Calculadora de juros: qual é a importância para empréstimos e investimentos?

Por Redação Onze

O que é uma calculadora de juros

A calculadora de juros é uma ferramenta que pode fazer o trabalho sujo para o investidor na hora de calcular a rentabilidade de um investimento ou o peso do crédito. Especialmente porque estamos falando de juros compostos, que são bem mais complicados de calcular.

Relembrando, juros compostos são aqueles que incidem sobre o valor aplicado e também sobre o rendimento acumulado. Já os juros simples são aqueles que se aplicam apenas sobre o valor inicial do investimento.

A fórmula para juros simples é: j = C x i x t.

Nela, j = juros, C = capital, i = taxa de juros e t = tempo.

Já a fórmula para juros compostos é consideravelmente mais desafiadora: S = P (1 + i) n.

Nela, S = montante, P = principal, i = taxa de juros e n = número de períodos que o principal P (capital inicial) foi aplicado.

Para quem não tem tanta afinidade assim com a matemática, a simples menção da fórmula já ilustra bem o próximo tópico deste texto.

Importância de uma calculadora de juros

A calculadora de juros é importante para os dois lados do balcão. Tanto para quem está investindo quanto para quem precisa pegar emprestado. Confira:

Investimentos

Com a popularização dos investimentos em renda fixa, muito pessoas passaram a se interessar e começaram a tirar o dinheiro da poupança e explorar alternativas. A boa notícia é que não é preciso ser um gênio das finanças ou saber tudo de economia para se aventurar nesse mundo.

Os juros compostos são os melhores amigos do investidor. Afinal, ao incidir sobre o valor investido e também sobre o que já rendeu, aumenta o patrimônio inicial de forma exponencial.

Eles são também chamados de juros sobre juros, ou capitalização acumulada.

Agora imagine ter que aplicar aquela fórmula dos juros compostos manualmente a cada aplicação que for analisar? Melhor deixar que a calculadora de juros faça o serviço sujo para você, não é mesmo?

Isso vale tanto para os investimentos com foco em rendimento quanto para formação de uma reserva de emergência, que deve ser o primeiro passo de todo investidor.

Empréstimos

Para quem está do outro extremo do espectro e está precisando obter crédito, a calculadora de juros também é uma aliada importante. Na hora de obter um empréstimo, é essenciall estar ciente de toda a cobrança de juros envolvida.

Nesse caso, os juros são o grande vilão. O impacto que eles têm em qualquer investimento ou empréstimo é muito grande, Para saber o que será preciso pagar sem sofrer surpresas desagradáveis, vale usar a calculadora de juros.

5 calculadoras de juros compostos online

Dito tudo isso, vamos dar uma olhada em cinco opções de calculadoras de juros que vão facilitar a sua vida. Confira:

Calculadora do Cidadão: Banco Central

Começamos pelo próprio Banco Central do Brasil, que disponibiliza a Calculadora do Cidadão em seu site. Ela está nessa lista justamente por seu caráter “oficial”, pois não é a opção mais funcional ou visualmente atraente.

O Banco Central até colocou uma pesquisa para ajudar a “melhorar a Calculadora do Cidadão”. Mas as funções estão todas ali — você deve conseguir fazer o cálculo que precisa sem problemas.

Mobills

A calculadora de juros compostos do aplicativo de gerenciamento financeiro Mobills é muito completa, com direito a gráfico e resultados detalhados.

Faz A Conta

A calculadora de juros compostos do site Faz a Conta também é bem completa e tem um diferencial. Permite descobrir facilmente qualquer uma das quatro variáveis no cálculo dos juros compostos (valor futuro, valor presente, taxa de juros e número de períodos) a partir dos valores das outras três.

Clube dos Poupadores

O simulador de juros compostos do Clube dos Poupadores parece bem funcional e tem um detalhe importante: um link para converter rapidamente rentabilidade mensal em anual, e vice-versa.

Me Poupe

Nathalia Arcuri, criadora do canal Me Poupe, diz que colocaria o nome do filho de Juro Composto, de tanto que ama o assunto. Vale a pena dar uma olhada no simulador de juros compostos dela.

Enfim, existem muito mais opções de calculadoras de juros online — é só escolher aquela que lhe agradar mais.

E aí, as dicas foram úteis? Não esqueça de deixar seu comentário com qualquer dúvida ou sugestão e também compartilhar com quem mais se interessar pelo assunto.