O que faz e por que preciso contratar um consultor de investimentos?

Por Redação Onze

consultor de investimentos

Um consultor de investimentos é um profissional responsável por dar orientações a seus clientes com relação aos seus investimentos. Ele irá avaliar o perfil do investidor, sugerir algumas opções e avaliar os riscos e vantagens de cada investimento, propondo algumas estratégias para minimizar os riscos e ampliar as vantagens.

Esse profissional, portanto, precisa ter um conhecimento técnico bastante amplo, além de experiências práticas, alinhando os objetivos às expectativas e possíveis resultados dos seus clientes. É muito importante também que ele seja isento, sem conexões com determinadas instituições financeiras que ofertam carteiras de investimentos, por exemplo.

Por que contratar um consultor de investimentos

Rentabilidade, volatilidade, índice de Sharpe, alocação de ativos… O mundo dos investimentos é extremamente complexo. Entrar sozinho nesse contexto, sem os conhecimentos necessários, pode levar uma pessoa à ruína. Existem inúmeros pormenores a serem avaliados, que vão desde questões pessoais do investidor até a leitura minuciosa de contratos de fundos de investimento, por exemplo. E só quem realmente entende do assunto pode lhe ajudar.

Algumas análises realizadas pelo consultor de investimentos são:

Perfil de risco

O perfil de risco é uma classificação que avalia o quanto o investidor está disposto a correr riscos. Claro que quanto mais risco se corre, maiores os prêmios que podem ser alcançados.

Conhecimentos financeiros

O consultor de investimentos precisa saber qual é o seu conhecimento sobre o mercado financeiro. Dependendo do caso, ele irá explicar noções básicas ao cliente, para que ele entenda as decisões que precisa tomar. Afinal, o profissional irá sempre tomar essas decisões junto ao cliente, e não por si só.

Capacidade de recursos a alocar

É preciso entender quanto o cliente está disposto a alocar para investir, seja do que ele já tem poupado ou de economias que fará mensalmente. Essa informação é muito importante para que o consultor avalie opções de investimentos.

Objetivos de curto, médio e longo prazo

Outra informação importante é saber quais são os objetivos desse cliente, qual é o motivo do investimento, o que ele quer conquistar em curto, médio e longo prazo.

Portanto, um consultor de investimento precisa ser uma pessoa preparada para realizar toda essa análise, além da análise de mercado propriamente dita. Na hora da contratação, vale pesquisar se o consultor está autorizado a realizar suas funções pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários. A  ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) disponibiliza dois certificados para esses profissionais: a CEA (Certificação de Especialistas em Investimentos ANBIMA) e a CGA (Certificação de Gestores ANBIMA). Ambas são aceitas pela CVM.

Para não confundir: corretor e consultor de investimentos

O consultor de investimentos, também denominado consultor de valores mobiliários, trabalha diretamente para o investidor. Ele não está ligado e muito menos é remunerado por nenhuma instituição financeira. Sua remuneração se dá exclusivamente por uma taxa de consultoria cobrada de seus clientes e a profissão é regida pela Instrução da Comissão de Valores Imobiliários 592.

Já um corretor, broker ou agente autônomo de investimento, não está autorizado a aconselhar ou orientar investidores. Ele é o intermediário entre uma instituição e a bolsa de valores, executando procedimentos de compra e venda solicitados pelos clientes. Vale lembrar que esse profissional é essencial para essa função, já que os investidores não podem realizar essa compra e venda sem ele. A profissão do agente autônomo de investimento é regida pela IN CVM 497.

Sobre a Onze

A Onze é uma casa de investimentos que tem o propósito de gerir o patrimônio financeiro de longo prazo dos investidores. Para isso, oferece planos de previdência privada que investem em ativos diversos da economia brasileira. A Onze também oferece uma experiência digital personalizada e simples, de modo que o investidor tenha acesso a produtos financeiros exclusivos a taxas justas.