Bull Market vs Bear Market: Em qual investir? Nós te explicaremos!

Por Redação Onze

bull x bear

O mercado financeiro está cheio de jargões, ou seja, expressões utilizadas nesse contexto e que podem fazer a diferença na hora de investir. Por isso, quem está ou quer entrar nesse mercado precisa conhecer o maior número de jargões possível para não perder nenhuma oportunidade. Uma dessas expressões é Bull Market x Bear Market, ou Bull x Bear. E é sobre ela que discorreremos a seguir. 

É iniciante nos investimentos? Comece lendo este artigo!

Bull x Bear: diferenças do Bull Market x Bear Market

O Bull Market quer dizer que o mercado de ações – ou outros ativos – está em tendência de alta, ou seja, com os preços das ações subindo. Já o Bear Market significa o contrário, que essas ações estão em queda. As expressões estão tão difundidas no mercado financeiro que se tornaram adjetivos. Utiliza-se o termo “bullish” para designar investidores otimistas com o mercado, e “bearish” para os pessimistas. 

Como bull significa touro em inglês e bear urso, não fica claro o porquê de se utilizar esses animais nessas expressões. Existem, no entanto, algumas teorias. Uma delas é a de Richard S. Tedlow, autor de “Miopia Corporativa”. Segundo ele, o fato de o touro jogar suas vítimas para cima e atacá-las com seus chifres origina a imagem de um gráfico ascendente. Já o urso, que sufoca as vítimas com suas garras em direção ao solo traria a ideia de um gráfico descendente. 

Inclusive, o símbolo de Wall Street, o centro financeiro do mundo, em Manhattan, Nova Iorque, é um grande touro, o Charging Bull, representado em uma escultura de bronze. A obra de arte está localizada no parque de Bowling Green, e pesa 3,5 toneladas, mede 3,4 metros de altura e tem 4,9 metros de comprimento.

O que é Bull Market

O termo Bull Market não serve para o otimismo apenas com ações, mas com a economia de um modo geral. O termo também pode ser usado para indicar a escalada de preços no mercado de commodities, imobiliário, etc.. 

Em um momento de Bull Market, todos estão otimistas e muita gente quer comprar ações ou investir de alguma forma. No entanto, com o aumento da demanda, os preços dos papéis sobem. Assim, quem detectar essa onda bem cedo, pode vender os ativos na subida da curva e fazer um bom dinheiro. 

Saiba mais sobre como fazer investimentos inteligentes!

O que é Bear Market

No Bear Market, impera o pessimismo. Assim, muitas pessoas quer vender suas ações, para reduzir prejuízos. Assim, o preço dos papéis cai. É possível ganhar dinheiro comprando ações nesse momento, mas vai demorar bastante para que o investidor veja o retorno, já que essa tendência de queda pode durar um longo período. 

O ideal é comprar ações logo no fim do Bear Market, quando os preços estarão baixíssimos. Quem diversifica carteira, no entanto, estará sempre seguro, já que, por exemplo, poderá receber dividendos, mesmo nesta época, e aguardar um melhor momento para a venda dos papéis.  

Quer saber mais sobre o mercado de investimentos? Confira o material especial da Onze

Bull x Bear, Home Broker, commodities, duration… A Onze Investimentos possui uma série de artigos sobre esses e outros jargões e conceitos do mercado financeiro. Acesse nosso blog e fique por dentro dos assuntos mais quentes desse mercado!

Comece entendendo mais sobre o mercado de capitais!