CDI: o que é e qual é a importância para o mercado

Por Redação Onze

Saber o que é CDI é um requisito básico para entender o desempenho dos seus investimentos em renda fixa. Esse indicador tem origem em operações financeiras do mercado interbancário e serve como referência de rentabilidade para vários produtos financeiros populares, como CDBs, LCIs/LCAs e fundos de investimento

Assim, acompanhar sua cotação é fundamental para tomar decisões sobre investimentos, já que superá-lo é uma meta de desempenho comum. Neste artigo, você vai entender o que é CDI, qual sua importância para o mercado e como ganhar acima desse índice.

Continue lendo para dominar mais esse conceito do mercado financeiro.

CDI: o que é

É simples entender o que é CDI (Certificado de Depósito Interbancário): um instrumento de captação de recursos entre os bancos. Em outras palavras, é um título que os bancos emitem quando fazem empréstimos diários entre si para garantir seu caixa positivo, conforme exigido pelo Banco Central.

Esses empréstimos interbancários são fundamentais para assegurar a liquidez dos bancos, garantir o cumprimento dos compromissos de cada instituição e proteger os correntistas. Assim, a taxa média do CDI (ou taxa DI) se torna uma referência para regular o mercado de renda fixa, mantendo o equilíbrio de todo o sistema financeiro.

Mas, muito além de uma formalização de operações financeiras entre bancos, o CDI também é um dos benchmarks mais importantes para investidores, como veremos a seguir. 

O que é o CDI para o mercado

Se perguntarmos o que é CDI para o mercado, a resposta será “o benchmark (meta de desempenho) essencial da renda fixa”. A partir desse indexador básico, é definida a rentabilidade e desempenho de produtos financeiros como CDBs (Certificados de Depósito Bancário), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio).

É o clássico 80%, 90% ou 100% do CDI, que determina a remuneração de investimentos de renda fixa. Obviamente, quanto maior for a porcentagem do CDI paga, melhor será a rentabilidade da aplicação. 

Além disso, a taxa DI indica como anda o desempenho dos fundos de investimento de renda fixa, que buscam superar o CDI. Se a rentabilidade for abaixo do indicador, significa que o desempenho não é satisfatório. 

Outro dado importante é que a taxa DI acompanha de perto a Taxa Selic, ficando sempre um pouco abaixo da taxa de juros básica da economia. Isso ocorre porque os próprios empréstimos entre bancos feito por meio de CDIs consideram a Selic como referência.

Como superar o CDI nos investimentos

Com o cenário de queda dos juros e, consequentemente, CDI mais baixo, é fundamental superar esse indicador para ter um retorno significativo nos seus investimentos.

Veja como alcançar esse objetivo.

Diversifique

Diversificar é a palavra de ordem dos investimentos, e também uma estratégia importante para superar o CDI e outros indicadores na sua carteira. Quanto mais ativos diferentes você incluir, mais diluídos estarão os riscos — e qualquer investimento que não esteja rendendo o esperado não terá um impacto decisivo no seu portfólio. 

Estas são algumas opções de renda fixa para ganhar acima do CDI: 

  • Títulos bancários como CDBs e LCIs/LCAs que paguem acima de 100% do CDI (há opções que pagam até 140% do CDI, e as letras de crédito têm a vantagem do IR isento para pessoa física)
  • Debêntures pós-fixadas indexadas ao CDI ou inflação  
  • Títulos públicos do Tesouro Direto (Ex: Tesouro Selic, atrelado à Taxa Selic)
  • Fundos de investimento de renda fixa que investem em títulos públicos e privados e têm o CDI como meta de desempenho.

Aloque parte em renda variável

Se você quer uma rentabilidade superior, é preciso ir além da renda fixa e do CDI, alocando uma parte dos recursos em renda variável. Não é difícil, por exemplo, encontrar ações e fundos multimercado que superaram o CDI nos últimos anos.

Você pode começar investindo uma pequena porcentagem na bolsa e selecionando empresas mais sólidas, até ganhar confiança para traçar estratégias mais arrojadas e maximizar seus ganhos de capital. 

Busque fundos com bons gestores

Outra opção para superar o CDI é recorrer aos fundos de investimentos com gestão de qualidade. Isso porque os gestores experientes conhecem a fundo o mercado e alocam os recursos de forma inteligente para atingir a meta do CDI e garantir o máximo de retorno aos cotistas. 

Você pode escolher fundos de investimentos de renda fixa e outras opções como fundos cambiais, fundos de ações, fundos previdenciários, fundos multimercados, fundos imobiliários, etc. Quanto mais diversificadas as classes de ativos, melhor para a sua carteira. 

Entendeu o que é CDI e por que é importante acompanhar esse benchmark? Vale ressaltar que os fundos de previdência privada têm superado o CDI (em 2019, por exemplo, 90% deles bateram o benchmark, segundo dados da Infomoney). 

Para entender melhor as soluções em previdência privada, confira o que a Onze tem a oferecer para garantir seu futuro.