Gráfico do Ibovespa: como acompanhar e interpretar

Por Redação Onze

ibovespa

A análise de gráfico do Ibovespa deve fazer parte da rotina de todo investidor. Mas para quem está começando a negociar ações na bolsa, a tarefa é desafiadora. 

Por isso, a partir da leitura deste guia, você vai dar os primeiros passos a fim de avaliar essas informações relevantes para o mercado.

E aí, praticando todos os dias, vai ver que a tarefa se torna menos penosa com o tempo. Preparado para aprender? Descubra o que é o gráfico do Ibovespa, como acompanhar e dicas para interpretar os dados corretamente.

O que é um gráfico do Ibovespa

Um gráfico do Ibovespa é uma representação visual do desempenho do índice. O recurso mostra as altas e baixas do mercado de ações, permitindo uma análise das movimentações em um período determinado. 

Como o Índice Bovespa reflete as oscilações das ações mais negociadas, um gráfico dele também mostra a performance geral da bolsa de valores.

Analisar gráfico do Ibovespa é parte da rotina de se investir em renda variável. Dessa forma, é possível analisar tendências, verificar a situação do mercado e tomar decisões embasadas em números concretos. Conforme veremos, há vários caminhos para fazer essa análise.

Como acompanhar o gráfico do Ibovespa

A seguir, elencamos os principais canais de informação que você pode usar para acompanhar o gráfico do Ibovespa diariamente. Confira:

Site da B3

No site da bolsa de valores, é possível verificar o Ibovespa atualizado por percentual e analisar gráficos. A B3 permite filtrar a análise por ações, derivativos, índices e outros ativos negociados no mercado. Além disso, você pode conferir um quadro de maiores altas e baixas de ativos.

Google

Outra opção é fazer uma busca direta pelo Google. Você só precisa digitar “gráfico Ibovespa” no campo de busca para ter acesso à ferramenta na página. 

Além de mostrar o gráfico, o buscador recomenda sites em que é possível obter informações mais aprofundadas.

Sites de finanças

Diversos sites especializados em finanças apresentam o gráfico do Ibovespa atualizado. Alguns dos mais conhecidos são o UOL Economia, InfoMoney e Bússola do Investidor. 

A dica aqui é verificar a plataforma que tem uma interface mais agradável para você. Uma vantagem é que, no próprio site, também dá para conferir análises e notícias do mercado financeiro.

Aplicativos do mercado financeiro

Se você quer ter acesso ao gráfico do Ibovespa a qualquer hora e em qualquer lugar, os aplicativos do mercado financeiro são boas ferramentas. Assim, você pode fazer a consulta pelo dispositivo móvel. 

Além do app da B3, há opções como UOL Cotações, Yahoo Finanças e InfoMoney  — além do app da corretora em que você tem conta.

Home broker

Há também a opção de acompanhar gráficos pelo home broker: plataforma que dá acesso ao ambiente de negociação da bolsa de valores. A ferramenta é disponibilizada pela corretora por meio da qual você realiza os investimentos.

Como interpretar um gráfico do Ibovespa

Além de acompanhar o gráfico do Ibovespa, você precisa saber como interpretar os números. Nas linhas a seguir, confira algumas dicas úteis para não errar nessa hora:

  • Entenda o Ibovespa

O primeiro passo é entender o que é o Ibovespa. De forma resumida, o índice Bovespa é uma carteira teórica composta pelas ações mais negociadas da bolsa e funciona como um termômetro do mercado de ações. É, portanto, o principal benchmark da renda variável. 

  • Compreenda as dinâmicas do mercado de ações

Compreender como ocorrem as oscilações do índice também é essencial para analisar os gráficos. Na bolsa, os preços dos ativos financeiros variam conforme a lei da oferta e da procura. O preço cai quando há poucos investidores interessados em uma ação. O inverso também ocorre. Essa é a base do mercado de ações  — e você precisa desse conhecimento prévio.

  • Dê foco para as ações que você detém

Outra dica é ir além do gráfico do Ibovespa. No cálculo do índice, as ações mais negociadas têm peso maior. Portanto, nem sempre o índice reflete a situação real dos ativos que você detém. Então, além de acompanhar a situação geral da bolsa, analise a performance específica das ações da sua carteira.

  • Acompanhe notícias do segmento

Além de acompanhar o gráfico do Ibovespa, você deve ler notícias e análises do segmento  — principalmente se for um investidor iniciante na bolsa. Dessa forma, é possível complementar o entendimento dos números, obter insights e verificar a assertividade das suas análises.

  • Escolha um método de análise

Há dois métodos principais de análise de gráficos do mercado financeiro: a análise técnica e a fundamentalista. Portanto, mergulhe em leituras sobre os métodos para colocá-los em prática e aprimorar a qualidade das avaliações do Ibovespa.

Resumidamente, a análise técnica tem um olhar voltado para dados históricos de desempenho a fim de prever tendências e identificar padrões de comportamento dos números. Já a análise fundamentalista tem foco nos balanços das companhias no longo prazo e na sua capacidade de gerar lucro de forma recorrente.

Com essas dicas em mente, faça o teste: busque pelo gráfico do Ibovespa e inicie as suas primeiras análises. Acompanhe outros conteúdos do blog para aprender mais sobre gestão de ativos na bolsa de valores.