Bolsa de valores para principiantes: por onde começar?

Por Redação Onze

Pensando em dar os primeiros passos na bolsa? Esse caminho pode levar à sonhada liberdade financeira, mas, para alcançar esse patamar, é preciso se munir de uma ferramenta fundamental: conhecimento.

Como fazer isso? A leitura é uma grande aliada. E para ajudar você a navegar com maior segurança na bolsa de valores, criamos este guia completo sobre o tema.

Nos próximos tópicos, você vai entender o que é e como funciona a bolsa de valores, os conceitos de ações, home broker, dividendos e como dar o pontapé inicial na sua jornada pela renda variável.

O que é a bolsa de valores?

A bolsa de valores é um espaço para compra e venda de ativos financeiros, no qual empresas buscam se capitalizar e investidores procuram negócios de rentabilidade mais atraente do que a renda fixa – e de maior risco. É nesse ambiente que companhias abrem seu capital e investidores compram e vendem papéis, de forma segura, transparente e organizada.

Ações não são os únicos produtos financeiros nesse mercado. Contratos de moeda estrangeira, derivativos e commodities são exemplos de papéis negociados na bolsa.

No Brasil, a empresa responsável pela bolsa de valores chama-se B3, e todas as negociações são regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários.

Como funciona a bolsa de valores?

O imaginário criado em torno da bolsa de valores é de um grande salão com corretores engravatados gritando ordens de compra e venda. Isso ficou no passado, e atualmente a maioria das bolsas opera de forma on-line.

Podemos resumir o funcionamento da bolsa em:

  • Abertura de capital de empresa com oferta pública inicial, a chamada IPO
  • Transferência das ações, antes exclusivas da empresa, para a bolsa
  • Definição do preço das ações no mercado primário, onde ocorre a primeira negociação
  • Estabelecimento de oferta e demanda das ações
  • Compra e venda das ações entre investidores no mercado secundário

Estão listadas na bolsa de valores brasileira cerca de 400 empresas, de setores que vão de bens industriais, consumo e saúde a combustíveis, tecnologia da informação e telecomunicações.

As ações mais negociadas compõem o Ibovespa, índice que monitora o desempenho da bolsa. Esse é o termômetro do mercado.

O que é o quê na bolsa de valores?

Se você ainda está perdido com os principais termos relacionados à bolsa de valores, não tem problema. A seguir, confira algumas das palavras que devem entrar no seu vocabulário de investidor a partir de agora.

O que são ações?

Ações são cotas de uma empresa. Quando você compra ações, torna-se sócio. É como se você fosse dono de um pedacinho da organização. Quanto mais ações tiver, maior será seu retorno sobre parte dos lucros ou quando vender os papéis na alta.

As ações podem ser ordinárias ou preferenciais. As primeiras são mais comuns e permitem ao investidor votar em eleições do conselho. As segundas dão prioridade no pagamento de dividendos.

O que é home broker?

Home broker é a plataforma on-line disponibilizada pelas corretoras. Dessa forma, você pode operar na bolsa de onde estiver sem a necessidade de falar com um corretor.

Você compra e vende ações do seu computador ou celular. Mas fique atento ao horário de abertura e fechamento do mercado, que geralmente é das 10h às 17h.

O que é renda variável?

Renda variável é uma aplicação de maior risco e maior volatilidade, que pode trazer retornos mais interessantes do que a renda fixa. O risco reside no fato de que a rentabilidade não é definida antecipadamente, e sim atrelada ao desempenho do ativo.

Você pode tanto triplicar seu investimento quanto perder um grande percentual. Exemplos de renda variável são ações, ouro e moeda estrangeira.

O que são dividendos?

Dividendos são parcelas dos lucros das empresas que são distribuídas aos acionistas periodicamente. O valor muda conforme a quantidade de ações, o lucro e as estratégias da companhia.

O pagamento pode ser mensal, trimestral, semestral ou eventual, de acordo com a política de cada organização. O depósito em dinheiro é feito na sua conta da corretora de valores.

Um indicador importante é o dividend yield, valor do dividendo em relação ao preço pago pela ação. Quanto maior for o dividend yield, mais você vai receber em dividendos por cada papel comprado.

O que é circuit breaker?

Um mecanismo importante da bolsa de valores é o circuit breaker, que suspende as negociações temporariamente em caso de oscilações muito vigorosas. Serve para proteger os investidores em momentos de pânico do mercado.

Primeiros passos na bolsa de valores

Agora que você já está familiarizado com os principais conceitos da bolsa de valores, que tal dar os primeiros passos na renda variável? Confira algumas dicas:

Conheça seu perfil de investidor

Antes de tudo, você deve identificar o seu perfil de investidor. Saiba que o mercado é volátil e nem sempre trará retornos positivos, especialmente no curto prazo. Por isso, é essencial descobrir quanta dor você aguenta e como vai reagir em momentos de incertezas.

Nesse sentido, vale se perguntar: qual é a sua tolerância para correr riscos? Se você se sentir confortável com eventuais perdas para alcançar crescimento patrimonial, você é um investidor mais arrojado. Se a sua tolerância for baixa e a segurança falar mais alto, seu perfil é conservador. Se você está no meio-termo, consegue lidar com riscos até certo ponto e, ao mesmo tempo, considera a segurança essencial, seu perfil é moderado.

Comece devagar

Mesmo que você se identifique como um investidor moderado ou arrojado, vá com muita calma nas primeiras investidas na bolsa de valores. Até a hora em que você vê uma flutuação negativa de 50% na sua carteira, não tem ideia do que significa risco e volatilidade.

Por isso, imagine que todo o investimento na bolsa pode sofrer uma retração de 50%, mesmo que momentaneamente. Você está preparado para isso? Então comece com 5% ou 10% do seu capital, para aos poucos sentir o mercado, aprender e prosperar.

Entenda o ativo no qual você investe

Estude as empresas que você considera para a sua carteira. Informe-se sobre a saúde financeira, pesquise o desempenho desses papéis, entenda se o preço da ação está de acordo com o valor patrimonial e o fluxo de caixa futuro e analise os concorrentes.

Acompanhe as notícias

Além de conhecer a fundo as empresas das quais você será acionista, é preciso acompanhar notícias do mercado financeiro e de setores que impactam a bolsa. Política, eleições, relações internacionais, economia, tanto no Brasil quanto em outros países, são variáveis a serem observadas.

Planeje suas finanças

O planejamento financeiro é outro ponto fundamental. Defina quanto está disposto a investir e por quanto tempo –lembrando sempre que a bolsa de valores é investimento de longo prazo, superior a cinco anos. Então, nunca invista todo o seu patrimônio e mantenha sempre uma reserva de emergência, com ativos líquidos e seguros.

Pronto, agora você já sabe por onde começar sua jornada pela bolsa de valores. Preparado para dar esse próximo passo?