Entenda o que é e como funciona uma Clearing House

Por Redação Onze

Clearing-House

A expressão em inglês Clearing House certamente pode aparecer nas suas conversas e operações sobre investimentos. Mantendo relação com a definição norte-americana, no Brasil a denominação é usada para identificar os Sistemas de Câmara de Liquidação e Compensação.

Neste artigo, você vai entender de que formas uma Clearing House realiza o acompanhamento de todo o processo para garantir que as transações ocorram da melhor maneira e os pagamentos sejam devidamente liquidados aos investidores. Confira!

O que é uma Clearing House?

Para entender o conceito geral de Clearing House, é mais fácil partir para a visualização de suas ações práticas no contexto do mercado, no caso, da liquidação e registro dos títulos.

Ao comprar um papel, a função de uma Clearing House é fazer o registro dessa ação e, por fim, cuidar da negociação e da liquidação desse ato.

Outro termo relacionado a essas câmaras é o de compensação. Esse é o processo que faz a intermediação entre a compra e a venda desse tipo de operação financeira, proporcionando valores como eficiência, segurança e transparência.

Na prática, a Clearing House vai cuidar da regulamentação, fazer o acerto de contas e procedimentos exigidos aos compradores, além do pagamento aos vendedores. Esse é um processo que pode ser conduzido pela instituição em si ou, então, faz-se uso de entes externos a essa dinâmica.

Qual é a importância deste sistema?

As Clearing House são recursos importantes para a manutenção de um ecossistema financeiro sustentável, uma vez que garante a liquidação e o registro das negociações.

Um exemplo bastante comum é o caso de um investimento em um título público que tenha vencimento daqui a quatro anos, mas que, por alguma emergência, você mude seus planos e, assim, retire antecipadamente o valor.

Cabe à Clearing House registrar a venda do seu título para outra pessoa e todo o histórico dessa movimentação. Uma formalização que vai gerar benefícios para todas as partes envolvidas.

Quais são as Clearing Houses brasileiras?

No Brasil, a operação e a atuação no mercado de compensação e registro de títulos podem ser resumidas a três principais Clearing Houses:

Selic

A primeira delas é o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Esse órgão é o responsável por ações como registrar, liquidar e manter títulos públicos federais.

Dentre os exemplos estão opções como o próprio Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais.

Cetip

É importante também entender o papel de uma Clearing House como a Central de Liquidação e Custódia de Títulos (Cetip), no Brasil. Sua operação está relacionada aos títulos privados. Dentre alguns exemplos, estão CDB, CDI, LCI e LCA.

Câmara de Ações

Por fim, há ainda a operação da antiga CBLC, atual Câmara de Ações, cujo funcionamento está atrelado às operações, ao registro, à compensação e à manutenção dos papéis da Bolsa de Valores.

Em linhas gerais, em uma época em que a reputação e a segurança fazem parte de diversos protocolos do mercado financeiro, é fundamental encarar a presença das Clearing Houses como pilares importantes na solidez dessas transações.

No entanto, mesmo com a presença dessas instituições, é importante que o investidor esteja sempre buscando entender as opções existentes no mercado. Assim, além das garantias, ele também adquire conhecimento sobre como diversificar e encontrar produtos adequados à sua necessidade.

Isso significa que, apesar de garantir a realização das transações, a simples existência das Clearing Houses não impede que o investidor faça escolhas ruins e, assim, tenha suas reservas comprometidas.

Conheça também o nosso Guia Completo do Mercado Financeiro para informações mais detalhadas sobre outras características desse ambiente.

Gostou do artigo? Então acesse o site da Onze e confira outros conteúdos sobre o assunto.