Você conhece o CDB-DI? Entenda mais sobre esse título de renda fixa

Por Redação Onze

CDB

É bem provável que seu banco ou corretora de valores já tenha feito uma proposta de investimento no CDB-DI, não é mesmo? Um dos investimentos mais tradicionais e com boa rentabilidade faz parte da carteira de muitos investidores.

Isso porque ele é uma modalidade de renda fixa que pode trazer bons retornos se a estratégia e escolha do título forem feitas de forma sábia.

Quer saber como fazer isso e entender se o CDB-DI é o que está faltando na sua estratégia de investimentos? Leia mais.

O que é o CDB?

CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é um título emitido por instituições bancárias devidamente autorizadas pelo órgão regulamentador.

É considerado um investimento de renda fixa e conservador, já que suas aplicações recebem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, o FGC.

Ao emitir um CDB, o banco capta recursos para suas operações comerciais e, em contrapartida, ao final do período acordado, remunera seus investidores conforme rentabilidade acordada.

O que é um título pós-fixado?

Uma dessas rentabilidades acordadas é definida pelo percentual de um indicador de referência.

Assim, a performance do indicador definirá quanto será a rentabilidade do investimento. Um dos mais tradicionais é o Certificado de Depósitos Interbancários, o CDI.

O que é CDI e taxa DI?

O Certificado de Depósitos Interbancários (CDI) é um indicador que acompanha e determina as taxas das operações que acontecem entre os bancos, que também emprestam e tomam empréstimos entre si.

Assim, a taxa DI é utilizada para remunerar tais operações.

Qual sua relação com a Taxa Selic?

A taxa DI acompanha as atualizações da taxa Selic, normalmente com 0,10 pontos percentuais abaixo dela. Assim, a cada reunião do Copom, as duas podem sofrer alterações significativas.

Então, o que é um CDB-DI?

Um CDB-DI, portanto, é um título de renda fixa atrelado à taxa DI, e vem representado com o percentual que ele paga do indicador de referência, por exemplo, CDB-DI 105% ou CDB 105% DI.

CDB-DI tem incidência de tributos?

Os Certificados de Depósito Bancário, inclusive o CDB-DI, possuem incidência de Imposto de Renda e IOF em algumas operações.

Imposto de Renda (IR)

O IR incide conforme o tempo de aplicação e a data do resgate, sendo:

  • aplicações com até seis meses de duração, IR de 22,5%;
  • entre seis meses completos e um ano incompleto, 20%;
  • entre um ano completo e dois anos incompletos, 17,5%;
  • a partir de dois anos completos, 15%

O IR só incide sobre o rendimento, ou seja, não é contabilizado sobre o valor total, apenas sobre o que rendeu no período.

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

O IOF só é cobrado em operações de resgate com menos de 30 dias e varia conforme a proximidade da data de aplicação. Quanto mais perto, maior é a cobrança, chegando até 96% do rendimento.

Quais são os riscos e as vantagens desse investimento?

Considerar que os CDBs estão intimamente ligados às operações comerciais do banco, muda um pouco a perspectiva do investidor sobre essa modalidade de investimento, certo?

Riscos

Mas, antes de apostar nessa possibilidade, é fundamental conhecer seus riscos e vantagens.

Risco de mercado

O risco de mercado influencia em sua rentabilidade considerando o CDB-DI que é pós-fixado. Ou seja, se seu indicador, que acompanha a taxa Selic, não tiver um bom desempenho, seus resultados poderão ser comprometidos.

É também chamado de volatilidade ou oscilação do preço dos ativos.

Risco de crédito

Já o risco de crédito se relaciona à capacidade da instituição bancária emissora honrar com seu compromisso de dívida.

Vantagens

Suas principais vantagens, especialmente do CDB-DI, também merecem destaque.

Investimento acompanha as taxas do mercado

Os indicadores de referência escolhidos para os CDBs normalmente acompanham o mercado, como é o caso do DI que está diretamente relacionado à taxa básica de juros.

Isso permite que seu valor não se desvalorize frente às mudanças da economia, por exemplo.

Possui o FGC

Além disso, é importante ressaltar sua garantia de até R$250.000,00 do FGC, que torna o CDB-DI uma opção conservadora e apropriada para a proteção da carteira de investimentos.

Agora que você conhece o CDB-DI, está pronto para investir nele? Ou gostaria de comparar sua performance com outros investimentos de renda fixa? Estudar as possibilidades é muito importante.

Pensando nisso, que tal compartilhar esse conteúdo com sua rede de contatos? Seus colegas e familiares também podem estar precisando tirar algumas dúvidas.