Como calcular a selic acumulada no Excel: passo a passo

Por Redação Onze

Descobrir como calcular a Selic acumulada no Excel costuma ser o objetivo de quem precisa corrigir valores com base na taxa Selic.

Em geral, a correção pela Selic acumulada está associada a tributos em atraso. A taxa Selic é utilizada para corrigir esses valores e trazer a dívida a valor presente.

Neste artigo, você vai entender como calcular a Selic acumulada no Excel e também vai conhecer outras alternativas para realizar essa operação.

O que significa calcular a Selic acumulada

Calcular a Selic acumulada significa medir o somatório da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia, para cada mês, dentro de um período específico de tempo.

A Selic é a taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Além de funcionar como a taxa básica de juros da economia, balizando quanto o governo paga para quem financia a sua dívida, por exemplo, essa taxa é a referência para correção de impostos devidos ao Governo Federal, como o Imposto de Renda.  

Assim, quem calcula a Taxa Selic acumulada, seja utilizando o Excel ou outra ferramenta, como a Calculadora do Banco Central, está acompanhando a variação dessa taxa, com o objetivo de fazer a correção de valores devidos. 

A seguir, vamos entender a importância de calcular a Selic acumulada e quando fazer isso.

Importância de calcular a Selic acumulada no Excel

A importância de calcular a Selic acumulada no Excel ou em outras ferramentas está relacionada à correção de valores, principalmente tributos em atraso.

Quando falamos em investimentos, corrigir valores pela Taxa Selic acumulada para descobrir se o rendimento foi satisfatório não é usual.

Em geral, a comparação da rentabilidade das aplicações financeiras ocorre com o IPCA acumulado, que mostra a soma da inflação ao longo do tempo, ou com o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

O cálculo da taxa Selic acumulada costuma ter outro objetivo: corrigir valores devidos, como tributos federais.

De acordo com a Receita Federal, a correção pela taxa Selic é aplicável no pagamento, na restituição, na compensação ou no reembolso de tributos federais.

Na prática, os tributos administrados pela Receita, como o Imposto de Renda, sofrem acréscimo monetário da taxa Selic se não forem pagos no vencimento, partindo de 1% no primeiro mês. Já no segundo mês, o valor é de 1% mais a taxa Selic mensal. No terceiro, é acumulada a Selic dos dois meses. 

Na relação abaixo, você compara os juros incidentes sobre tributos federais e percebe como a correção pela Taxa Selic funciona na prática. O mês de referência é junho de 2020. Cada percentual se refere à correção pela Taxa Selic acumulada do tributo que venceu, hipoteticamente, no referido mês, acumulando até junho de 2020:

  • Janeiro 2019: 7,78%
  • Fevereiro 2019: 7,29%
  • Março 2019: 6,82% 
  • Abril 2019: 6,30%
  • Maio 2019: 5,76% 
  • Junho 2019: 5,29%
  • Julho 2019: 4,72%
  • Agosto 2019: 4,22%
  • Setembro 2019: 3,76%
  • Outubro 2019: 3,28%
  • Novembro 2019: 2,90% 
  • Dezembro 2019:  2,53%
  • Janeiro 2020: 2,15%
  • Fevereiro 2020: 1,86% 
  • Março 2020: 1,52%
  • Abril 2020: 1,24%
  • Maio 2020: 1%.

Como calcular a selic acumulada no Excel

Calcular a Selic acumulada no Excel não é uma tarefa simples. Em primeiro lugar, é preciso lembrar que você vai precisar de um script que puxe os valores da taxa Selic mensal de um repositório da Receita Federal. 

A outra opção é atualizar manualmente, de acordo com os valores divulgados neste link. Em junho de 2020, por exemplo, a taxa Selic foi de 0,24%.

Depois de separar os dados da Taxa Selic mensal e elencar o valor de cada mês, você vai precisar criar uma função matricial no Excel, pela fórmula MULT.

Você precisa digitar =MULT. Em seguida, uma tela com os argumentos da função vai surgir, com espaço para colocar valores em Núm 1 e Núm 2.

Em Núm 1, insira: 1+(soma de todas as taxas mensais da Selic)/100

Ao clicar Enter, o Excel vai acusar um erro, o que é normal. Em seguida, clique sobre a fórmula para editá-la.

Na fórmula, subtraia 1 do resultado da função matricial. Em seguida, multiplique o valor total por 100, usando parênteses. Depois disso, basta clicar CTRL + SHIFT + ENTER.

Pronto! Você terá no Excel o resultado da Taxa Selic acumulada para o período selecionado.

Calcular Selic acumulada no Excel vale a pena?

Achou muito complexo? A boa notícia é que essa não é a única maneira de chegar ao resultado da taxa Selic acumulada. Na verdade, você nem precisa de Excel.

A Receita Federal disponibiliza o cálculo da Taxa Selic acumulada de 1º de janeiro de 1995 até o mês mais recente, o que permite que você obtenha o valor da taxa Selic acumulada sem precisar quebrar a cabeça no Excel.

Outra alternativa é a Calculadora do Cidadão, uma ferramenta online disponibilizada pelo Banco Central que permite corrigir valores pela taxa Selic e outros indicadores, como o CDI e o IPCA, para períodos de tempo selecionados.

Essas ferramentas facilitam a vida dos contadores e investidores que não dominam o Excel e precisam de agilidade para obter as informações.

E aí, gostou da dica? Se você está interessado em assuntos do mercado financeiro, continue navegando pelo blog da Onze e descubra tudo o que acontece neste universo.