Bolsa de Valores ao vivo: como acompanhar o mercado de ações

Por Redação Onze

bolsa-de-valores

O mercado de capitais, ou a Bolsa de Valores, é um mercado extremamente volátil e sujeito a mudanças de uma hora para outra, de acordo com fatores políticos, econômicos, ambientais, entre outros.

Assim, os investidores precisam acompanhar a Bolsa de Valores em tempo real, o que hoje é bastante simplificado devido à internet.



Por que acompanhar a Bolsa de Valores ao vivo

Como esse mercado sofre impactos o tempo todo, investidores e operadores devem estar constantemente atentos aos altos e baixos desse meio.

Assim, o operador pode realizar movimentos de compra e venda com mais assertividade, mesmo que os ativos sofram alterações bruscas em sua cotação de um momento para o outro.

As principais informações a se considerar ao acompanhar a Bolsa de Valores ao vivo são:

O preço de mercado

Quando você abre um aplicativo de acompanhamento das ações, verá o código da ação e o seu preço de mercado, ou seja, o último valor pelo qual aquela ação foi negociada.

Logo, as próximas negociações podem não ser exatamente nesse último valor, porém, podem ser transacionadas em uma quantia muito próxima.

A variação do preço do ativo

Você verá também uma porcentagem da ação, a qual constitui a variação do preço do ativo de um dia para o outro.

Ou seja, uma ação fecha o dia de pregão a um valor X, e naquele horário do dia seguinte está sendo negociada a um valor Y.

Melhor compra e melhor venda

Os aplicativos de acompanhamento da Bolsa de Valores ao vivo também mostram valores de melhor compra e melhor venda.

O preço de melhor compra significa por quanto o melhor comprador está disposto a comprar tal ação naquele momento. Já a melhor venda pontua por quanto o melhor vendedor está disposto a vender aquelas ações naquele momento.

Como acompanhar a Bolsa de Valores ao vivo

As principais ferramentas para acompanhar a Bolsa de Valores ao vivo são:

Home Brokers

Os Home Brokers são aplicativos utilizados para o acompanhamento em tempo real da Bolsa de Valores, disponibilizados por corretoras. Esse aplicativo também faz a ponte entre o investidor e a Bolsa. Por ele, é possível negociar diretamente suas ações. Os home brokers geralmente têm versões desktop e mobile.

Websites

Muitos websites trazem informações sobre a Bolsa de Valores, inclusive sites de notícias. No entanto, eles não são tão precisos e podem apresentar algum atraso na publicação das informações. É possível também acessar o site oficial do pregão online das Bolsas de Valores, como o da Ibovespa.

Plataformas profissionais

As plataformas operacionais profissionais são mais completas que os home brokers, sendo utilizadas por traders profissionais. Elas permitem acompanhar as cotações de mercado com precisão, em tempo real, e ainda realizar inúmeras negociações.

Existem muitas plataformas profissionais no mercado que apresentam diferentes funcionalidades, como também em versões mobile, com apps para smartphones.

5 dicas para investir na Bolsa de Valores

Conheça o mercado!

Você precisa entender profundamente o mercado, o que faz as ações baixarem e subirem, quais são as tendências do mercado atual, que segmentos podem lucrar mais ou menos. Para investir na Bolsa, é preciso estudar continuamente e estar sempre atento à política e à economia mundial.

Saiba qual é o seu perfil de investidor

O perfil de investidor vai desde o conservador até o investidor de risco. Geralmente, as corretoras realizam um teste com as pessoas para que elas descubram que tipo de investidor elas seriam e, e a partir daí, são indicados os melhores investimentos.



Para investir na Bolsa de Valores, a qual consiste em um mercado bastante volátil, é preciso ter um perfil de moderado a arrojado.

Encontre uma boa corretora

Para começar a investir, você vai precisar de uma ótima consultoria, garantida por uma boa corretora de valores. Esses consultores irão auxiliá-lo a dar os primeiros passos no mercado de valores.

Depois que você adquirir um bom conhecimento, pode partir sozinho para o ataque. Mas não inicie nesse mercado sem uma boa consultoria.

Diversifique seus investimentos

Não coloque todos os ovos em uma cesta só. Existem inúmeros segmentos de ações e inúmeros produtos dentro desse mercado. Avalie os melhores fundos e o custo-benefício de cada um antes de investir.

Quer saber mais? Confira a Onze.