Ações KLBN11: vale a pena investir na Klabin?

Por Redação Onze

Investir nas ações KLBN11 pode render bons resultados, desde que o timing da negociação seja pautado nas devidas análises. Embora não seja uma empresa ligada a um setor estratégico, a Klabin é uma das companhias mais tradicionais do Brasil, portanto, com muita solidez no mercado. 

Além disso, para uma estratégia de investimentos diversificada, essas ações podem representar uma opção para perfis tanto arrojados quanto conservadores. Então, vamos conhecer melhor esse ativo negociado na bolsa de valores? Continue lendo!

O que são as ações KLBN11?

O ticker KLBN11 é usado para designar as ações da Klabin S.A., a maior empresa produtora e exportadora de papel para embalagens do Brasil.

Embora seja uma companhia 100% brasileira (ainda que tenha sido fundada pelo lituano Maurice Klabin), seus papéis recebem o código 11 ao final. Esse número indica que se trata de uma ação do tipo Brazilian Depositary Receipt (BDR), portanto, negociada fora do país.

Outra característica da categoria BDR é que ela dá direito ao voto em assembleias, como as ações ordinárias (ON), e também gera dividendos ao acionista, como as preferenciais (PN).

Ou seja, ser acionista da Klabin significa ter parte de uma empresa com 131 anos de história, com um parque industrial formado por 19 unidades, sendo 18 no Brasil e uma na Argentina.

Investir nas ações KLBN11 vale a pena?

Ainda que sujeitas às oscilações da economia e do Índice Bovespa, as ações KLBN11 são uma alternativa interessante para diversificação da carteira de investimentos. Uma prova disso é a própria longevidade da companhia na bolsa – desde 1979 ela tem papéis negociados em pregão.

Não menos importante, vale mencionar novamente que se trata de uma ação BDR. Logo, ela confere ao titular todos os direitos a que acionistas ON e PN fazem jus.

Isso conta muito porque faz das ações da Klabin uma espécie de “coringa”. Ou seja, elas são indicadas tanto para investidores conservadores, com estratégias de longo prazo, quanto para os que querem operar no intraday.

Como analisar a ação KLBN11?

Tomando como ponto de partida a análise técnica para um ano, as ações da Klabin têm se revelado um excelente investimento, com rendimento superior a 31%. É como se você comprasse R$ 1 mil em papéis da empresa e, daqui a um ano, recebesse R$ 310,00. Nenhum ativo de renda fixa apresentaria uma rentabilidade como essa.

Por outro lado, é sempre válida uma análise fundamentalista para os que desejarem investir em prazos maiores que um ano. Tudo vai depender dos seus objetivos. Logo, se você pretende negociar no “tiro curto”, ou seja, comprar hoje para vender amanhã ou no mês que vem, então a análise técnica será suficiente.

Passo a passo para comprar ações KLBN11

Como visto, investir em uma ação não é um jogo ou algo que possa ser atribuído ao acaso. Isso quer dizer que toda aplicação deve ser orientada por objetivos claros.

Há uma ampla gama de investidores, desde os que aplicam para obter renda passiva com ações até os que compram para atingir propósitos específicos. Portanto, determine as suas metas e, a partir disso, trace as suas estratégias de investimento. Isto posto, veja na sequência o que fazer para comprar os papéis KLBN11.

1. Tenha conta em uma corretora

O primeiro passo você já deu, que é conhecer o tipo de ação em que pretende investir. Agora, você tem o que precisa para finalmente operacionalizar suas transações com segurança e conhecimento de causa.

É hora, então, de abrir uma conta em uma corretora que faça a ponte entre você, a empresa e a B3, a bolsa de valores brasileira. Nesse momento, procure conhecer as taxas praticadas e, claro, os impostos envolvidos ao investir em ações.

2. Faça login no Home Broker

Tendo uma conta ativa, você estará apto a usar a plataforma chamada Home Broker, que é por onde encontrará as ações para comprar ou vender. Ela é acessada pelo site da sua corretora, mas também pode ser disponibilizada por aplicativo ou programa de computador.

3. Tenha sempre em vista o gráfico e o mercado

O preço de uma ação é determinado pelo movimento de compradores e vendedores, que, por sua vez, é influenciado pelo mercado. Por isso, jamais deixe de avaliar quesitos como o volume de negociações em um dia, já que ele indica se uma tendência de alta se confirma ou não.

Quando esse volume segue a tendência de alta, sugere que o preço tende a continuar subindo. Por outro lado, a quantidade de transações na “contramão” aponta para quedas ou estagnação nos valores.

4. Faça a solicitação de compra

Uma vez que você esteja a par das análises para os papéis da Klabin e tenha aberto uma conta, poderá finalmente entrar com uma solicitação.

Assim, acesse o Home Broker e, no campo destinado à busca, digite o ticker KLBN11. Em seguida, especifique a quantidade de ações conforme o lote mínimo, confira o preço e confirme a operação.

Depois disso, você deverá aguardar o prazo D+2, ou seja, dois dias para a transação ser concretizada. Cabe ressaltar que o horário de negociação da B3 para o mercado à vista é das 9h30 às 17h00 de Brasília. Portanto, as operações devem ocorrer dentro desse período.

Viu como é mais simples do que parece comprar ações KLBN11? Aqui no blog da Onze é assim: você fica sempre bem informado sobre assuntos que influenciam diretamente no seu sucesso financeiro e patrimonial.