CDB e RDB — Entenda as diferenças entre essas aplicações

Por Redação Onze

CDB

O mundo do investimento é cheio de siglas e opções, não é mesmo? CDB e RDB são algumas dessas nomenclaturas que nos deparamos por aí, mas nem sempre sabemos como elas funcionam e suas diferenças.

Você saberia apontar os riscos e diferenças de cada uma dessas opções? Para criar uma estratégia de investimento inteligente, é preciso conhecer o mercado financeiro e o que ele tem a oferecer, certo?

Pensando nisso, neste post trouxemos as dúvidas fundamentais sobre o RDB e porque ele deve, ou não, ser uma de suas opções de investimento. Confira.

O que é o RDB?

Os RDBs são Recibos de Depósitos Bancários, títulos emitidos pelas instituições bancárias assim como os CDBs, Certificados de Depósito Bancário.

As semelhanças não param nas siglas parecidas ou nos seus emissores. Eles também são considerados títulos de renda fixa conservadores, são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito em até R$250.000,00 por CPF em cada instituição e trazem bons retornos financeiros.

A grande questão é que, diferentemente do CDB, a liquidez do RDB não é diária, ou seja, ele só pode ser resgatado no seu vencimento.

Qual o rendimento desse investimento?

Os rendimentos do RDB podem ser classificados em pós-fixados, prefixados e indexados à inflação,sendo:

  • pós-fixados, atrelados à performance de um indicador de referência, como é o caso do Certificado de Depósito Interbancário (CDI);
  • prefixados, são aqueles que têm um rendimento já estabelecido para a data do resgate, o que pode não ser muito vantajoso considerando as variações econômicas que podem acontecer até o final do período de investimento no RDB;
  • indexados à inflação são os RDBs considerados híbridos, ou seja, parte de seu rendimento vai considerar um índice como a inflação e a outra, uma taxa de juros prefixada.

Existe tributação sobre essa aplicação?

A tributação de CDB e RDB é similar, ou seja, a incidência de Imposto de Renda sobre o que a aplicação rendeu e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), caso a operação dure menos de 30 dias.

Para contabilizar o IR, temos:

  • até seis meses, alíquota de 22,5%;
  • entre seis e 12 meses incompletos, 20%;
  • entre 12 e 24 meses incompletos, 17,5% de alíquota;
  • acima de 24 meses, 15% de alíquota.

Para o IOF, quanto mais recente for o resgate em relação à data de aplicação, maior será a incidência do imposto sobre o que a operação rendeu, iniciando em 96% e regredindo até 3% do valor.

Quais são os riscos de investir em RDB?

Se o funcionamento do CDB e RDB é parecido, seus riscos já são consideravelmente diferentes.

Ficar sem o investimento

Um dos riscos do RDB é o caso da entidade emissora do recibo quebrar. Até que ela transmita os dados para o FGC, pode existir um tempo extenso para a resolução da situação.

Depois que o FGC é notificado, porém, ele inicia o pagamento dos beneficiários entre 10 e 15 dias.

Perda atrelada à variação dos índices

Considerando também que o RDB não tem liquidez diária, no caso de uma performance ruim de seus indicadores, a oportunidade de recuperação de lucro migrando o recurso para outras modalidades de investimentos é pequena ou inexistente.

Ou seja, será preciso aguardar o vencimento do RDB para tentar recuperar o prejuízo e a perda da oportunidade com outras opções mais vantajosas no momento econômico.

Afinal, quais as diferenças entre o CDB e o RDB?

Existem algumas diferenças entre o CDB e o RDB que valem ser observadas.

Investimento mínimo

Os RDBs possuem valores iniciais de aplicação maiores, enquanto alguns CDBs dispensam a obrigatoriedade de um valor mínimo para início de investimento.

Liquidez

A liquidez do CDB é diária, o que significa que seus rendimentos são contabilizados diariamente. O mesmo não acontece com o RDB.

Emissor do título

Os CDBs só podem ser emitidos pelas instituições bancárias, enquantos os RDBs também podem ser criados por outras instituições financeiras autorizadas.

Resgate dos investimentos

Alguns CDBs possuem prazos de investimentos maiores. Mesmo assim, os RDBs ainda conseguem superá-los.

Lastro no mercado

Como é pouco ofertado no mercado, o RDB possui pouco lastro, o que justifica o fato de nem todo mundo conhecê-lo.

Então, depois de conhecer suas principais características e funcionamento, como identificar qual deles é mais compatível com sua estratégia de investimentos?

CDB e RDB — Como escolher em qual investir?

A melhor forma de escolher entre um CDB e RDB é comparando suas principais características e considerando as suas necessidades como investidor.

Tempo de aplicação

Se o tempo de aplicação é relevante, é preciso considerar que o CDB possui liquidez diária enquanto o RDB não.

Porém, o tempo de investimento nos dois é determinante para seus ganhos, ou seja, quanto maior for o prazo de aplicação, melhores podem ser seus resultados.

Nível de risco

Os dois investimentos são considerados conservadores por serem de renda fixa e, além disso, o nível de risco de cada um deles pode aumentar se a instituição emissora do CDB e RDB estiver com problemas de fluxo e de pagamento.

Rendimento

Os percentuais de rendimento, suas características de pré ou pós-fixados, bem como seus indicadores de referências são alguns dos principais itens que vão estipular seu retorno financeiro; assim, é preciso considerar aquele que oferece a melhor relação entre ganhos e segurança da instituição.

Resgate antes do prazo

Se existe a possibilidade de ter que resgatar o investimento antes do prazo final, o CDB é mais aconselhável que o RDB.

Como investir em RDB?

Fez todas as suas considerações? Então, se decidiu por investir no RDB, saiba que será preciso ter uma conta na corretora de valores ou no banco emissor.

Eles costumam operar tanto seus RDBs, como também de outros bancos parceiros. Nesse caso, o FGC continua trazendo a garantia para o investidor, mas o banco intermediário não entra na responsabilidade de reparação no caso de quebra do emissor.

Viu como CDB e RDB não são tão diferentes mas, ao mesmo tempo, permitem criar estratégias financeiras interessantes? Apesar dos recibos não serem tão conhecidos, podem ser a opção ideal para seu perfil de investimentos.

Agora, queremos saber, você acha que seus colegas e familiares conheciam o RDB? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e faça uma enquete das pessoas que nunca ouviram falar nesse tipo de aplicação.