6 formas práticas de comprar ações online!

Por Redação Onze

comprar ações online

Quem procura por aplicações rentáveis para aumentar seus recursos, certamente já pensou em investir em ações. Mas, antes de começar a operar nesse mercado, é importante aprender como comprar ações online e como funciona esse tipo de investimento.

Para ajudá-lo, elaboramos este artigo com informações sobre o que são, como comprar e como escolher as melhores ações do mercado.

O que são ações?

Em resumo, as ações representam frações do valor de uma empresa de capital aberto negociada na Bolsa de Valores. Ao adquirir uma ação, o investidor torna-se acionista e recebe uma parcela dos rendimentos gerados pela empresa durante um período.

Para operar no mercado, as empresas que estão no Índice Bovespa são submetidas a um rigoroso processo de abertura de capital, chamado de IPO (Initial Public Offering). Após isso, as ações podem ser adquiridas pelos investidores cadastrados na Bolsa de Valores.

As empresas realizam esse processo com o objetivo de captar recursos para financiar a expansão dos seus negócios, como abrir uma nova filial, por exemplo. Isso pode representar o aumento da lucratividade e solidez da empresa no mercado.

Esse tipo de investimento é uma opção rentável mesmo para iniciantes. Isso acontece porque a possibilidade de obter uma boa lucratividade é alta. Além disso, você também tem a oportunidade de comprar e vender as ações em curto prazo, pelo Day Trade, ou fazer investimentos em longo prazo.

Como comprar ações online?

Agora que você sabe o que são as ações, precisa descobrir como comprar ações online e os riscos desse tipo de investimento. Confira abaixo mais informações sobre esse tema:

Primeiros passos

Vamos mostrar agora o passo a passo de como comprar ações online de forma prática e simples.

  1. Defina qual é o seu perfil de investidor e objetivos financeiros;
  2. Abra uma conta em uma corretora de valores da sua preferência;
  3. Transfira para a corretora uma quantia para começar a investir;
  4. Acesse o trade da corretora e analise as ações negociadas na Bolsa;
  5. Envie uma ordem de pagamento para comprar ações do seu interesse;
  6. Acompanhe as tendências do mercado para vender as ações no momento mais rentável.

Como acessar e realizar operações

O processo de como comprar ações online é realizado através de um home broker, uma plataforma de negociação da Bolsa de Valores. Nela, os investidores podem realizar operações de compra e venda de diferentes ativos.

As transações feitas pelo home broker são intermediadas pela corretora. Na prática, ela é a responsável por transmitir a ordem de compra ou venda das ações que você escolheu para a bolsa de valores.

Quando a compra é executada, a custódia da ação fica sob responsabilidade do investidor. Nesse momento, são descontados outras taxas como a de corretagem e emolumentos.

Quais são os riscos?

Embora seja um investimento de alta rentabilidade, alguns investidores ainda evitam comprar ações online porque esse tipo de operação oferece vários riscos ao investidor. Os principais deles são os risco de liquidez e desvalorização das ações.

Geralmente, eles ocorrem quando uma empresa tem um mau desempenho financeiro. Nesse cenário, o valor das ações despencam e o investidor precisa vendê-las o quanto antes para não ter prejuízo.

No entanto, os investidores ainda precisam lidar com o risco de não encontrar compradores interessados no mercado. Quando isso acontece, ele perde uma boa parte do capital investido.

A boa notícia é que esses riscos podem ser reduzidos. Isto é, desde que você esteja disposto a entender melhor o funcionamento da bolsa e tenha o suporte de profissionais qualificados.

Como escolher ações que se adequem a seus objetivos?

Aprender como comprar ações online é apenas o primeiro passo para começar a investir. Veja a seguir algumas dicas práticas de como fazer boas escolhas na hora de comprar ações no mercado.

Qual a melhor ação para comprar?

Essa é uma dúvida comum entre os investidores iniciantes na Bolsa de Valores. É preciso ter em mente que a melhor ação é aquela que combina com os seus objetivos financeiros.

Se você é  iniciante, vale a pena acompanhar as análises técnicas de especialistas e seguir as indicações das tendências do mercado. Quer saber mais? Confira neste artigo recomendações das melhores aplicações financeiras para quem está começando agora.

Como definir objetivos

Antes de investir em ações, é importante refletir sobre os seus objetivos financeiros. Com base neles, será mais fácil escolher ações que oferecem a rentabilidade que você deseja e no tempo correto.

Um ponto de partida para isso, é descobrir qual o seu perfil do investidor. Assim, você conhece até que ponto está disposto a arriscar o seu capital e que aplicações são indicadas para você.

Como saber o melhor momento para comprar

É praticamente impossível determinar um único momento bom na hora de saber como comprar ações online. Isso porque a Bolsa de Valores oscila entre momentos de alta e baixa ao longo do dia.

Para fazer aplicações assertivas, é preciso acompanhar de perto o desempenho da Bolsa. Isso significa analisar indicadores e o histórico das ações. Outra dica legal, é assistir noticiários e opinião dos especialistas.

Dá para investir com pouco dinheiro?

Sim! É possível investir com pouco dinheiro. Aliás, atualmente existem opções de ações rentáveis que custam menos que R$100,00.

Além disso, é preciso mudar a sua mentalidade e criar novos hábitos financeiros que ajudem você a poupar e aplicar suas reservas com inteligência. Neste artigo, ensinamos 6 passos simples para começar a investir com pouco capital.

O que evitar quando está começando?

O principal conselho para quem está começando a investir na Bolsa de Valores é evitar fazer aplicações aleatórias. Isso pode representar uma grande perda de dinheiro em curto e longo prazo.

O ideal é estudar quais são os tipos de investimentos e o funcionamento do mercado de ações. Dessa forma, você se sentirá seguro em investir os seus recursos e saberá a rentabilidade deles.

Vantagens de investir na Bolsa

Existem várias vantagens de como comprar ações online na bolsa. Não é à toa que tantos investidores acompanham as tendências e conseguem uma rentabilidade alta ao comprar ações de empresas valorizadas na bolsa.

Mas a  alta rentabilidade é apenas um dos benefícios desse investimento. Confira abaixo alguns motivos para começar a investir em ações:

  • O investimento inicial na Bolsa Valores é baixo;
  • O Home Broker permite que os investidores comprem e vendam ações pela internet;
  • Existem corretoras que disponibilizam indicações de carteira de ações rentáveis para os investidores;
  • As operações realizadas no mercado de capitais é seguro e confiável.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite e confira outros artigos interessantes no blog da Onze Investimentos.