CBLC: saiba o que é, para que serve e como funciona

Por Redação Onze

Na hora de aplicar dinheiro, é muito importante realizar algumas etapas para garantir segurança no processo de investimento. Para quem está buscando investir na bolsa de valores, é primordial entender o papel da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) na operação. Continue a leitura para entender mais.

O que é a CBLC?

A CBLC, atualmente chamada de Câmara de Ações e Renda Fixa Privada, surgiu em 1977, sendo o órgão responsável por custodiar, liquidar e garantir operacionalmente todas as transações que são realizadas no ambiente da Bolsa.

De maneira resumida, quando um investidor compra ações na Bolsa de valores, os títulos ficam guardados pela CBLC. Então, caso a corretora de valores decrete falência, as ações podem ser recuperadas, evitando prejuízos para o cliente.

Por isso, é também conhecida como Central Depositária, executando a função de clearing house (câmara de compensação).

Ela foi criada para modernizar o mercado financeiro brasileiro, substituindo a antiga Caixa de Liquidação. Localizada em São Paulo, suas ações estão sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) com gestão direta da B3.

É importante mencionar que, em 2008, a partir da fusão da Bovespa com a BM&F, ela mudou o nome para Câmara de Ações e Renda Fixa Privada. A administração da Companhia também foi transferida para a bolsa, assim como as outras câmaras de liquidação do mercado.

Para que serve a CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia

A CBLC é o órgão que garante segurança aos mercados. Listamos abaixo algumas funções fundamentais que são de responsabilidade da CBLC:

  • Custódia centralizada dos ativos;
  • registro e compensação de transações;
  • controle de riscos operacionais e financeiros;
  • liquidação de transferências de recursos entre investidores;
  • serviço de Custódia Fungível, como empréstimo de ações e títulos, por meio de Banco de Títulos CBLC – BTC.

Como funciona a CBLC

Anteriormente, listamos as principais funções da CBLC; agora, vamos explicar na prática como funciona.

A CBLC desenvolve ações que garantem a segurança do dinheiro investido pelos clientes. Ela tem sob sua custódia mais de 6 trilhões de títulos e ações de diversas companhias, sendo responsável por liquidar cerca de 95% das negociações realizadas dentro da bolsa de valores brasileira.

Além disso, a CBLC oferece serviços para outros instrumentos financeiros, tais como:

  • Certificados de privatização;
  • debêntures;
  • certificados de investimentos;
  • quotas de fundos imobiliários;
  • títulos de renda fixa.

Para cobrir os custos da Companhia referentes à guarda dos títulos e das informações das operações é cobrada uma taxa. O valor varia de acordo com cada título adquirido pelo investidor. Para quem decidiu investir no Tesouro Direto, a taxa anual a ser paga é de 0,30% sobre o valor total do montante.

As taxas são cobradas diretamente pelas corretoras de valores de maneira progressiva, em casos de outros títulos privados. Geralmente, as instituições cobram taxas fixas a cada operação, valores mensais ou isentam os clientes da cobrança.

Canal Eletrônico do Investidor

Os investidores podem acompanhar, em tempo real, as principais informações sobre suas operações pelo Canal Eletrônico do Investidor (CEI).

O serviço permite que o investidor consulte informações como o saldo e o histórico de suas transações já realizadas na Bolsa de Valores. O acesso é realizado por meio de uma senha, que é fornecida pela própria corretora de valores no ato da criação da conta na B3.

Se, por algum motivo, o investidor perder a senha, é só fazer a solicitação de recuperação na página de login, clicar em “esqueci minha senha” e preencher os dados.

Em seguida, as informações da conta serão encaminhadas para o e-mail que foi cadastrado pela corretora.

Quer saber mais sobre como investir? Confira a Onze.