Juros compostos no Excel: como calcular?

Por Redação Onze

Excel

O cálculo de juros compostos no Excel facilita, e muito, a vida de quem pretende fazer um investimento e quer prever seus resultados. Nesse caso, o uso de uma planilha vem a calhar porque pode ser totalmente personalizada conforme os seus objetivos e preferências.

Seria diferente, por exemplo, se você baixasse um aplicativo cheio de funções que nem sempre serão utilizadas ou que nem seriam úteis, pelo menos em um primeiro momento.

Ao usar o Excel para calcular juros compostos, vamos direto ao que interessa, bastando apenas configurar a planilha com as fórmulas certas. Aprenda como fazer e tenha uma ferramenta a mais para ajudar a planejar suas finanças e aplicações.

Juros compostos no Excel: por que usar o programa?

Todo cidadão, mais dia, menos dia, terá que lidar com juros na sua vida. Seja em um empréstimo ou ao aplicar dinheiro em renda fixa, lá estão eles, corroendo o valor do dinheiro ou fazendo ele valer ainda mais.

No entanto, os juros em si não são o seu inimigo. Pelo contrário; quando se sabe como trabalhar com eles, na verdade, podem vir a ser um grande aliado. Por outro lado, nem todos são hábeis o bastante com números para saber só de olhar o quanto uma aplicação vai render em um determinado período.

Além disso, calcular juros compostos apenas com uma calculadora é uma tarefa relativamente complexa, principalmente para quem não tem prática. É nesse ponto que uma planilha de Excel vem a ser uma solução rápida para quem quer ter mais controle sobre suas finanças.

Como veremos mais à frente, nem é tão complicado assim formatar uma planilha para saber o quanto de juros uma aplicação pode render.

Quando calcular juros compostos no Excel

“Não se gerencia aquilo que não se mede”, disse o célebre professor William Deming. Essa frase simples mas de grande sabedoria nos leva a pensar sobre a necessidade de tomar as rédeas de nossas finanças.

Se você já aplicou na poupança ou em outros ativos de renda fixa, deve saber que os bancos em geral não disponibilizam ferramentas para calcular os rendimentos. Pelo menos não ali, no mesmo painel onde se fazem as aplicações.

Não seria melhor se você pudesse saber na hora quanto vai receber se mantiver seu dinheiro no CDB daqui a um ano? A propósito, não só o CDB mas todo investimento prefixado em geral tem seu rendimento calculado por juros compostos.

Sendo assim, o melhor mesmo é ter sua própria ferramenta para saber quanto cada um deles pode gerar de renda para você sem depender da boa vontade do seu banco.

Passo a passo: cálculo de juros compostos no Excel

Vamos ver na sequência como montar uma planilha que vai fornecer todas as informações necessárias sobre um investimento (ou empréstimo, se for o caso) em que incidam juros compostos. 

Com algumas fórmulas, você terá uma planilha de grande utilidade para saber com antecedência o destino do seu dinheiro. Acompanhe com atenção.

1. Planilha em branco

Comece abrindo uma planilha do Excel ou editor similar previamente instalado em seu computador. Caso não tenha, pode recorrer às planilhas do Google, lembrando que as fórmulas, nesse caso, podem ser ligeiramente diferentes.

2. Coluna A

Na coluna A, insira os seguintes termos, um abaixo do outro e nas seguintes células:

  1. Capital
  2. Taxa
  3. Prazo em meses

Abaixo da célula A3, insira uma sequência numérica que vai corresponder aos meses em que a aplicação permanecerá rendendo. Você pode começar de 1 a 12, mas pode inserir mais meses, se preferir.

3. Coluna B

Já na coluna B, deixe a célula B1 e B2 em branco, pois são nelas que você vai inserir o capital inicial e a taxa. Na célula B3, digite o termo “Montante”. A primeira fórmula deve ser inserida na célula B4, na qual você conhecerá o montante de dinheiro acumulado após a aplicação de juros compostos:

 

  • =B1*(1+(B2/100))^A4

 

Repita o processo, inserindo essa mesma fórmula nas células abaixo, modificando apenas o último número. Ficaria assim:

 

  • =B1*(1+(B2/100))^A5
  • =B1*(1+(B2/100))^A6

 

E, assim, sucessivamente.

4. Coluna C

Na coluna C, célula C3, digite “Projeção de juros em moeda”, na qual será indicado o quanto de juros compostos você terá acumulado a cada mês. Na célula C4, insira a fórmula:

 

  • =B4-$B$1

 

Nas células abaixo, basta substituir o número junto à primeira letra B:

 

  • =B5-$B$1
  • =B6-$B$1

 

5. Coluna D

Finalmente, na célula D3, digite o termo “Projeção de juros”, para saber quanto de juros compostos estão incidindo a cada mês. Logo na célula D4, insira a fórmula:

 

  • =C4/B1

 

A partir da célula D5, insira a seguinte fórmula, repetindo o processo, apenas substituindo o número ao lado da letra C e da última letra D:

 

  • =(C5/$B$1)-D4
  • =(C6/$B$1)-D5
  • =(C7/$B$1)-D6

 

Exemplo de juros compostos no Excel

Veja como ficou na nossa planilha, preenchida com os três primeiros meses de uma aplicação de R$ 1.000,00 com uma taxa de juros mensais de 3%:

Então, não é fácil calcular juros compostos no Excel com as dicas que você acaba de aprender? Continue acompanhando os conteúdos do blog da Onze e torne-se um craque na gestão do seu dinheiro.