.  

Por meio das cotações BMF, a bolsa brasileira assegura a transparência do mercado, pois o preço dos ativos é atualizado em tempo real e os investidores podem tomar decisões com base nas negociações públicas. 

Como funcionam BMF cotações?

As BMF cotações podem se referir ao preço dos ativos negociados na B3 ou ao próprio índice Ibovespa, que representa o desempenho médio dos principais papéis. Ao acessar uma cotação, o investidor visualiza em destaque o último preço pelo qual a ação foi negociada, sua variação no período e outros dados importantes como valor máximo e mínimo negociados no dia, média, histórico de preços, quantidade e volume de papéis comprados e vendidos.

Até os anos 2000, as negociações de compra e venda ainda ocorriam nos pregões viva voz, mas hoje todo o processo é realizado online, de forma muito mais rápida e prática. Logo,todo investidor pode acompanhar o sobe e desce dos preços nas BMF cotações em tempo real, durante o horário do pregão eletrônico, e consultar o histórico e desempenho de qualquer ação em poucos cliques. 

As cotações da BMF começam quando uma empresa abre seu capital, na operação chamada IPO (Oferta Pública Inicial, do inglês Initial Public Offering). O primeiro preço do ativo é dado pela própria organização, mas, desse ponto em diante, são os investidores que determinam as cotações ao comprar e vender os papéis entre si, como em um leilão

Por que é importante entender BMF cotações

Entender as BMF cotações é um passo essencial para entrar na bolsa e desbravar a renda variável. São esses movimentos do mercado que revelam as oportunidades de negócio e guiam as decisões dos investidores, considerando a alta volatilidade das ações. 

Com base nas cotações da B3, fica claro se uma ação está se valorizando ou desvalorizando no mercado. Por isso, a variação dos preços é o ponto de partida da chamada análise técnica, que procura padrões e tendências na flutuações de preço dos ativos para determinar a hora certa de comprar e vender ações.

No entanto, nem sempre é uma boa ideia se basear apenas nas cotações BMF, pois as variações de preço no curto prazo podem levar a decisões equivocadas. Para os investidores de longo prazo que pretendem construir patrimônio na B3,  por exemplo, o que importa é o potencial de crescimento da empresa e solidez do negócio — as bases da chamada análise fundamentalista. 

3 maneiras de acompanhar as cotações da BMF

É muito fácil acompanhar as cotações da BMF pela internet, com tantos canais disponíveis.

Veja os principais.

1. Site da B3

Para ver as cotações BMF direto na fonte, basta acessar o site da B3 e clicar em “Acompanhe as Cotações”. Você terá acesso a um gráfico completo com cotações da bolsa de valores em tempo real, com direito a histórico de preços e dados exclusivos.

Para consultar uma ação, basta selecionar “Ações” e digitar o ticker ou nome da empresa onde consta “IBOV” (Ibovespa). 

2. Google e portais de notícias

O próprio Google mostra as cotações da B3 em segundos: basta digitar o ticker da ação ou Ibovespa no Google. Por exemplo, ao digitar “MGLU3”, você visualiza a cotação atualizada da ação da Magazine Luiza. 

Se preferir, você ainda pode acessar os preços em portais de notícias como o Valor Investe e Uol, que replicam os dados da B3 com uma interface diferente. 

3. App da corretora

As corretoras também oferecem as cotações em tempo real e relatórios consolidados de ações em seus aplicativos e plataformas. Assim, você confere o preço dos papéis e já pode fazer suas compras e vendas no mesmo sistema.

Entendeu a importância das BMF cotações e como acompanhar os preços? Conte com a Onze para conhecer o mercado financeiro e escolher os melhores investimentos para garantir seu futuro.